Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5261
Tipo do documento: Dissertação
Title: O projeto científico de Goethe: subjetividade, unidade e arte como alternativa à concepção utilitarista moderna de ciência
Other Titles: The scientific project of Goethe: subjectivity, unity and art as an alternative to the modern utilitarian conception of science
Autor: Belmonte , Leonardo Henrique 
Primeiro orientador: Bauab, Fabrício Pedroso
Primeiro membro da banca: Fabrício Pedroso, Fabrício Pedroso
Segundo membro da banca: Ribas, Alexandre Domingues
Terceiro membro da banca: Verges , João Vitor Gobis
Resumo: A pesquisa tem por objetivo entender o pensamento científico goetheano como uma alternativa às máximas da Ciência Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII o mundo ocidental passou por mudanças significativas na ciência, momento em que aconteceu a chamada Revolução Científica, e com ela a forma que os estudiosos encaravam e concebiam a natureza e a ciência também mudou. As mudanças feitas por Copérnico, Kepler, Galileu e Newton no cosmo ilustram como a natureza foi matematizada e a maneira como a ciência ganhou aspecto utilitarista e mecânico. Além disso, Bacon e Descartes definem filosoficamente o modo como a ciência moderna deveria se comportar: através de um método utilitarista, objetivo, racional, separando as qualidades primárias das secundárias e criando a dicotomia entre sujeito e objeto. A subjetividade torna-se secundaria e não interessante para a ciência. Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) é mais conhecido como poeta e literato, porém escreve inúmeras obras e pesquisas no campo das ciências naturais. Em 1790 lançou “Metamorfose das Plantas” e em 1810 publicou “Teoria das Cores”, tais obras carregam intrinsecamente o método e as concepções cientificas de Goethe. O autor traz como base de seu pensamento uma concepção holística e totalizante de natureza, Deus e natureza como unidade, e o homem como parte deste todo. As obras ilustram o modo como Goethe une ciência, subjetividade e arte em uma mesma concepção de totalidade dinâmica. Por fazer parte de um mesmo todo, o sujeito não é separado do objeto. A ciência deveria estudar as formas e seus movimentos dentro da totalidade, para isso, Goethe cria a Morfologia. O pensamento goetheano acerca das ciências naturais mostra-se como uma alternativa, um caminho diferente de se entender o mundo orgânico, buscando a importância do subjetivo para a ciência, não separando sujeito e objeto e ressignificando de forma qualitativa os estudos das ciências naturais.
Abstract: This research aims to understand Goethe’s scientific thinking as an alternative to the maxims of the modern science. Between the sixteenth and nineteenth centuries, the Western world underwent significant changes in science. The so-called Scientific Revolution happened, and with it the way that scholars viewed and conceived nature and science was rethought. Studies done by Copernicus, Kepler, Galileo and Newton on the cosmos illustrate how nature was mathematized, giving science a functional and mechanical aspect. Furthermore, Bacon and Descartes philosophically define how modern science should behave: through a utilitarian, objective and rational method, separating the primary and secondary qualities, which resulted in subject-object dichotomy. Thus, the subjectivity becomes secondary and uninteresting to science. Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) is best known as a poet and literary writer, but he also writes numerous works and researches in the field of the natural sciences. In 1790 he releases “Metamorphosis of Plants” and in 1810 he publishes “Theory of Colours”, such works intrinsically carry Goethe’s method and his scientific conceptions. The author bases his thinking on a holistic perception of nature in its totality; God and nature as unity, and man as part of this wholeness. Goethe’s works illustrate how he unifies science, subjectivity and art in the same conception of dynamic totality. For being part of the same entirety, the subject is not separated from the object. Considering that science should study the forms and their moves within the wholeness, Goethe creates Morphology. The Goethean way of knowing the natural sciences is shown as an alternative, a different path to understand the organic world. When investigating the importance of the subjective for science, Goethe’s empiricism does not separate subject and object while qualitatively reframes the studies of the natural sciences.
Keywords: Goethe
Ciência moderna
Dicotomia sujeito objeto
Epistemologia
Goethe
Modern science
Subject-object dichotomy;
Epistemology.
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: BELMONTE , Leonardo Henrique. O projeto científico de Goethe: subjetividade, unidade e arte como alternativa à concepção utilitarista moderna de ciência. 2020. 70 f.. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5261
Issue Date: 17-Jul-2020
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leonardo Henrique Belmonte 2020.pdf847.14 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons