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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4581
Tipo do documento: Dissertação
Title: Uma releitura do trabalho de Stephen C. Pepper voltada para seu conceito de metáfora
Other Titles: A review of Stephen C. Pepper’s work focused on his concept of metaphor
Autor: Siqueira, Vinicius Reis de 
Primeiro orientador: Penna-Forte, Marcelo do Amaral
Primeiro membro da banca: Penna-Forte, Marcelo do Amaral
Segundo membro da banca: Silveira, José Atílio Pires da
Terceiro membro da banca: Bassani, Douglas Cardoso
Quarto membro da banca: Vicentini, Max Rogério
Quinto membro da banca: Liston, Gelson
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo reler, isto é, ler com novos olhos, o trabalho World Hypotheses (1942), de Stephen C. Pepper, voltando-se ao uso da metáfora na referida obra, além de notar seu papel no processo de formação do conhecimento. Assim, ao reler, iremos perceber que o pensamento de Pepper se aproxima daquele sugerido em discussões do final do século XX e início do XXI. Dessa maneira, o presente trabalho argumenta, no entanto, que, devido a Pepper desenvolver seu trabalho em um momento histórico, em que o pragmatismo americano nativo perdia espaço para desenvolvimentos do positivismo lógico - em detrimento das aproximações da perspectiva e formato do trabalho de Pepper se aproximar daquele atribuído aos pragmatistas -, seu pensamento foi “eclipsado”. A proposta, nesse sentido, aproxima-se à de um historiador, ao discorrer sobre práticas científico/filosóficas contingentes a variáveis culturais ou históricas, que podem ter influenciado a academia e o pensamento de um dado período, buscando, assim, tanto oferecer um quadro mais amplo de comparações e contrastes entre tradições de pensamento de forma crítica, como também produzir novas investigações a partir do pensamento pepperiano. A metodologia de pesquisa aqui adotada foi uma retomada por meio de um processo de revisão bibliográfica, buscando observar o desenvolvimento das concepções sobre a metáfora na filosofia da ciência, uma vez que o trabalho de Pepper é focado numa constituição do conhecimento em que os aspectos epistemológicos não estão dissociados dos metafísicos. Ademais, o estudo de fontes que oferecessem análises críticas e estruturadas de percursos intelectuais mais amplos também foi efetivado. A partir da narrativa construída e apresentada, será possível perceber uma forma contemporânea de conceber a relevância cognitiva que a linguagem metafórica possui na formação do conhecimento, tal como apresentado, por exemplo, por Lakoff e Johnson. Assim sendo, sugere-se, em um último momento, como o pensamento de Pepper pode ser relevante na discussão referente ao papel da metáfora na compreensão e comunicação do conhecimento geral e específico ao âmbito científico.
Abstract: This dissertation aims to review Stephen C. Pepper's World Hypotheses (1942) with a new eye, turning to the use of metaphor in that work, and to note its role in the process of knowledge formation. Regarding that, Pepper`s work is akin to developments carried out in the last decades. This dissertation argues, however, that because Pepper develops his thoughts when the indigenous pragmatism of the North American academies starts to lose terrain to logical positivism, and thanks to Pepper's work approximations with the perspective and shape of pragmatist thinking, his work was "eclipsed." The proposal of this work is close to that of a historian, when discussing scientific or philosophical practices contingent on cultural or historical variables that may have influenced the academy and the thought of a given period. In the same vein, it also seeks to offer a broader picture of comparisons and contrasts between traditions of thought in a critical way, but also to produce, or to suggest, new investigations on the Pepperian thought. The research methodology chosen was a bibliographical review seeking to track the development of the conceptions of metaphor in the philosophy of science, since the work of Pepper is focused on a constitution of knowledge in witch its epistemological and metaphysical aspects are molted, as well as the use of sources that offer critical analysis of broader intellectual pathways. From the constructed narrative, it was presented a contemporary way of conceiving the precise cognitive aspect that metaphorical language has on the formation of knowledge, as presented, e.g., by Lakoff and Johnson. Finally, it suggests how Pepper`s thought could be relevant in the discussions about the role of metaphor in the understanding and communication of knowledge, both general and scientific.
Keywords: Stephen C. Pepper
Metáfora
Conhecimento
Metaphor
Knowledge
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: SIQUEIRA, Vinicius Reis de. Uma releitura do trabalho de Stephen C. Pepper voltada para seu conceito de metáfora. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4581
Issue Date: 13-Jun-2019
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

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