Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3168
Tipo do documento: Dissertação
Title: Kant e Hölderlin: da reflexão estética ao pensamento poético
Other Titles: Kant and Hölderlin: from aesthetic reflection to poetic thought.
Autor: Pasqualatto, Tamara Havana dos Reis 
Primeiro orientador: Utteich, Luciano Carlos
Primeiro membro da banca: Utteich, Luciano Carlos
Segundo membro da banca: Vaccari, Ulisses Razzante
Terceiro membro da banca: Penna-Forte, Marcelo do Amaral
Resumo: A relação entre filosofia e poesia, explicitada por Kant na Crítica da faculdade do juízo, tornou-se motivação do pensamento de Friedrich Hölderlin, um dos primeiros poetas-filósofos modernos. Partindo disso, o presente trabalho busca relacionar esses dois autores: o filósofo e o poeta. Cada um deles tematizou a estética a seu modo. Kant o fez desde o aspecto reflexivo ao passo que Hölderlin desde a perspectiva do pensamento poético enquanto capacidade produtiva. Visando demonstrar algumas diferenças específicas entre os projetos de cada autor, expusemos separadamente a teoria kantiana da hölderliniana. Inicialmente tematizamos os fundamentos estéticos da primeira e da terceira Crítica de Kant, explicitando as atividades da faculdade do juízo determinante e reflexionante, sobre a qual será edificada a argumentação referente à fundamentação da arte, e da poesia como ocupando “a posição mais alta”. Por sua vez, no projeto estético de Hölderlin, apresentamos o caminho percorrido desde os pressupostos teóricos da arte extraídos de Kant até a nova ênfase que o poeta dá à atividade criativa e produtora do gênio poético que, devido à concessão de uma maior liberdade à faculdade da imaginação, ultrapassa aquilo que podia o gênio na concepção kantiana. Conduzimos aqui uma sucinta apresentação do romance Hipérion de Hölderlin para ilustrar essa capacidade criativa do pensamento poético. Esta obra, por estar inserida no contexto do Idealismo alemão, dialoga com o problemas debatidos nesse período. Sem pretender uma especulação teórica, Hölderlin apresenta poeticamente suas conclusões acerca da tarefa de unificação das oposições entre sujeito e objeto, natureza e liberdade, etc. Ele consegue, assim, produzir uma solução estética que se expressa na imagem da via excêntrica vivida pelo personagem do romance, através da qual ele alcança, após várias experiências, a dissolução das dissonâncias, a harmonia entre natureza e liberdade, sendo capaz, assim, de unificar as oposições manifestadas nessa via.
Abstract: The relation between philosophy and poetry, showed by Kant in the Critique of Judgment, became the motivation to the thoughts of Friedrich Hölderlin, one of the first moderns poets-philosophers. Due to that, the aim of the presente work is to relate both authors: the philosopher and the poet. Each of them themed the aesthetic their way. Kant did it considering the reflective aspect while Hölderlin considered the perspective of poetic thought as produtive capacity. In order to demonstrate some specific differences between the projects of each author, we’ve exposed kantian’s and hölderlinian’s theories separately. At the beginning we themed the aesthetic foundation of the first and third Kant’s Critique to make explicit the activities of the faculty of the determinative and reflective judgment, through which the argumentation will be built regarding art’s foundation, and the poetry as occupying “the highest position”. On the other hand, in Hölderlin’s aesthetic project, we presented the way from the art’s theoretical assumptions taken out from Kant to the new emphasis the poet gives to the creative activity, producer of poetic genius that, due to the concession of more freedom to the faculty of imagination, exceed what the genius was able to do in Kant’s conception. We conducted a brief presentation of the novel Hyperion by Hölderlin to illustrate this creative ability of the poetic thought. That work, for being inserted in the context of German Idealism, dialogues with the problems discussed during this period. Without intent to a theoretical speculation, Hölderlin poetically shows his conclusions over the task of unification of the oppositions between subject and object, nature and freedom, etc. He can, thus, produce a aesthetic solution that is expressed on the eccentric path’s image lived by the novel’s character, through which he reachs, after some experiences, the dissolution of dissonances, the harmony between nature and freedom, being able to unify the oppositions manifested in it.
Keywords: Poesia
Filosofia
Juízo reflexivo
Via excêntrica
Poetry
Philosophy
Reflective judgment
Eccentric path
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: PASQUALATTO, Tamara Havana dos Reis. Kant e Hölderlin: da reflexão estética ao pensamento poético. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3168
Issue Date: 30-Jun-2017
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tamara_H_R_Pasqualatto_2017.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.