Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2574
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDomingos, Hêlena Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925677754229260por
dc.contributor.advisor1Moraes, Denise Rosana da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6545283027670184por
dc.contributor.referee1Ozelame, Josiete Kaminski Corso-
dc.contributor.referee2Teruya, Teresa Kasuko-
dc.date.accessioned2017-07-10T19:07:31Z-
dc.date.available2016-04-10-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.citationDOMINGOS, Hêlena Paula. Viva o cinema e a arte literária na formação interdisciplinar de professores/as. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2574-
dc.description.resumoA convergência da globalização e da revolução tecnológica configura um novo ecossistema de linguagens e escritas contemporâneo. A visualidade eletrônica é parte constitutiva da visibilidade cultural. Esta pesquisa investiga a inserção da mídia cinema no campo educacional em um movimento interdisciplinar com a formação de professores/as e seus contextos de trabalho, sob uma abordagem multiperspectívica. Parte do seguinte problema: Como a mídia cinema contribui para uma leitura crítica da realidade? Como corpus metodológico de análise seleciona os filmes Frankenstein (2004), de Mary Shelley (1797-1851) e 1984 (1984), oriundo da obra literária homônima de George Orwell (1903-1950). Busca aporte teórico e metodológico no campo axiológico dos Estudos Culturais, nas bases da pesquisa-ação, nos modos de endereçamento e análise fílmica. Considera a formação de professores/as como possibilidade de problematizar a mídia cinema e sua perspectiva pedagógica e interdisciplinar.por
dc.description.abstractThe confluence of globalization and the revolution of technology sets a new ecosystem of languages and writing that is contemporary. The eletronic visuality is a constitutive part of cultural visibility. This research investigates the insertion of the media cinema in the educational field using an interdisciplinary approach with teacher training and the context of these educators in mind, through a multi perspectivistic approach. It is set by the following problem: How the media cinema contributes to a critical reading of reality? How the methodological corpus of analysis selects the movies Frankenstein (2004), by Mary Shelley (1797-1851) and "1984" (1984), resulted from the literary work with the same name by George Orwell (1903-1950). It seeks theoretical framework and methodology in the axiological field of Cultural Studies, in the basis of action research and the ways of addressing, which film analysis centers in the cultural production, to the visual text itself and its reception, by the public. This investigation considers the teachers training as a possibility of question the media cinema and its pedagogical interdisciplinary perspective.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T19:07:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Helena Paula Domingos2.pdf: 1086891 bytes, checksum: be600aad5f03455e49b98be4fb0282cc (MD5) Previous issue date: 2016-02-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectformação de professores/aspor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjectmídia cinema, estudos culturaispor
dc.subjectteacher trainingeng
dc.subjectinterdisciplinarityeng
dc.subjectmedia cinemaeng
dc.subjectcultural studieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS:EDUCACAOpor
dc.titleViva o cinema e a arte literária na formação interdisciplinar de professores/aspor
dc.title.alternativeLive the cinema and the literary art in the interdiscipinary teachers trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Helena_Domingos_2016.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.