Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4723
Tipo do documento: Tese
Title: O papel da liderança na gestão de ações coletivas: um estudo teórico e empírico em organizações agroindustriais da microrregião de Toledo/PR
Other Titles: The role of leadership in collective action management: a theoretical and empirical study in agroindustrial organizations of the Toledo/PR microregion
Autor: Wenningkamp, Keila Raquel 
Primeiro orientador: Schmidt, Carla Maria
Primeiro coorientador: Lima, Jandir Ferrera
Primeiro membro da banca: Schmidt, Carla Maria
Segundo membro da banca: Binotto, Erlaine
Terceiro membro da banca: Ferreira, Fabio Vizeu
Quarto membro da banca: Staduto, Jefferson Andronio Ramundo
Quinto membro da banca: Battisti, Patricia Stafusa Sala
Resumo: Esta pesquisa trata do papel da liderança na gestão de ações coletivas. Esse tipo de organização se refere à formas complexas de governança, entre mercado e hierarquia, que emergem como resposta a um conjunto de transações realizadas de maneira coletiva por indivíduos e firmas, a fim de alcançarem objetivos que dificilmente atingiriam de maneira individual. No âmbito agroindustrial, as cooperativas, as associações, os clusters, os arranjos produtivos locais e as redes estão entre os formatos de ações coletivas amplamente encontrados. Essas formas organizacionais possuem características peculiares, cuja gestão eficiente se torna um desafio, pois ao contrário da gestão de organizações hierárquicas há necessidade de gerir agentes que são, ao mesmo tempo, autônomos e interdependentes. Nesse sentido, a liderança (sendo um dos elementos da gestão) torna-se essencial para a formação e manutenção das ações coletivas ao longo do tempo, de forma a favorecer a consecução de objetivos individuais e grupais. Todavia, apesar de ser apontada como importante, o papel da liderança na gestão das ações coletivas ainda é pouco explorado. Logo, o objetivo desta pesquisa é compreender o papel da liderança na gestão de ações coletivas a partir da construção de um modelo teórico-metodológico e de um estudo empírico multicasos em organizações agroindustriais da Microrregião de Toledo-PR. Em termos metodológicos, esta pesquisa se refere à um estudo bibliográfico, de campo, multicasos e de caráter descritivo. A coleta de dados empíricos é embasada em documentos, entrevistas e questionários direcionados a líderes e a liderados de uma associação (grupo menor) e de uma cooperativa (grupo maior), cuja análise é feita de maneira descritiva e exploratória. Os principais resultados podem ser apresentados sob duas formas: teóricos e empíricos. A partir da construção teórica, pode-se dizer que o papel da liderança na gestão de ações coletivas é voltado aos relacionamentos, cujo foco principal é influenciar e envolver os membros para colaborarem e cooperarem para a consecução de objetivos coletivos atrelados aos propósitos individuais. Assim, esse papel envolve 14 aspectos reunidos em três conjuntos: relacionamento (Comunicação, Motivação, Mediação, Confiança, Inovação, Apoio, Influência e Empoderamento), controle (Monitoração/avaliação, Incentivos e sansões, Regulação e organização) e planejamento (Alinhamento dos objetivos individuais e coletivos, Identidade Coletiva e Visão/direcionamento). Esses fatores se diferenciam de gestão, visto que essa é mais ampla e contempla, além dos relacionamentos (liderança), aspectos voltados à estrutura e aos processos organizacionais. Ademais, por mais que alguns desses 14 itens possam convergir para funções similares às da liderança em organizações hierárquicas, divergem no sentido de como devem ser desempenhadas, haja vista que são atribuições exercidas em organizações cuja propriedade é de todos (os cooperados e associados, por exemplo). Em termos de resultados empíricos, pode-se concluir que os membros das duas ações coletivas estudadas concordam sobre os fatores que compõem o papel da liderança. Porém, não percebem plenamente o exercício dessas atribuições na prática, denotando uma lacuna entre o que deve ser papel da liderança e o que de fato está sendo realizado pelos líderes e/ou percebido pelos liderados. Somado a isso, membros do grupo menor (a associação) percebem mais o exercício da liderança do que os do grupo maior (a cooperativa). Além disso, observou-se que líderes e liderados divergem em relação às suas percepções do quanto o papel da liderança está presente em suas ações coletivas, sendo que os líderes do grupo maior percebem mais a prática de suas funções do que os liderados, ocorrendo o contrário no grupo menor. Por fim, sugestões de ações e reflexões são feitas a fim de contribuir para maior efetividade das lideranças na gestão das ações coletivas estudadas.
