Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3991
Tipo do documento: Dissertação
Title: Avaliação da gestão de resíduos da construção civil no município de Foz do Iguaçu-PR
Other Titles: Evaluation of construction waste management in the municipality of Foz do Iguaçu-PR
Autor: Albuquerque, Marilan Cristina 
Primeiro orientador: Szinwelski, Neucir
Primeiro coorientador: Hack Neto, Eduardo
Primeiro membro da banca: Pantaleão, Carlos Henrique Zanelato
Segundo membro da banca: Biesek, Ana Solange
Resumo: Os resíduos de construção civil (RCC) representam uma importante questão a ser considerada no âmbito da gestão de resíduos sólidos. Entretanto, não existe um modelo global de gestão e gerenciamento de RCC, sendo necessária a adoção de soluções e ferramentas adequadas para implantar e avaliar a gestão e gerenciamento de RCC de maneira integrada, visando o desenvolvimento sustentável e integrado com as legislações pertinentes. Neste trabalho aplicamos um instrumento de avaliação de gestão integrada para os RCC do município de Foz do Iguaçu – PR com base no sistema SAGI-RCC. A pesquisa descritiva foi desenvolvida em seis etapas: I) Revisão bibliográfica; II) Caracterização da área de estudo; III) Levantamento de dados; IV) Aplicação e verificação lacunas do sistema SAGI-RCC para o município de Foz do Iguaçu; V) Proposição, com base no sistema SAGI-RCC, um instrumento de avaliação para gestão de resíduos de construção civil adaptada ao município de Foz do Iguaçu; VI) Proposição de um procedimento de fiscalização de projetos de gerenciamentos de resíduos de construção civil. A avaliação da gestão Municipal de RCC por meio do SAGI-RCC não pôde ser realizada em sua totalidade devido à falta de das variáveis necessárias para compor os indicadores, e, portanto, foi identificada a necessidade primária no levantamento, registro e sistematização das informações. O Sistema SAGI-RCC será fornecido para o município e poderá ser utilizado como uma ferramenta na gestão municipal de RCC em Foz.
Abstract: The performed activities during this work concentrated on mounting a workbench (with an impulse source, a transformer and an oscilloscope) and on the assays using those equipments planning to analyze the transformers frequency response function sensibility to faults, mainly mechanical faults. First, a referential search was done aiming to include this work on the scientific context that deal with this subject, to build the research’s line and to survey the concerning bibliography. Then the equipment and the disposition of themselves were normalized and followed by the assays. Finally, the practical got concentrated on algorithms’ programming of signal processing to improve the frequency response analysis, including routines of specific marks that helps this kind of analysis and the dynamic model of the used transformer.
Keywords: Sustentabilidade
Foz do Iguaçu
SAGI-RCC
RCC
Sustainability
Foz do Iguaçu
SAGI-RCC
RCC
CNPq areas: SANEAMENTO BASICO::RESIDUOS SOLIDOS, DOMESTICOS E INDUSTRIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: ALBUQUERQUE, Marilan Cristina. Avaliação da gestão de resíduos da construção civil no município de Foz do Iguaçu-PR. 2018. 92p. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3991
Issue Date: 2-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marilan_Cristina_Albuquerque_2018.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons