Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4668
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSpielmann, Rosane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7249210605868103por
dc.contributor.advisor1Ciani, Andréia Büttner-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8781713201857857por
dc.contributor.referee1Ciani, Andréia Büttner-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8781713201857857por
dc.contributor.referee2Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713por
dc.contributor.referee3Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391por
dc.date.accessioned2020-02-04T19:22:07Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.identifier.citationSPIELMANN, Rosane. Utilização e significados atribuídos ao sinal de igual: um olhar para a produção escrita de alunos em provas de Cálculo Diferencial Integral I. 2019. 191 f. Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4668-
dc.description.resumoO sinal de igual é um dos símbolos mais utilizados nas aulas de Matemática e, dessa forma, recebeu grande atenção de diversas pesquisas que constataram o seu uso inadequado por alunos durante toda a Educação Básica. Nesse sentido, a intenção dessa pesquisa foi investigar os usos, omissões e significados do sinal de igual também no Ensino Superior. Assim, o trabalho consistiu na análise da produção escrita de alunos de Cálculo Diferencial Integral I (CDI), no qual foram utilizadas duas avaliações aplicadas durante o ano letivo de 2015/2016 em uma turma de primeiro ano de Engenharia Agrícola, de uma universidade estadual do oeste do Paraná. Para isso, seguimos a interrogação: a partir da produção escrita dos alunos do primeiro ano de graduação de um curso de Engenharia Agrícola, o que é possível inferir sobre o uso do sinal de igual nas suas provas? Com isso, o objetivo foi compreender quais os usos, omissões e significados que o sinal de igual recebe por estudantes do Ensino Superior em uma situação de avaliação. A postura assumida na investigação foi qualitativa e pautada na abordagem metodológica de Análise de Conteúdo. Tomamos como aporte teórico norteador a Análise da Produção Escrita como Prática de Investigação. Baseados nas análises das produções escritas dessas provas, inferimos que o símbolo é um item de importância secundária nas resoluções e acreditamos que isso seja resultante de uma vida escolar onde os alunos não tiveram contato com as diversas finalidades e especificidades que o símbolo possuipor
dc.description.abstractThe equal sign is one of the symbols most used in mathematics classes and, therefore, received great attention from several researches that verified its inappropriate use by students throughout the Basic Education. In this sense, the intention of this research appeared in investigating the uses, omissions and meanings of the equal sign also in Higher Education. Thus, the work consisted in the analysis of the written production of students of Integral Differential Calculus (ICD), in which two evaluations were applied during the academic year 2015/2016 will be used in a first year group of Agricultural Engineering, of a state university of western Paraná. For this, we followed the question: from the written production of the students of the first year of graduation of an Agricultural Engineering course, what is possible to infer about the use of equal sign in their tests? With this, the objective was to understand the uses, omissions and meanings that the equal sign receives by Higher Education students in an evaluation situation. The posture assumed in the research is qualitative and based on the methodological approach of Content Analysis of Bardin. We take as theoretical guiding input the Analysis of Written Production as a Research Practice. Based on the analysis of these tests, we infer that the symbol is an item of secondary importance in the resolutions and we believe that this is a result of a school life where the students did not have contact with the different purposes and specificities that the symbol haseng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-02-04T19:22:07Z No. of bitstreams: 1 Rosane Spielmann 2019.pdf: 3887100 bytes, checksum: 208bea3df6ea627c69bc0d534a1992ee (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-04T19:22:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosane Spielmann 2019.pdf: 3887100 bytes, checksum: 208bea3df6ea627c69bc0d534a1992ee (MD5) Previous issue date: 2019-04-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempor
dc.subjectAnálise da Produção Escritapor
dc.subjectSinal de igualpor
dc.subjectCálculo Diferencial e Integralpor
dc.subjectEnsino de Cálculopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUtilização e significados atribuídos ao sinal de igual: um olhar para a produção escrita de alunos em provas de Cálculo Diferencial Integral Ipor
dc.title.alternativeUse and meanings attributed to the equal sign: a look at the written production of students in tests of Integral Differential Calculus Ieng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosane Spielmann 2019.pdf3.8 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.