Abstract: This research covers the role of leadership in collective action management. This type of organization refers to the complex forms of governance between market and hierarchy that emerge as a response to a set of transactions performed collectively by individuals and firms in order to achieve goals that are unlikely to be achieved individually. In the agroindustrial field, cooperatives, associations, clusters, local productive arrangements and networks are examples of the collective actions. These organizational forms have peculiar characteristics, whose efficient management becomes a challenge, because unlike the management of hierarchical organizations, there is a need to manage agents who are both autonomous and interdependent. In this sense, leadership (as one of the elements of management) becomes essential for the formation and maintenance of collective actions over time, in order to favor the achievement of individual and group goals. However, despite being pointed as important, the role of leadership in the management of collective actions is still little explored. Thus, the objective of this research is to understand the role of leadership in the management of collective actions based on the construction of a theoretical-methodological model and an empirical multi-case study in agro-industrial organizations of the Toledo-PR Microregion. In methodological terms, this research is a bibliographic, field and multicase study of the descriptive character. The empirical data is based on documents, interviews and questionnaires directed to leaders and led in both an association (smaller group) and a cooperative (larger group), whose analysis is descriptive and exploratory (descriptive statistics). The main results can be presented in two forms: theoretical and empirical. Regarding the results obtained from the theoretical construction, it can be said that the role of leadership is focused on relationships, whose main focus is to influence and involve members of collective action to collaborate and cooperate in the achievement of collective objectives linked to the individual purposes. Thus, this role involves 14 aspects brought together in three sets: relationship (Communication, Motivation, Mediation, Trust, Innovation, Support, Influence and Empowerment), control (Monitoring/Evaluation, Incentives and Sanctions, Regulation and organization) and planning (Alignment of individual and collective goals, Collective Identity and Vision/direction). These factors are different from management, since this is broader and includes, in addition to relationships (leadership), aspects related to the structure and organizational processes. Furthermore, even though some of these 14 items may converge to functions similar to those of leadership in hierarchical organizations, they differ in the sense of how they should be performed, given that they are attributions exercised in organizations whose property belongs to all (the members and associates, for example).In terms of empirical results, it can be concluded that the members of the two collective actions agree on the factors that make up the leadership role. However, they do not totaly see the exercise of these attributions in practice, denoting a gap between what should be a leadership role and what is actually being performed by leaders and/or perceived by those led. In addition, members of the smaller group (the association) perceive leadership more than the members of the larger group (the cooperative). Besides that, it was observed that leaders differ from their perceptions of how much the role of leadership is present in their collective actions, and leaders of the larger group perceive more the practice of their functions than those led, with contrary in the smaller group. Finally, suggestions for actions and reflections are made in order to contribute to greater effectiveness of leaders in the management of collective actions.
Keywords: Liderança.
Gestão
Ações coletivas
Organizações agroindustriais
Leadership
Management
Collective actions
Agroindustrial organizations
CNPq areas: CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio
Campun: Toledo
Citation: WENNINGKAMP, Keila Raquel. O papel da liderança na gestão de ações coletivas: um estudo teórico e empírico em organizações agroindustriais da microrregião de Toledo/PR. 2019. 296 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2019
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4723
Issue Date: 17-Dec-2019
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Keila_Wenningkamp_2019.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.