Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5445
Tipo do documento: Dissertação
Title: A inserção de novas práticas no ensino jurídico no Brasil: em busca da construção da autonomia do sujeito
Other Titles: The insertion of new practices in legal teaching in Brazil: in search of the construction of subject autonomy
Autor: Silveira, Morena Paula Souto Derenusson 
Primeiro orientador: Volpato, Elaine Cristina Francisco
Primeiro membro da banca: Silva, Regina Coeli Machado e
Segundo membro da banca: Caovilla, Maria Aparecida Lucca
Resumo: A pesquisa empírica e historiográfica empreendida pretendeu funcionar como estratégia epistemológica capaz de superar o encastelamento do Direito e a absolutização da lei. Este giro é preordenado na hipótese de redução da distância da participação popular no modelo jurídico atual e apresenta paradigmas de novas práticas que já são aplicadas no sentido de renovar o ensino jurídico. Neste intento, os objetivos secundários da pesquisa perpassaram a importância da autonomia do sujeito, a garantia do princípio constitucional da dignidade e da liberdade, ao considerar que o estudo retórico do ensino jurídico seria ferramenta capaz de contribuir para autonomia e responsabilidade social do estudante de direito. Ao final, apresenta os resultados obtidos através das práticas interdisciplinares usadas como referência para o presente estudo, sendo a primeira o projeto institucional Ensino Jurídico Participativo desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas e a segunda a prática infra institucional desenvolvida pelo projeto Integrare Diálogos de Família, que estimula abordagens de resolução autônoma de conflitos com a confluência da participação de profissionais afeitos à métodos pacificadores sociais em consonância com a resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.
Abstract: The empirical and historiographical research undertaken was intended to function as an epistemological strategy capable of overcoming the encasement of law and the absolutization of law. This turn is preordained in the hypothesis of reducing the distance of popular participation in current legal practices and presents models of new practices that are already applied in the sense of renewing legal education. In this attempt, the secondary objectives of the research pervaded the importance of the subject's autonomy, the guarantee of the constitutional principle of dignity and freedom, considering that the rhetorical study of legal education would be a tool capable of contributing to the autonomy and social responsibility of the law student . At the end, it presents the results obtained through the interdisciplinary practices used as a reference for the present study, the first being the institutional project Participatory Legal Education developed by the Getúlio Vargas Foundation and the second the infra institutional practice developed by the Integrare Dialogues of Family project, which stimulates approaches to autonomous conflict resolution with the confluence of the participation of professionals involved in social peacemaking methods in line with resolution 125 of the National Council of Justice, which provides for the National Judicial Policy for the proper treatment of conflicts of interest within the scope of the Judiciary.
Keywords: Direito
Interdisciplinaridade
Emancipação
Retórica
Colonização
Law
Interdisciplinarity
Emancipation
Protagonism
Rhetoric
Colonization
CNPq areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Silveira, Morena Paula Souto Derenusson. A inserção de novas práticas no ensino jurídico no Brasil: em busca da construção da autonomia do sujeito. 2021. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5445
Issue Date: 19-Mar-2021
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Morena_Paula_Souto_Derenusson_Silveira_2021.pdfDocumento principal2.59 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons