Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3131
Tipo do documento: Dissertação
Title: Proteção integral para adolescentes em conflito com a lei: ambiguidades das práticas e saberes jurídicos em Foz do Iguaçu
Other Titles: Protección integral para los adolescentes en conflicto con la ley: ambigüedades de las prácticas y saberes jurídicos en Foz do Iguaçu
Autor: Engelage, Thiago Pelegrinelli 
Primeiro orientador: Silva, Regina Coeli Machado e
Primeiro membro da banca: Silva, Regina Coeli Machado e
Segundo membro da banca: Volpato, Elaine Cristina Francisco
Terceiro membro da banca: Nihei, Oscar Kenji
Quarto membro da banca: Nicodem, Maria de Fátima Menegazzo
Quinto membro da banca: Fazzi, Rita de Cassia
Resumo: A partir da análise do sistema socioeducativo comandado pela Vara da Infância e da Juventude da comarca de Foz do Iguaçu, foi possível compreender ambiguidades entre as práticas e saberes jurídicos para o adolescente em conflito com a lei e o disposto na Constituição da República Federativa do Brasil e na doutrina da proteção integral ao adolescente. Tais ambiguidades se iniciam com a definição do adolescente pelo critério de idade. Elas se desdobram na exigência com a celeridade dos procedimentos na definição do ato infracional, na internação, no modo como os agentes judiciários pensam e avaliam o adolescente, nas condenações e nos significados do tempo vivido pelos adolescentes e pelos agentes judiciários. Como estratégia metodológica, além das referências analíticas, a construção dos dados foi feita por meio da experiência como advogado nesse contexto, de entrevistas e de fontes primárias, como documentos oficiais e processos que iniciaram tramitação na Vara da Infância e da Juventude de Foz do Iguaçu entre os anos de 2012 e 2014.
Abstract: A partir del análisis de los sistemas socioeducativos conducido por la Jurisdicción de la Infancia y Juventud del distrito de Foz do Iguaçu, fue posible comprender ambigüedades entre las prácticas y saberes jurídicos para el adolescente en conflicto con la ley y el dispuesto Constitución de la República Federativa del Brasil y en la doctrina de protección integral al adolescente. Tales ambigüedades se inician con la definición del adolescente por el criterio de la edad. Ellas se desdoblan en la exigencia con la celeridad de los procedimientos en la definición del acto infraccional, en la internación, en el modo con los agentes judiciales piensan y evalúan el adolescente, en las condenas y en los significados del tiempo vivido por los adolescentes y por los agentes judiciales. Como estrategia metodológica, además de las referencias analíticas, la construcción de los datos se ha hecho por medio de experiencia como abogado en este contexto, de entrevista de fuentes primarias, como documentos oficiales y proceso que iniciaron tramitación en la Jurisdicción de la Infancia y Juventud de Foz do Iguaçu entre los años de 2012 y 2014.
Keywords: Adolescentes
Ato infracional
Práticas e saberes jurídicos
Acto infracional
Prácticas e saberes jurídicos
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS :: DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: ENGELAGE, Thiago Pelegrinelli. Proteção integral para adolescentes em conflito com a lei: ambiguidades das práticas e saberes jurídicos em Foz do Iguaçu. 2017. 156 f.. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3131
Issue Date: 24-Mar-2017
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago_P_Engelage_2017.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons