Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5304
Tipo do documento: Dissertação
Title: Serviço social e assistência estudantil: a produção do conhecimento na área em questão
Other Titles: Social work and student assistance: the production of knowledge in the area in question
Autor: Dondossola, Daniela Elis 
Primeiro orientador: Lemos, Esther Luiza de Souza
Primeiro membro da banca: Lemos, Esther Luiza de Souza
Segundo membro da banca: Dallago, Cleonilda Sabaini Thomazini
Terceiro membro da banca: Santana, Joana Valente
Resumo: O Programa Nacional de Assistência Estudantil possui configurações e desdobramentos específicos no Brasil. Principalmente quando - na gestão do presidente Lula - houve a instituição do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Com sua aprovação, a assistência estudantil começou a traçar seus caminhos no campo da educação superior pública nas mais diversas universidades que se expandiam pelo país, ganhando centralidade como meio de acesso e permanência de estudantes às Instituições de Ensino Superior - IES. Nesta conjuntura, deu-se a ampliação das possibilidades de inserção de assistentes sociais neste espaço sócio ocupacional atuando junto à demanda que se apresentava. Aliado a isto, diante das oportunidades e incentivos postos no âmbito das universidades, nota-se o interesse de assistentes sociais, trabalhadores da assistência estudantil nas diferentes universidades do país, em buscar qualificação e ingressar em Programas de Pós-Graduação a busca de mestrado e doutorado na área, produzindo conhecimento científico sobre as demandas que se apresentam e o trabalho profissional na Assistência Estudantil. A partir desta análise, a presente pesquisa traz como tema central o Serviço Social e a produção do conhecimento da área sobre Assistência Estudantil. O percurso metodológico buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: como as produções no âmbito da Pós-Graduação na área de Serviço Social analisam a concepção de Assistência Estudantil no Ensino Superior Público e como relacionam Política de Assistência Social e Política de Educação no âmbito da Assistência Estudantil? Como objetivo geral definiu-se: Analisar as concepções existentes sobre assistência estudantil no Ensino Superior Público no país, a partir das teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação na área de Serviço Social. Como objetivos específicos: sistematizar as produções científicas dos Programas de Pós-Graduação na área do Serviço Social que estudam Assistência Estudantil nas Universidades Federais Públicas; apreender quem são e onde estão os sujeitos que estão realizando pesquisas sobre o tema; explicitar as diferenças de concepções em torno do estudo sobre Assistência Estudantil presente nessas produções. Como recurso metodológico foi realizada pesquisa bibliográfica a partir das teses e dissertações encontradas nos bancos de dados das bibliotecas repositórios e virtuais dos PPGSS da área 32 da CAPES. As reflexões deste estudo proporcionaram visualizar que não existe apenas uma compreensão sobre a natureza, sentido e operacionalização da Assistência Estudantil no ensino superior público. Embora nas produções de teses e dissertações se encontre o entendimento de que o Programa de Assistência Estudantil tenha uma natureza vinculado à política de assistência social, os argumentos traçados nas pesquisas, vinculam uma concepção de assistência estudantil como campo de atuação específico e trabalho profissional no âmbito da política de educação superior.
Abstract: The National Student Assistance Program has specific configurations and developments in Brazil. Especially when – in Lula’s government - Decree Nº 7,234, of July 19, 2010, was published. With its approval, student assistance began to trace its paths in the area of public higher education in the most diverse universities that expanded throughout the country, gaining centrality as a means of access and permanence of students to Higher Education Institutions. At this juncture, there was an expansion of the possibilities for the insertion of social workers in this socio-occupational space, acting with the demand that presented itself. Jointly, in view of the opportunities and incentives offered by universities, there is a greater interest from social workers and student assistance workers to qualify when seeking masters and doctoral graduate programs, producing scientific knowledge about the demands that arise and the professional work in Student Assistance. Based on this analysis, this research has as its central theme Social Work and the production of knowledge in the area of Student Assistance. The applied methodology sought to answer the following research problem: how the productions in the scope of Postgraduate studies in the area of Social Work analyze the concept of Student Assistance in Public Higher Education and how they relate Social Assistance Policy and Education Policy in the scope of Assistance Student? As a general objective it was defined: To analyze the differen conceptions about student assistance in Public Higher Education in the country, from master thesis and doctoral dissertation of the Postgraduate Programs in the area of social work. As specific objectives: to systematize the scientific productions of Postgraduate Programs in the area of Social Work that research Student Assistance at Federal Public Universities; apprehend who and where are the researchers who are conducting research on the topic; explain the differences in conceptions around the study on Student Assistance present in these productions. As a methodological resource, bibliographical research was carried out based on the thesis and dissertations found in the databases of the repositories and virtual libraries of the PPGSS in area 32 of CAPES. The reflections of this study allowed us to see that there is not only an understanding of the nature, meaning and operationalization of Student Assistance in public higher education. Although in the production of thesis and dissertations there is an understanding that the Student Assistance Program has a nature linked to the social assistance policy, the arguments outlined in the research, link a conception of student assistance as a specific field of work and professional work in the context of higher education policy.
Keywords: Serviço social
Produção do conhecimento
Assistência estudantil
Pós-graduação.
CNPq areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Campun: Toledo
Citation: DONDOSSOLA, Daniela Elis. Serviço social e assistência estudantil: a produção do conhecimento na área em questão. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5304
Issue Date: 2-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela_Dondossola_2020.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.