Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5982
Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise da Produção Escrita em provas de Cálculo Diferencial e Integral I
Other Titles: Analysis of Written Production in Differential and Integral Calculus tests I
Autor: Bortoletto, Diovanna 
Primeiro orientador: Ciani , Andréia Büttner
Primeiro membro da banca: Büttner, Andréia
Segundo membro da banca: Tavares , Marcele
Terceiro membro da banca: Ribeiro , Dulcyene Maria
Resumo: O tema da pesquisa, de interesse da Educação Matemática, insere-se no contexto do ensino de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI1). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo baseada na Análise de Conteúdo, desenvolvida a partir de um grupo com 58 estudantes recém-ingressos em um curso de Engenharia e matriculados em CDI1, com a seguinte questão: o que as produções escritas dos estudantes, em uma questão da primeira prova da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral de um curso de Engenharia Civil, revelam sobre a maneira que eles lidam com a Matemática? Para tanto, considera-se a avaliação como prática de investigação para identificar a maneira com a qual os estudantes lidam com a Matemática. O objetivo configura-se em apresentar como as produções escritas dos estudantes, em provas da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, podem conduzir a elaboração de tarefas. A partir das compreensões dos conhecimentos deles elencados, algumas tarefas, na perspectiva da análise da produção escrita, foram a eles direcionadas, com o intuito de auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem e serem subsídios para reorientar a prática docente em curso, assim como subsidiar futuros cursos de Cálculo Diferencial e Integral. Dentre as vertentes teóricas que abordam esta problemática, a escolhida foi a da Educação Matemática Realística. Mais especificamente, o conceito de Reinvenção Guiada foi elencado para nortear o estudo. As produções escritas dos estudantes ingressantes em um curso de Engenharia, da disciplina de Cálculo I, em situação de avaliação, serviram de instrumentos de recolha de informações a respeito da aprendizagem dos estudantes. As produções revelaram que os estudantes necessitam de um acompanhamento que os coloquem em atividade, por meio de tarefas de níveis progressivos, que estejam voltadas para as suas realidades, para que seus conhecimentos venham à tona e eles possam lidar com a matemática básica que estará presente no início da vida acadêmica. Por fim, algumas tarefas voltadas para a realidade encontrada foram direcionadas aos estudantes do curso, e deixadas como sugestão para um curso futuro, com o intuito de auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem e obter subsídios para reorientar a prática docente em curso e subsidiar outros cursos de Cálculo Diferencial e Integral.
Abstract: The research theme, which is of interest to Mathematics Education, is part of the teaching of Differential and Integral Calculus I (CDI1). This is a qualitative research of an interpretive nature based on Content Analysis, developed from a group of 58 students who have recently entered an Engineering course and enrolled in CDI1, with the following question: what do the written productions of students, in a question of the first test of the Differential and Integral Calculus course of a Civil Engineering course, reveal about the way they deal with Mathematics? Therefore, assessment is considered as a research practice to identify the way students deal with Mathematics. The objective is to present how the students' written productions, in tests of the Differential and Integral Calculus I discipline, can lead to the elaboration of tasks. From the understanding of their listed knowledge, some tasks, from the perspective of the analysis of written production, were directed to them, to assist in the teaching and learning process and be subsidies to reorient the teaching practice in progress, as well as subsidize future courses in Differential and Integral Calculus. Among the theoretical aspects that approach this problem, the one chosen was Realistic Mathematics Education. More specifically, the concept of Guided Reinvention was listed to guide the study. The written productions of students entering an Engineering course, from the discipline of Calculus I, in a situation of evaluation, served as instruments for collecting information about student learning. The productions revealed that students need monitoring and activities of progressive levels, which are focused on their realities, so that they remember or have knowledge of basic mathematics that will be used in the knowledge covered at the beginning of academic life. Finally, some tasks focused on the reality found, were directed to the students of the course, and left as a suggestion for a future course, to assist in the teaching and learning processes and obtain subsidies to reorient the current teaching practice and subsidize other courses of Differential and Integral Calculus.
Keywords: Ensino de Cálculo
Matemática no Ensino Superior
Educação Matemática
Avaliação da Aprendizagem em Matemática
Análise da Produção Escrita em Matemática
Teaching of Calculus
Mathematics in Higher Education
Mathematical Education
Assessment of Learning in Mathematics
Analysis of Written Production in Mathematics
CNPq areas: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Bortoletto, Diovanna. Análise da Produção Escrita em provas de Cálculo Diferencial e Integral I. 2021. 77f. Dissertação(Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5982
Issue Date: 20-Dec-2021
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diovanna_ Bortoletto2021.pdfArquivo completo3.01 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons