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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/2985
Tipo do documento: Dissertação
Title: A luta internacional dos trabalhadores em educação: um estudo sobre os sindicatos em educação pública da fronteira Brasil-Paraguai-Argentina.
Other Titles: The international fight of workers in education: a study on the unions in public education of the Brazil-Paraguay-Argentina border
Autor: Kasper, Sandra Regina Severo 
Primeiro orientador: Souza, Silvana Aparecida de
Primeiro membro da banca: Souza, Silvana Aparecida de
Segundo membro da banca: Martins, José Fernando
Terceiro membro da banca: Gonçalves, Sebastião Rodrigues
Quarto membro da banca: Friggeri, Félix Pablo
Resumo: Nesta dissertação de mestrado delimitamos o estudo na comparação das estruturas de organização formal de sindicatos em educação da fronteira Brasil-Paraguai-Argentina, com o objetivo geral de verificar se há indícios de articulação internacionalista dentre sindicatos dos trabalhadores da educação pública nesta região. O recorte do estudo comparado se deu nas estruturas de organização formal da Unión Nacional de Educadores, Sindicato Nacional, Comité de Base Ciudad del Este-Alto Paraná-Paraguai (doravante denominada UNE-SN-CDE), da APP-Sindicato dos trabalhadores em eduacação pública do Paraná-núcleo sindical de Foz do Iguaçu-Paraná-Brasil (doravante denominada APP-FI) e da Unión de docentes de la província de Misiones (doravante denominada U.D.P.M.-PI) Departamento Sindical de Puerto Iguazú-Misiones-Argentina. Os questionamentos centrais deste estudo foram: as estruturas formais desses sindicatos revelam indícios de iniciativas internacionalistas entre sindicatos de trabalhadores em educação da fronteira Foz do Iguaçu-Brasil, Ciudad del Este-Paraguai e Puerto Iguazú-Argentina? Quais as semelhanças e quais as diferenças nas estruturas organizativas formais desses sindicatos? A compreensão inicial é que estes sindicatos tinham em comum à proximidade territorial, dada pela fronteira Brasil-Paraguai-Argentina. Elegemos como método de pesquisa o Materialismo Histórico Dialético, as categorias gerais que nortearam o estudo foram a práxis, a totalidade e a contradição. Analisamos mediante uma revisão de literatura, as categorias de conteúdo: nacionalismo, internacionalismo proletário, as I, II, III e IV edições da Associação Internacional dos Trabalhadores (1º capítulo), a produção científica brasileira sobre internacionalismo proletário, na atualidade (2º capítulo). Através dos recursos metodológicos de entrevistas e análise documental, realizamos a análise comparativa: das histórias orais, das estruturas de organização formal e de documentos dos sindicatos UNE-SN-CDE, APP-FI e U.D.P.M.-PI evidenciando as articulações internacionalistas encontradas (3º capítulo). Os resultados do estudo demonstraram que existem poucas, eventuais, individualizadas, descontínuas e esparsas iniciativas de articulação internacionalista, materializadas na forma de reuniões, encontros e participação em seminários e congressos.
Abstract: This máster thesis delimits the comparative study of the structures of formal organization of unions in education of the Brazil-Paraguay-Argentina border, with the general objective of verifying if there is evidence of internationalist articulation among unions of public education workers in this region. The cut of the comparative study occurred in the formal organizational structures of the National Union of Educators, National Union, Ciudad del Este-Alto Paraná-Paraguay Base Committee (hereinafter UNE-SN-CDE), APP- Union of workers in education (hereinafter referred to as APP-FI) and the Union of Teachers of the Province of Misiones (hereinafter UDPM-PI), the Trade Union Department of Puerto Iguazú-Misiones-Argentina. The central question of this study was: do the formal structures of these unions reveal evidence of internationalist initiatives among workers' unions in the education of the Foz do Iguaçu-Brazil, Ciudad del Este-Paraguay and Puerto Iguazú-Argentina frontiers? What are the similarities and differences in the formal organizational structures of these unions? The initial understanding is that these unions had in common the territorial proximity, given by the Brazil-Paraguay-Argentina border. We chose as method of research the Historical Dialectical Materialism, the general categories that guided the study were praxis, totality and contradiction. We analyze the categories of content: nationalism, proletarian internationalism, I, II, III and IV editions of the International Workers' Association (1st chapter), the Brazilian scientific production on proletarian internationalism, currently (2nd chapter). Through the methodological resources of interviewing and documentary analysis, we performed the comparative analysis of oral histories, formal organization structures and union documents UNE-SN-CDE, APP-FI and UDPM-PI evidencing the internationalist articulations found (3rd chapter). The results of the study show that there are few, occasional, individualized, discontinuous and sparse internationalist articulation initiatives, materialized in the form of meetings, meetings and participation in seminars and congresses.
Keywords: Nacionalismo
Internacionalismo proletário
Sindicatos
Educação
Nationalism
Proletarian Internationalism
Trade unions
Education
CNPq areas: Sociedade : Cultura : Fronteiras
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: KASPER, Sandra Regina Severo. A luta internacional dos trabalhadores em educação: um estudo sobre os sindicatos em educação pública da fronteira Brasil-Paraguai-Argentina.. 2017. 232 f.. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/2985
Issue Date: 9-May-2017
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

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