Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4338
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuca, Camila de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9751608170525592por
dc.contributor.advisor1Pontili, Rosangela Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2484451282332686por
dc.contributor.referee1Pontili, Rosangela Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2484451282332686por
dc.contributor.referee2Staduto, Jefferson Andronio Ramundo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1308909292661318por
dc.contributor.referee3Wink Junior, Marco Vinicio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8495640072999330por
dc.date.accessioned2019-06-10T23:11:33Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.citationLUCA, Camila de Almeida. Influência dos fatores socioeconômicos familiares na escolha dos cursos de nível superior para os ingressos na UDESC em 2018. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2019por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4338-
dc.description.resumoA teoria do capital humano postula que o investimento em educação é baseado em seu retorno em termos de salário futuro comparado ao custo da educação. Os custos e retornos heterogêneos em função de diferentes habilidades, preferências familiares ou ainda diferenças nos mercados locais podem gerar diferentes decisões de investimento entre famílias. No modelo de decisão educacional entende-se que existe um mecanismo central de aversão ao risco, em que o jovem e sua família decidem pela aquisição de determinado nível educacional com base em sua classe social e no poder aquisitivo da própria família. Contudo, nas situações em que as dificuldades socioeconômicas afetam a baixa qualificação, o Estado deve atuar como interventor, oferecendo educação de qualidade gratuitamente. Diante este cenário, a UDESC se apresentou como forte propulsora de investimento em capital humano nas diversas microeconomias regionais do Estado de Santa Catarina. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi de investigar a influência dos fatores socioeconômicos familiares no processo de escolha nos cursos de graduação ofertados pela Universidade Estadual de Santa Catarina para o ano de 2018. Para testar e verificar empiricamente a relevância dessas variáveis socioeconômicas sobre as possibilidades de escolha dos cursos de graduação, foi realizado um exercício econométrico a partir do Modelo Linear Generalizado. Os resultados encontrados na regressão foram ao encontro da teoria e indicaram que os fatores socioeconômicos mostraram influência significativa na escolha. Ingressos que possuíam características como realizar o ensino médio em escola particular, frequentar cursinho preparatório para o vestibular, não trabalhar, pertencer à classe econômica com renda bruta familiar acima de 10 salários mínimos e ter pai com alto nível de escolaridade têm maior possibilidade de ingressar em um curso com índice candidato/vaga maior. Ingressante ou postulantes a um curso de ensino superior com tais características têm um poder maior de escolha, frente aos que tem, estatisticamente, uma probabilidade menor de ingressar nos cursos concorridos. Contudo, os acadêmicos de raça/cor preta e parda apresentaram uma estatística positiva para ingressos aos cursos mais concorridos devido à uma política da própria universidade em definir cotas separadas para estes grupos. Outras medidas ainda podem ser patrocinadas pela universidade para garantir uma maior universalização do acesso às vagas aos cursos superiores, tais como: cursinho pré-vestibular gratuito para alunos de baixa renda, promoção de marketing institucional nas escolas públicas e uma maior abrangência de auxílio-financeiro aos alunos em vulnerabilidade estudantil.por
dc.description.abstractThe theory of human capital postulates that investment in education is based on its return in terms of future salary compared to the cost of education. Heterogeneous costs and returns due to different skills, family preferences or differences in local markets can lead to different investment decisions between families. In the educational decision model it is understood that there is a central mechanism of risk aversion, in which the young person and his family decide to acquire a certain educational level based on their social class and the purchasing power of the family itself. However, in situations where socioeconomic difficulties affect low qualification, the state should act as an intervener, offering quality education free of charge. Given this scenario, the UDESC presented itself as a strong propeller of investment in human capital in the various regional microeconomies of the State of Santa Catarina. Thus, the objective of the present research was to investigate the influence of family socioeconomic factors on the graduation process offered by the State University of Santa Catarina for the year 2018. To test and empirically verify the relevance of these socioeconomic variables on the possibilities of the undergraduate courses, an econometric exercise was performed based on the Generalized Linear Model. The results found in the regression were in agreement with the theory and indicated that the socioeconomic factors showed a significant influence on the choice. Tickets that had characteristics such as high school in private school, attending a preparatory course for the university entrance examination, not working, belonging to the economic class with gross family income above 10 minimum wages and having a father with a high level of schooling have a greater possibility of joining a course with a higher candidate / vacancy rate. Ingressors or postulants to a course of higher education with such characteristics have a greater power of choice, in front of those who have, statistically, a lower probability of joining the concurrent courses. However, race / black / brown color academics presented a positive statistic for entry to the most popular courses due to a university's own policy of setting separate quotas for these groups. Other measures can still be sponsored by the university to ensure greater universalization of access to higher education courses, such as: free pre-university courses for low-income students, promotion of institutional marketing in public schools, and greater coverage of financial aid to students in student vulnerability.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2019-06-10T23:11:33Z No. of bitstreams: 1 Camila_Luca_2019.pdf: 3013023 bytes, checksum: 74d224dc2e0e40146be2c813593972c4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-10T23:11:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camila_Luca_2019.pdf: 3013023 bytes, checksum: 74d224dc2e0e40146be2c813593972c4 (MD5) Previous issue date: 2019-03-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTeoria do capital humanopor
dc.subjectTeoria da escolhapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectSanta Catarinapor
dc.subjectUDESCpor
dc.subjectHuman capital theoryeng
dc.subjectTheory of choiceeng
dc.subjectUniversity graduateeng
dc.subjectSanta Catarina stateeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleInfluência dos fatores socioeconômicos familiares na escolha dos cursos de nível superior para os ingressos na UDESC em 2018por
dc.title.alternativeInfluence of family socio-economic factors in the choice of the graduate courses for ingressants in udesc in 2018eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Economia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camila_Luca_2019.pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.