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dc.creatorVedana, Gilmar Antônio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3959431443402171por
dc.contributor.advisor1Mello, Gilmar Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/439646689468920por
dc.contributor.referee1Mello, Gilmar Ribeiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/439646689468920por
dc.contributor.referee2Moraes, Marcelo Lopes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4327669569352436por
dc.contributor.referee3Canopf, Liliane-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2258231016603094por
dc.date.accessioned2017-09-06T13:28:28Z-
dc.date.issued2017-02-13-
dc.identifier.citationVEDANA, Gilmar Antônio. Custo Brasil, gestão e desenvolvimento das indústrias de médio porte do Sudoeste do Paraná. 2017. 141 f. Dissertação( Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3038-
dc.description.resumoOs altos custos produtivos no Brasil rendem vários debates. O presente trabalho tem o objetivo de verificar a relação das variáveis do Custo Brasil na gestão e desenvolvimento das indústrias de médio porte do Sudoeste do Paraná. Para tanto, trabalhou-se no referencial teórico o conceito de Custo Brasil e seus componentes: Logística e infraestrutura brasileira; Carga Tributária Brasileira; Encargos e Leis Trabalhistas no Brasil; Energia Elétrica; Telecomunicações; Juros (custo de capital); Burocracia; Corrupção; e Instabilidade da moeda; Desenvolvimento industrial no contexto do desenvolvimento regional, destacando o cenário industrial estadual e da Região Sudoeste do Paraná; e as estratégias competitivas que podem ser desenvolvidas pelas empresas para manterem-se competitivas: variáveis planejamento estratégico, capital intelectual, marketing, tecnologia/inovação, qualidade, importação, redução de custos, exportação, planejamento tributário e parcerias/terceirização. Utilizou-se uma abordagem quantitativa com o emprego da regressão e concomitantemente usou-se uma abordagem qualitativa. O estudo foi realizado com 32 indústrias do Sudoeste do Paraná. O perfil da amostra é de predominância moveleira, tempo médio de 24 anos de existência, gerando quase 9.000 empregos diretos e faturando em média R$ 27 milhões ao ano. Com a pesquisa detectou-se que o Custo Brasil explica as variações da variável competitividade nacional, mostrando-se contrário aos estudos apontados na literatura, no qual a amostra evidencia que elevando o Custo Brasil aumenta a competitividade nacional das indústrias. Verificou-se que o Custo Brasil nas indústrias da amostragem chega a 50,4% de sua receita líquida. O componente que mais contribui para a formação do Custo Brasil é a carga tributária e o de menor impacto é a instabilidade da moeda. Detectou-se também que as variáveis marketing e redução de custos explicam a variação no Custo Brasil, sendo que, investindo em marketing aumenta o Custo Brasil e reduzindo os custos automaticamente reduz o Custo Brasil. Em relação à adoção de estratégias competitivas notou-se que as indústrias da amostra investem em qualidade e redução de custos. Já as estratégias menos utilizadas são as ligadas ao comércio exterior. Percebeu-se que as indústrias fazem uso de várias ações estratégicas mas há uma gama muito grande de estratégias que ainda não são utilizadas e que poderiam auxiliar no desenvolvimento da organização e minimizar os efeitos do Custo Brasil.por
dc.description.abstractThe high production costs in Brazil give rise to several debates. The present work has the objective of verifying the relation of the variables of Brazil Cost in the management and development of the medium-sized industries of the Southwest of Paraná. For this purpose, we worked on the theoretical framework the concept of Brazil Cost and its components: Logistics and Brazilian infrastructure; Brazilian Tax Charge; Labor Charges and Laws in Brazil; Electricity; Telecommunications; Interest (cost of capital); Bureaucracy; Corruption; And Instability of the currency; Industrial development in the context of regional development, highlighting the state industrial scenario and the Southwest Region of Paraná; And competitive strategies that can be developed by companies to remain competitive: variables strategic planning, intellectual capital, marketing, technology / innovation, quality, import, cost reduction, export, tax planning and partnerships / outsourcing. A quantitative approach was used with the use of regression and a qualitative approach concomitantly. The study was conducted with 32 industries from the Southwest of Paraná. The sample profile is predominantly in furniture sector, averaging 24 years of existence, generating almost 9,000 direct jobs and earning an average of R $ 27 million a year. With the research it was detected that the Brazilian Cost explains the variations of the national competitiveness variable, contrary to the findings of the literature, where the sample shows that raising the Brazil Cost increases the national competitiveness of the industries. It was verified that Brazil Cost in the sampling industries reaches 50.4% of its net revenue. The component that contributes most to the formation of the Brazil Cost is the tax burden and the one of smaller impact is the instability of the currency. It was also found that the variables marketing and cost reduction explain the variation in Brazil Cost, and, by investing in marketing, increases Brazil Cost and reducing costs automatically reduces Brazil Cost. Regarding the adoption of competitive strategies, it was understood that the sample industries invest in quality and cost reduction. The least used strategies are those related to foreign trade. It was noticed that the industries make use of several strategic actions but there is a very great range of strategies that are still not used and that could help in the development of the organization and to minimize the effects of the Brazil Cost.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2017-09-06T13:28:28Z No. of bitstreams: 2 Gilmar A. Vedana 2017.pdf: 1424196 bytes, checksum: e89d23d6e027a5dde487391156ba818b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectCusto Brasilpor
dc.subjectEstratégias competitivaspor
dc.subjectGestão e desenvolvimentopor
dc.subjectCompetitivenesseng
dc.subjectBrazil costeng
dc.subjectCompetitive strategieseng
dc.subjectManagement and developmenteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleCusto Brasil, gestão e desenvolvimento das indústrias de médio porte do Sudoeste do Paranápor
dc.title.alternativeBrazil cost, management and development of medium-sized industries of the Southwest of Paranáeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (FBE)

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