Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5518
Tipo do documento: Dissertação
Title: Eva Luna e a resistência: deslocamentos, narrativos e transgressões
Other Titles: Eva Luna and the resistance: displacements, narratives and transgressions
Autor: Oliveira, Liz Basso Antunes de 
Primeiro orientador: Langaro, Cleiser Schenatto
Primeiro membro da banca: Vedovato, Luciana
Segundo membro da banca: Pereti, Emerson
Resumo: O objetivo desta dissertação foi compreender a articulação entre resistência e literatura apresentadas na obra Eva Luna (1987), da chilena Isabel Allende, principalmente segundo a perspectiva de Alfredo Bosi em Literatura e Resistência (2002). Compreende-se resistência como aspecto ético, que, na literatura, implica reação contrária a algum elemento ideológico em determinada sociedade. Ao analisar as vivências de Eva Luna, protagonista-narradora, as reflexões estabelecidas visaram entender a contribuição da literatura de autoria feminina como forma de resistência das mulheres. Nesse intuito, devido à orfandade precoce que a destina ao desamparo, o estudo investigou o processo de desterritorialização experenciado pela personagem. Além disso, a análise problematizou a transição da oralidade para a escrita, que limitou as mulheres a adentrar o território letrado durante séculos, haja vista que Eva Luna permanece analfabeta até os quinze anos de idade. Ao acessar a escrita, a personagem conquista maiores possibilidades de resistir frente às amarras de gênero interseccionadas à classe social. Uma vez desenvolvida a habilidade, passa a utilizá-la para resistir frente ao autoritarismo exacerbado subjacente do governo opressor e da cultura patriarcal. Referente à escrita da obra, a contextualização histórica-social foi realizada principalmente a partir das perspectivas de Ruy Mauro Marini (2019) e Julieta Kirkwood (1983), as quais apontam os efeitos da Ditadura Cívico-Militar. Delimitou-se o conceito de patriarcado, especialmente conforme o pensamento de Pierre Bourdieu (2019) para analisar algumas das sequelas do sistema simbólico de opressão voltado às mulheres, enfatizando a assimetria entre o público e o privado e também entre a voz e o silêncio. Levando em consideração o aspecto ético da obra literária, a teoria referencial para a análise dialoga com as relações entre Literatura e Sociedade (2014) descritas por Antonio Candido, os estudos de Ria Lemaire (1994) sobre a influência do acesso à escrita no processo de emancipação das mulheres, para então evidenciar o potencial da literatura de autoria feminina no percurso de resistência perante as violências simbólicas de gênero, para o qual os estudos de Lúcia Osana Zolin (2005) foram fundamentais. A análise subjetiva, descritiva e interpretativa da obra permitiu reconhecer as relações hierárquicas patriarcais enquanto sistema organizador daquela sociedade, as quais fundamentam as reações subversivas de Eva Luna. Os contínuos deslocamentos entre a casa alheia e a rua, experenciados durante sua juventude, fazem-na atravessar a fronteira entre o público e o privado. A entrada no território letrado permite ultrapassar os limites entre a voz e o silêncio. Por fim, a conquista da voz por meio da escrita demonstra o vínculo entre literatura e resistência frente aos sistemas opressores com os quais se depara.
Abstract: The goal of this dissertation is to understand the articulation between resistance and literature presented in the work Eva Luna (1987), by the Chilean Isabel Allende, primarily according to Alfredo Bosi's perspective in Literatura e Resistência, 2002 (Literature and Resistance). Resistance is understood as an ethical aspect that, in literature, implies a reaction that is contrary to any ideological element in a given society. In analyzing Eva Luna's experiences—the protagonist-narrator—the reflections developed here aim to understand the contributions of female-authored literature as a form of women's resistance. In this sense, due to the helplessness that the protagonist's early orphanhood imposed on her, the study explores the deterritorialization process that she consequently experienced. Moreover, the analysis problematizes the transition from orality to writing, which limited women's involvement in literary activity for centuries, particularly since Eva Luna was illiterate until the age of fifteen. In learning to write, the character increased her possibilities to resist the limitations tied to the intersectional oppressions of gender and social class. Once she had developed her skills, she used them to resist the underlying exacerbated authoritarianism of the oppressive government and patriarchal culture. In regards to the writing of book, the socio-historical contextualization was carried out mainly by drawing on the perspectives of Ruy Mauro Marini (2019) and Juliet Kirkwood (1983), who foreground the effects of the Military Dictatorship. The concept of patriarchy is here defined, specifically in resonance with Pierre Bourdieu's thought (2019), as a means to analyze some of the consequences of the symbolic system of women's oppression, with an emphasis on the asymmetry that exists between the public and private spheres, as well that between speaking and remaining silent. Taking the ethical aspect of the literary work into account, the theories referenced in the analysis dialogue with the relationship between literature and society described by Antonio Candido in Literatura e Sociedade (2014), and Ria Lemaire's studies (1994) on the influence of access to writing in the process of women's emancipation, to then highlight the potential of women's literature along the course of resistance to symbolic gender violence, for which Lúcia Osana Zolin's (2005) studies are fundamental. The subjective, descriptive and interpretive analysis of the work made it possible to identify the hierarchical patriarchal relations as the organizing system of the society on which Eva Luna's subversive reactions are based. The continuous displacements between other people's houses and the street, experienced during her youth, led her to cross the boundary between the public and the private. The entry into literary territory allows one to go beyond the boundaries between speaking and remaining silent. Finally, the claiming of a voice by way of writing demonstrates the link between literature and resistance as a means to counter the oppressive systems with which she is confronted.
Keywords: Resistência feminina
Eva Luna
América latina
Patriarcado
Ditadura militar
Female resistance
Eva Luna
Latin America
Patriachy
Military dictatorship
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Oliveira, Liz Basso Antunes de. Eva Luna e a resistência: deslocamentos, narrativos e transgressões. 2021. 155p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5518
Issue Date: 9-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liz_Basso_Antunes_de_Oliveira_2021.pdfDocumento principal991.84 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons