Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5889
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação popular, movimentos sociais e a atuação do Centro de Educação Popular nas ações de desenvolvimento territorial
Other Titles: Popular education, social movements and the Center's performance of Popular Education in development actions territorial
Autor: Matos, Silvana Pires de 
Primeiro orientador: Santos, Roselí Alves dos
Primeiro coorientador: Paim, Robson Olivino
Primeiro membro da banca: Santos, Roselí Alves dos
Segundo membro da banca: Ghedini, Cecília Maria
Terceiro membro da banca: Eduardo, Marcio Freitas
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de pesquisa o Centro de Educação Popular (CEPO), de Erechim-RS, uma instituição fundada em 1985, com o propósito de planejar e unir pessoas com o Movimento Popular que estava surgindo na região do Alto Uruguai Gaúcho. Assim, buscamos investigar como o CEPO contribuiu para o desenvolvimento territorial da região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul (RS), a partir da Educação Popular. No tocante disso, a abordagem territorial é central para discutir e ampliar o debate sobre Movimentos Sociais e Educação Popular. Visando responder ao objetivo proposto, utilizamos o recorte temporal da pesquisa de 1985 a 2005, fazendo uso de abordagem teórico-metodológica de caráter qualitativo, nos amparando na discussão territorial a partir da conceituação de território e territorialidade. A pesquisa também conta com Estado da Arte no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), após utilizamos a Abordagem Textual Discursiva (ATD) para analisar as categoriais analíticas que emergiram dos trabalhos encontrados. Seguimos com pesquisa documental, ou seja, análise de documentos do CEPO, nessa etapa da pesquisa buscamos complementar à revisão bibliográfica e pesquisa de Estado da Arte, avançando na compreensão sobre atuação da entidade na região e sua contribuição para o desenvolvimento territorial regional. Por fim, partindo da base teórica construída, finalizamos a pesquisa com a realização de entrevistas com sujeitos que atuaram no CEPO, ou de alguma forma estiveram vinculados a projetos e trabalhos desenvolvidos pela instituição. Pudemos identificar como o CEPO contribuiu para o desenvolvimento territorial da região, na medida que possibilitou a construção de novos conhecimentos e compreensão da realidade que os agricultores e demais sujeitos da região viviam, confrontando a realidade local com a visão do capital, refletindo e construindo no coletivo políticas públicas a partir da sua realidade.
Abstract: This research is presented to the Graduate Program in Geography at UNIOESTE- Francisco Beltrão, in the line of research on Economic Development and territorial dynamics. Having as its object of study the Centro de Educação Popular (Popular Education Center), or CEPO, of Erechim-RS, an institution founded in 1985 with the purpose of planning and uniting people with the Movement that was emerging in the region of the Alto Uruguai of Rio Grande do Sul (RS). We aim into investigate how CEPO contributed to territorial development of the Alto Uruguai -RS region through the Popular Education. In this regard, the territorial approach is central to discussing and expanding the debate on Social Movements and Popular Education. Aiming to respond to the proposed objective, we used 1985 to 2005 as a time frame for the research, making use of qualitative approach. As methodological tools we used: (1) Estado da Arte (State of the Art) on the Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (Digital Library of Theses and Dissertations) website or BDTD; (2) afterward we used the Abordagem Textual Discursiva (Discursive Textual Approach) or ATD to analyze the analytical categories that emerged from the works found; (3) theoretical basis on Social Movements, Popular Education, territory and territoriality; (4) documentary research, that is, analysis of CEPO documents, at this stage of the research we seek to complement the bibliographic review and research at Estado da Arte, advancing the understanding of the entity's performance in the region and its contribution to regional territorial development; finally, (5) we concluded the research by conducting interviews with subjects who worked at CEPO, or who were somehow linked to projects and work developed by the institution. We were able to identify how CEPO contributed to the territorial development of the region, as it enabled the construction of new knowledge and understanding of the reality that farmers and other subjects in the region lived, confronting the local reality with the vision of capital, reflecting and building on the collective public policies based on their reality.
Keywords: Desenvolvimento territorial
Movimentos sociais
Educação popular
Território
Territorial development
Social movements
Popular education
Territory
CNPq areas: GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: MATOS, Silvana Pires de. Educação popular, movimentos sociais e a atuação do Centro de Educação Popular nas ações de desenvolvimento territorial. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão,2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5889
Issue Date: 1-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvana_Pires_Matos_2021.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons