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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5805
Tipo do documento: Tese
Title: A influência do movimento escola sem partido no debate educacional brasileiro: da suposta neutralidade a defesa do homeschooling (2004-2020)
Autor: Paiva, Gabriel de Abreu Gonçalves de 
Primeiro orientador: Calil, Gilberto Grassi
Primeiro membro da banca: Penna, Fernando de Araujo
Segundo membro da banca: Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Terceiro membro da banca: Paziani, Rodrigo Ribeiro
Quarto membro da banca: Casimiro , Flávio Henrique Calheiros
Resumo: As realizações educacionais no Brasil, historicamente, acompanharam o processo de consolidação da ordem capitalista, refletindo suas mudanças e contradições. Nas últimas décadas, grupos conservadores trabalham cotidianamente na construção de consensos em torno de uma normatização autoritária da educação. Na prática, as pautas e proposições do Movimento Escola Sem Partido (MESP), são difundidos como necessários e fundamentais para a organização da atual educação brasileira, em combate à “doutrinação ideológica”, à "manipulação ideológica" e à “ideologia de gênero”. Ao propor a organização de uma vontade coletiva, divulgando suas concepções ideológicas como interesses comuns de todos os brasileiros, o MESP assume perspectivas fascistizantes que resultam na negação dos avanços democráticos. Através de discursos aparentemente morais, suas ações são parte de uma série de medidas que se articulam ao projeto ultraliberal de economia, atacam os direitos das classes subalternas do corpo social ao militarem pela redução do Estado e pelo fim de suas responsabilidades sociais, reflete os interesses de disputa por hegemonia de frações de classe dominantes na dinâmica da luta de classes e visa, através dos movimentos de contenção e imposição, frear os processos de democratização da educação, da secularização da cultura e de laicidade do Estado. Nesta tese, na qual objetiva-se analisar historicamente o MESP, busca-se localizar o papel que cumpre o aparelho privado de hegemonia no interior da frente liberalultraconservadora no Brasil e suas relações com outros aparelhos privados de hegemonia. Metodologicamente, a partir da mineração de dados do site do MESP, definido como “locus articulador” do Movimento, extraímos fontes passíveis de revelar as relações estabelecidas entre MESP e outros aparelhos privados de hegemonia. Discorreremos, através dos capítulos da tese, o desenvolvimento do MESP de suas origens ainda no ano de 2004 até os dias atuais, evidenciando sua liderança nas ações da frente liberal-ultraconservadora em defesa da existência de “ideologia de gênero”, do homeschooling e da militarização das escolas.
Abstract: The educational achievements in Brazil, historically, followed the process of consolidation of the capitalist order, reflecting its changes and contradictions. In recent decades, conservative groups have been working on a daily basis to build consensus around an authoritarian normatization of education. In practice, the agendas and propositions of the School Without Party Movement (SWPM) are disseminated as necessary and fundamental for the organization of the current Brazilian education, in combat against "ideological indoctrination", "ideological manipulation", and "gender ideology". By proposing the organization of a collective will, publicizing its ideological conceptions as common interests of all Brazilians, the SWPM assumes fascist perspectives that result in the denial of democratic advances. Through apparently moral discourses, their actions are part of a series of measures that are articulated to the ultraliberal economic project, attack the rights of the social body's subordinate classes when they fight for the reduction of the State and the end of its social responsibilities, reflect the interests of the dispute for hegemony of the dominant class fractions in the dynamics of class struggle, and aim, through movements of containment and imposition, to halt the processes of democratization of education, secularization of culture, and secularization of the State. In this thesis, which aims at historically analyzing the SWPM, we seek to locate the role played by the private apparatus of hegemony within the liberal-ultraconservative front in Brazil and its relations with other private apparatuses of hegemony. Methodologically, based on data mining of the SWPM website, defined as the "articulating locus" of the Movement, we extracted sources capable of revealing the relations established between SWPM and other private hegemonic apparatuses. We will discuss, through the chapters of the thesis, the development of the SWPM from its origins in 2004 to the present day, highlighting its leadership in the actions of the liberal-ultraconservative front in defense of the existence of "gender ideology," homeschooling, and the militarization of schools.
Keywords: Educação
Fascismo
Escola Sem Partido
Brasil
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: PAIVA, Gabriel de Abreu Gonçalves de. A influência do movimento escola sem partido no debate educacional brasileiro: da suposta neutralidade a defesa do homeschooling (2004-2020). 2021. 367 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5805
Issue Date: 6-Dec-2021
Appears in Collections:Doutorado em História (MCR)

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