Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4825
Tipo do documento: Dissertação
Title: O esquete no ensino de geografia: proposição didática no Colégio Estadual do Campo Aprendendo com a Terra e com a Vida
Other Titles: Esquete in the teaching of geography: didactic proposal in the Colégio Estadual do Campo learning with the earth and with life
Autor: Peluso, Daiane 
Primeiro orientador: Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
Primeiro membro da banca: Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
Segundo membro da banca: Francischett, Mafalda Nesi
Terceiro membro da banca: Pfluck, Lia Dorotéa
Quarto membro da banca: Portugal, Jussara Fraga
Resumo: Ao desenvolver a pesquisa experienciou-se a prática dos Esquetes como metodologia no ensino e aprendizagem de Geografia. Ao ser adotado, no ensino, permite a compreensão da realidade pelo ato de “encenar”. O debate iniciou-se com o Teatro e sua história, destinou-se foco na análise das suas configurações ao longo da trajetória humana, evidenciou-se as principais teorias e seus autores, ao trazer no conjunto as essenciais formas teatrais existentes atualmente. No decorrer do estudo, o debate permeou o Teatro desenvolvido em solos brasileiros, seguiu-se a análise para o teatro realizado no estado do Paraná, finaliza com a conceituação do Esquete e a associação ao ensino de Geografia. Trabalhou-se com a Educação do/no Campo, problematizou-se os pontos principais de sua trajetória histórica, parte-se em seguida para a análise do lócus da pesquisa que fecha-se com as entrevistas de educadores ligados a esta perspectiva e contribuem com o enriquecimento do estudo, ao relatar suas histórias e entendimentos em relação a educação de que os estudantes são sujeitos históricos. Posteriormente trazse o desenvolver dos Esquetes que concretiza-se no, Colégio Estadual do Campo Aprendendo com a Terra e com a Vida, no município de Cascavel-PR, o público envolvido na pesquisa foram os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II, com o recorte temporal de 2017 a 2019, evidencia-se e ilustra-se as diversas etapas constituintes do fazer Esquetes, que finda-se com a comparação dos dados entre os diagnósticos inicial e final dos estudantes participantes.
Abstract: In developing the research, the practice of sketches was experienced as a methodology in the teaching and learning of geography. When adopted in teaching, it allows the understanding of reality through the act of “staging”. The debate began with the theater and its history, was focused on the analysis of its configurations along the human trajectory, in the main theories and its authors were highlighted, bringing together the essential theatrical forms existing today. During the study, the debate permeated the theater developed on Brazilian soils, followed by the analysis of the theater performed in the state of Paraná and concludes with the concept of Esquete and the association with the teaching of geography. The Education of the Field was worked on, the main points of its historical trajectory were questioned, it starts to analyze the locus of the research that ends with the interviews of educators linked in this perspective and contribute to the enrichment of the study, reporting their stories and understandings about education in which students are historical subjects. Subsequently, the development of the sketches is carried out at the State College of the Field Learning with the Earth and Life, in the municipality of Cascavel-PR., with the time frame from 2017 to 2019, highlights and illustrates the various constitutive stages of the achievement Skits, which ends with the comparison of data between the initial and final diagnoses of the participating students.
Keywords: Ensino de Geografia
Educação do Campo
Esquetes
Geography teaching
Rural education
sketch
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: PELUSO, Daiane. O esquete no ensino de geografia: proposição didática no Colégio Estadual do Campo Aprendendo com a Terra e com a Vida. 2019. 163 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4825
Issue Date: 24-Sep-2019
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)
Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daiane Peluso - 2020.pdf3.48 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons