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Tipo do documento: Dissertação
Title: Práticas sócioambientais em uma instituição de ensino superior estadual do Paraná
Other Titles: Socio-environmental practices in a state higher educacion institution of Paraná
Autor: Camargo, Lilian Sanches 
Primeiro orientador: Panek, Luciano
Primeiro coorientador: Dechechi, Eduardo César
Primeiro membro da banca: Panek, Luciano
Segundo membro da banca: Dechechi, Eduardo César
Terceiro membro da banca: Santos, Manoela Silveira dos
Quarto membro da banca: Trindade, Eduardo Marques
Resumo: O surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável trouxe mudanças na maneira de agir das empresas, no sentido de adotar práticas cotidianas que demonstrem respeito e preocupação com a natureza. Neste contexto de mudanças, inserem-se também as Instituições de Ensino Superior (IES), por possuírem um papel fundamental no processo de mudança da sociedade quanto às questões da sustentabilidade. Este estudo tem como objetivo fazer um diagnóstico das práticas socioambientais adotadas em uma instituição de ensino superior estadual, sob a ótica da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Quanto à abordagem do problema, esta pesquisa se classifica como qualitativa e quanto aos procedimentos metodológicos, é utilizado o estudo de caso. Ficou evidenciado no estudo que não existe na instituição uma política ambiental formalmente inserida em sua gestão e, que a Instituição atende parcialmente as diretrizes propostas pela A3P e que as ações existentes acontecem de maneira isolada e desarticuladas. A análise dos resultados indicou a necessidade de se criar uma agenda ambiental, a criação de um comitê para discutir a temática socioambiental com representações docente, discente e de agentes universitários, uma vez que a temática exige esforço de toda a comunidade acadêmica para que se obtenham os resultados esperados
Abstract: The emergence of the concept of sustainable development has brought about changes in the way companies act in order to adopt everyday practices that show respect and concern for nature. In this context of changes, Higher Education Institutions are also included as they play a fundamental role in the process of changing society, regarding sustainability issues. This study aims to make a diagnosis of socio-environmental practices adopted in a State Higher Education Institution, from the perspective of the Environmental Agenda in Public Administration (A3P). Regarding the approach of the problem, this research is classified as qualitative and for methodological procedures, the case study is used. It was evidenced in the study that there is no environmental policy formally inserted in its management and also that the institution partially complies with the guidelines proposed by the A3P and that the existing actions occur in an isolated. It should be emphasized that the analysis of the results indicated the need to create an environmental agenda on the institution, the creation of a committee to discuss the socio-environmental theme in the institution with representations of teachers, students and university agents, once the theme requires effort of the entire community to achieve the expected results.
Keywords: A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública
IES - Instituições de Ensino Superior
Sustentabilidade
Responsabilidade socioambiental
Sustainability
Social and environmental responsibility
CNPq areas: ADMNISTRAÇÃO : TECNOLOGIA E GESTÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: CAMARGO, Lilian Sanches. Práticas sócioambientais em uma instituição de ensino superior estadual do Paraná. 2017. 63 f.. Dissertação Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3598
Issue Date: 15-Dec-2017
Appears in Collections:Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

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