Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/2567
Tipo do documento: Dissertação
Title: Céus Sobre as fronteiras: um estudo sobre astronomia Avá-Guarani, multiculturalidade e suas representações
Other Titles: Skys on the border: a study on Ava-Guarani astronomy, multiculturalism and its representations
Autor: Tavares, Aroldo da Silva 
Primeiro orientador: Santos, José Carlos dos
Primeiro membro da banca: Klauck, Samuel
Segundo membro da banca: Fagundes, Bruno Flávio Lontra
Resumo: Esta dissertação apresenta-se como um estudo interdisciplinar baseado, principalmente na metodologia proposta pela micro-história. Tendo como problemática central as reminiscências da astronomia Avá-Guarani e sua transmissão, tanto na educação formal quanto na informal. O objeto de estudo foi os Avá-Guarani da aldeia Tekoa Ocoy e, principalmente, os alunos e servidores do Colégio estadual Indígena Teko Ñemoingo. No entanto, as discussões se estenderam pela região da tríplice fronteira, em especial, a cidade de Foz do Iguaçu. Buscamos uma aproximação dos sujeitos reais e também uma análise dos discursos emitidos por eles e sobre eles. Também verificamos algumas construções e usos feitos por essas representações, tanto pelos indivíduos quanto pelas instituições e grandes projetos. Apontamos a astronomia Avá-Guarani como característica cultural fundamental que, ao ser preservada, ressignificada e transmitida, torna-se um elemento de formação identitária. Verificamos uma cultura indígena em transformação que, ao entrar em contato com outras formas de saber, sobretudo o escolar, o não indígena, ela se adapta. A astronomia nos revelou sujeitos reais e sua cultura dinâmica, existindo na fronteira, no mais amplo sentido, territorial, cultural, e econômico, ressignificando sua existência e identidade a cada dia.
Abstract: This dissertation presents itself as an interdisciplinary study mainly based on the methodology proposed by the micro history. With the central issue reminiscences of astronomy Avá-Guarani and its transmission, both in formal and in informal. The object of study was the Avá-Guarani-village Tekoa Ocoy and mostly students and state servers Indigenous Teko Ñemoingo College. However, the discussions extended by the tri-border region in particular the city of Foz do Iguaçu. We seek a real subjects of approach and also an analysis of speeches issued by them and about them. We also found some buildings and uses made by such representations, both by individuals and by institutions and large projects. Aim Avá-Guarani astronomy as the fundamental cultural feature to be preserved, and transmitted redefined, becomes an identity-forming element. We note, an indigenous culture in transformation, to get in touch with other forms of knowledge, especially the school, the non-indigenous she adapts. Astronomy showed us a real subjects and its dynamic culture, existing at the border, in the broadest sense, territorial, cultural, and economic, that redefining their existence and identity every day.
Keywords: astronomia Avá-Guarani
multiculturalidade
educação indígena
aldeia Tekoa Ocoy
astronomy Avá-Guarani
multiculturalism
indigenous education
village Tekoa Ocoy.
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS:ANTROPOLOGIA:ETNOLOGIA INDIGENA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: TAVARES, Aroldo da Silva. Céus Sobre as fronteiras: um estudo sobre astronomia Avá-Guarani, multiculturalidade e suas representações. 2015. 157 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Foz do Iguaçu, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2567
Issue Date: 27-Mar-2015
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Aroldo_Tavares_2015.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.