Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2570
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorIvanoski, Nicolle Marra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4579431081631594por
dc.contributor.advisor1Martins, Fernando José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438por
dc.contributor.referee1Moraes, Denise Rosana da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6545283027670184por
dc.contributor.referee2Souza, Maria Antônia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0541520648901085por
dc.date.accessioned2017-07-10T19:07:30Z-
dc.date.available2015-10-08-
dc.date.issued2015-03-16-
dc.identifier.citationIVANOSKI, Nicolle Marra. Movimento social, escola e formação: um olhar a partir do IALA Amazônico. 2015. 166 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Foz do Iguaçu, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2570-
dc.description.resumoO presente trabalho visa analisar quais são os processos formativos a partir de uma realidade específica o Instituto de Agroecologia Latino Americano IALA Amazônico. Para tanto, inicialmente são estabelecidos alguns pressupostos fundamentais; o primeiro está relacionado à importância de compreender o papel dos movimentos sociais e a consolidação da luta internacional da Via Campesina, tomando como ponto central as raízes de luta latino-americanas e a expressividade do MST. Detalhando a história do movimento, suas ações coletivas e os elementos pedagógicos que constituem as práticas educativas formais e não formais. Defendendo a centralidade do trabalho enquanto princípio educativo em toda extensão da obra, serão sistematizadas questões e delineados os fundamentos referentes aos princípios que compõem os processos de formação humana. A partir daí, são elencadas categorias de análise fundamentais para descrever e analisar a concepção e a organização dos processos formativos do IALA Amazônico. São elas: Auto-organização; Omnilateralidade; Trabalho e Práxis. Para categorizar e analisar os processos formativos e os princípios educativos do IALA Amazônico foi realizada uma pesquisa de campo e, por meio de entrevistas e de observações, são demonstrados os elementos que evidenciam que tais categorias fazem parte da estratégia metodológica do IALA Amazônico que, diferentemente das práticas educativas que permeiam a sociedade capitalista, consideram a formação do sujeito na coletividade e resgatam a dimensão educativa do trabalho como categoria teórica e prática. Dadas as principais características, são delineados os limites e os desafios referentes à tarefa de consolidar um espaço de formação contra hegemônico com vistas à transformação social.por
dc.description.abstractThis work aims to analyze what the formative processes from a very specific reality are the Latin American Institute of Agroecology - Amazonian IALA. For this purpose, some basic premises will be established initially; the first one is related to the importance of comprehending the role of social movement and the strengthening of the Via Campesina international struggle, taking the roots of the Latin-American fight and MST s expressiveness as the main point, detailing the movement s history, its collective actions and the pedagogical elements that compose its formal and non formal educational practices as well. The principle grounds of human formation process and some questions on this matter will be drawn since we defend the centrality of work as an educational principle in this research. Thenceforth, in order to describe and analyze the concept and the organization of the formation processes of the Amazonian IALA, we present some fundamental categories of analyses, such as Self-organization; Omnilateralism; Work and praxis. Through interviews and observations done in field, we attempt to demonstrate the elements that evince these categories as part of the methodological strategies carried in the Amazonian IALA which, differently from the educational practices enrooted in the capitalistic society, consider the collectivity as part of the subject formation and retrieve the educative dimension of work as a theoretical and practical category. Given the main characteristics, challenges and limits of entrenching a counter-hegemonic space of formation aiming to social transformation will be presented too.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T19:07:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO NICOLLE MARRA IVANOSKI2.pdf: 3628376 bytes, checksum: 17aca111a6601d71609edcded07a5945 (MD5) Previous issue date: 2015-03-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectprocessos formativospor
dc.subjectmovimentos sociais - América Latinapor
dc.subjectIALA Amazônicopor
dc.subjecttrabalhadores rurais - Educação - Brasilpor
dc.subjectformation processeseng
dc.subjectsocial movementeng
dc.subjectAmazonian IALAeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS:SOCIOLOGIApor
dc.titleMovimento social, escola e formação: um olhar a partir do IALA Amazônicopor
dc.title.alternativeSocial movement, school and formation: an outlook from Amazonian IALAeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Nicolle_Ivanoski_2015.pdf3.54 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.