Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5780
Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise espacial dos acidentes de trânsito em um município de fronteira internacional
Other Titles: Spatial analysis and profile of traffic accidents in an international border municipality
Autor: Valdez, Hugo Antonio Lemes 
Primeiro orientador: Nihei, Oscar Kenji
Primeiro membro da banca: Andrade, Luciano de
Segundo membro da banca: Arcoverde, Marcos Augusto Moraes
Resumo: Introdução: Os acidentes de trânsito constituem um grande problema de saúde pública mundial, levando diariamente milhares de pessoas a óbito e deixando outros milhares com sequelas permanentes ou temporárias. O Brasil, por sua vez, está entre os países que mais tem casos de acidentes de trânsito, sendo uma das principais causas de mortes por causa externa. As regiões de fronteira internacional não são diferentes dessa realidade, por características próprias dessa região é ainda mais complicado intervir neste agravo e deixar o trânsito mais seguro. Objetivo: Analisar a distribuição espacial dos acidentes de trânsito veículo automotor e a distribuição espacial desses acidentes em um município de fronteira internacional. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico, quantitativo e descritivo, com dados secundários de acidentes de trânsito. Os dados foram obtidos no sistema de informação do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE), os dados foram tabulados em uma planilha do Microsoft Excel (versão 2016, Microsoft, EUA) e processados por meio de estatística descritiva em número absoluto e percentuais. O método adotado foi baseado em geoprocessamento, análise espacial e análise de ambiente construído, que serão realizados por meio de programa gratuito como e QGIS 2.18 (georreferenciamento e mapa de Kernel), regressão logística. Resultados: No período estudado foram analisados 4.897 casos de acidentes de trânsito, envolvendo predominantemente homens (68,7%), na faixa etária de 20-39 anos (58,0%), ocorrendo em intersecções (43,8%). Quanto ao ambiente construído, foi verificado que os acidentes ocorreram predominantemente em locais bem-sinalizados, com boa iluminação, com condições adequadas da via, em via com velocidade baixa ou média. A distribuição geográfica dos acidentes foi difusa, mas, chamou-se atenção concentração na região central do município e nas proximidades da ponte da amizade. Conclusão: As vítimas na sua grande maioria foram homens, jovens (20-39 anos), e áreas de risco foram cruzamentos e em área comercial e urbana.
Abstract: Introduction: Traffic accidents are a major public health problem worldwide, daily leading thousands of people to death and leaving thousands more with permanent or temporary sequelae. Brazil, in turn, is among the countries that have more cases of traffic accidents, being one of the main causes of deaths from external causes. The international border regions are no different from this reality, due to the characteristics of this region, it is even more complicated to intervene in this problem and make the transit safer. Objective: To analyze the spatial distribution of motor vehicle traffic accidents and the spatial distribution of these accidents in an international border municipality. Methodology: This is an ecological, quantitative and descriptive study, with secondary data on traffic accidents. Data were obtained from the information system of the Integrated Service for Emergency Trauma Care (SIATE), the data were tabulated in a Microsoft Excel spreadsheet (version 2016, Microsoft, USA) and processed using descriptive statistics in absolute numbers and percentages. The method adopted was based on geoprocessing, spatial analysis and analysis of the built environment, which will be carried out using a free program such as QGIS 2.18 (georeferencing and Kernel map), logistic regression. Results: During the study period, 4,897 cases of traffic accidents were analyzed, involving predominantly men (68.7%), aged 20-39 years (58.0%), occurring at intersections (43.8%). As for the built environment, it was verified that the accidents occurred predominantly in well-signposted places, with good lighting, with adequate road conditions, on a road with low or medium speed. The geographical distribution of accidents was diffuse, but attention was drawn to the concentration in the central region of the city and in the vicinity of the friendship bridge. Conclusion: The vast majority of victims were men, young (20-39 years), and risk areas were intersections and commercial and urban areas.
Keywords: Estimativa de densidade kernel;
Saúde pública;
Áreas de fronteira
Kernel density estimation
Public health
Border areas
CNPq areas: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Valdez, Hugo Antonio Lemes. Análise espacial dos acidentes de trânsito em um município de fronteira internacional. 2021. 65 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5780
Issue Date: 21-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hugo_Antonio_Lemes_Valdez_2021.pdfDocumento principal1.05 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.