Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2242
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGibbert, Giane Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8661418458073438por
dc.contributor.advisor1Batista, Alfredo Aparecido-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707399D9por
dc.contributor.referee1Santos, Ariovaldo de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1391366002310803por
dc.contributor.referee2Colognese, Sílvio Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795721Y4por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:33:39Z-
dc.date.available2008-12-10-
dc.date.issued2008-06-19-
dc.identifier.citationGIBBERT, Giane Maria. Reform of the State in Brazil and the outsorcing process of the social services: a study at New School magazine. 2008. 156 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e do Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2242-
dc.description.resumoEste trabalho dissertativo analisa em que medida as atividades desenvolvidas pelo Terceiro Setor, na dimensão da práxis com conteúdos conservadores dos executores em questão, têm contribuído para efetivar ações teórico-práticas para manter a estrutura da sociedade capitalista, em conformidade com autorização e financiamento pelo Estado. A pertinência da realização deste estudo tem relação direta com a necessidade pessoal e profissional em compreender e analisar este movimento e suas determinações, possibilitando contribuir com o debate presente e futuro sobre os direitos sociais. Para atender e responder ao objeto de pesquisa, traçamos como objetivo geral: apreender, por meio dos conteúdos impressos da Revista Nova Escola, editada pela Fundação Victor Civita, os elementos que alimentam e reforçam a difusão de uma forma de pensar o campo dos direitos. Para isso, utilizamos, como fonte de pesquisa empírica, a revisão bibliográfica nos documentos impressos do veículo de comunicação Revista Nova Escola, no período compreendido entre fevereiro de 1998 e dezembro de 2007. Para mediar o objetivo geral, referenciamos como objetivos específicos, a identificação, na literatura, de diferentes compreensões que tratam do conceito de cidadania e verificação de quais atividades são viabilizadas na concretização da relação cidadania/Terceiro Setor, na Revista Nova Escola. A apreensão e análise deste movimento evidenciaram a existência de tendências, orientadas pelos postulados neoliberais, no período pós 1990, de retrocesso dos direitos sociais e de terceirização na prestação dos serviços sociais, agora executados por organizações do Terceiro Setor . Também, possibilitou-nos abordar as mediações que articulam e estruturam o conceito de Terceiro Setor , bem como o seu curso real e o seu uso ideológico-político no trato das manifestações da questão social. Assim, identificamos que o Terceiro Setor e o inovado discurso da cidadania são novos instrumentos sutis de dominação utilizados pela classe dominante (burguesia) a fim de dar continuidade no processo de acumulação do capital, o que acaba interferindo no entendimento do que é conquistar e ampliar direitos, fortalecendo, desta forma, a manutenção do projeto societário burguês e criando, no campo ideológico, uma relação cidadania/ajuda. Por meio do discurso competente de vários especialistas da área da educação, a classe dominante, com o apoio do Estado, consegue dominar o campo psicológico da classe trabalhadora, apropriando-se da subjetividade e da objetividade desta. Assim, o veículo de comunicação Revista Nova Escola, pela coação psicológica, pela manipulação da opinião pública e pela divulgação de processos de aprendizagem, contribui para o processo de reprodução social, por meio da manutenção e aceitação da ordem social. Diante disso, podemos afirmar que, a partir de referenciais teórico-metodológicos, a Revista Nova Escola caracteriza-se como material ideológico eficaz para a manutenção da ordem social vigente, sintonizando-se com a história do exercício de hegemonia de determinadas classes sociais que se têm utilizado de diferentes estratégias para conservar, legitimar e ampliar o seu lastro de poder.por
dc.description.abstractThis research paper analyzes in what measured the activities developed for the Third Sector, in the dimension of the praxis with conservatives contents of the executors in question, have contributed to accomplish actions theoretician-practical to keep the structure of the capitalist society, in compliance with authorization and financing for the State. The relevancy of the accomplishment of this study has direct relation with the personal and professional necessity in understanding and analyzing this movement and its determination, making possible to contribute with the present and future debate on the social rights. To answer to the research object, we trace as objective generality: to apprehend, through of the contents printed matters of the New School Magazine, edited for the Foundation Victor Civita, the elements that they feed and they strengthen the diffusion of a form to think the field of the rights. For this, we use, as source of empirical research, the bibliographical revision in documents printed matters of the vehicle of communication New School Magazine, in the period understood between February 1998 and December 2007. To mediate the general objective, we establish as objective specific, the identification, in the literature, of different understandings that deal with the citizenship concept and verification of which activities is made possible in the concretion of the relation citizenship/Third Sector, in the New Magazine School. The apprehension and analysis of this movement had evidenced the existence of trends, guided for the neoliberal postulates, in the period after 1990, of retrocession of the social rights and outsourcing in the installment of the social services, now executed for organizations of the Third Sector . Also, it made possible to approach us the mediations that articulate and structuralize the concept of Third Sector , as well as its real course and its use ideological-politician in the treatment of the manifestations of the social matter. Thus, we identify that the Third Sector and innovated speech of the citizenship is new subtle instruments of domination used by the ruling class (bourgeoisie) in order to give continuity in the process of accumulation of the capital, what finishes intervening with the agreement of what is to conquer and to extend right, fortifying, in such a way, the maintenance of the bourgeois societary project and creating, in the ideological field, a relation citizenship/help. Through of the competent speech of some specialists of the area of the education, the ruling class, with the support of the State, obtains to dominate the field psychological of the diligent classroom, assuming itself of the subjectivity and the objectivity of this. Thus, the vehicle of communication New School Magazine, for the psicology coercion, the manipulation of the public opinion and for the spreading of learning processes, contributes for the process of social reproduction, Through of the maintenance and acceptance of the social order. Ahead of this, we can affirm that, from referencial theoretician-methodological, the New School Magazine is characterized as ideological material efficient for the maintenance of the effective social order, syntonizing itself with the history of the exercise of hegemony of determined social classrooms that if they have used of different strategies to conserve, to legitimize and to extend its ballast of being able.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:33:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Giane Maria Gibbert.pdf: 526005 bytes, checksum: 73b99ea2b21026842037e23a94b7d310 (MD5) Previous issue date: 2008-06-19eng
dc.description.sponsorshipFundação Araucária-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento regional e do Agronegóciopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegóciopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectReforma do Estadopor
dc.subjectDireitos sociaispor
dc.subjectTerceiro Setorpor
dc.subjectPolíticas sociaispor
dc.subjectAparelho ideológicopor
dc.subjectReform of the Stateeng
dc.subjectSocial rightseng
dc.subjectThird Sectoreng
dc.subjectSocial politicseng
dc.subjectIdeological apparatuseng
dc.subjectReforma administrativapor
dc.subjectPrestação de serviçospor
dc.subjectComunicação de massa - Meios - Aspectos políticospor
dc.subjectOpinão públicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.titleReforma do Estado no Brasil e o processo de terceirização dos serviços sociais: um estudo na revista Nova Escolapor
dc.title.alternativeReform of the State in Brazil and the outsorcing process of the social services: a study at New School magazineeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Giane Maria Gibbert.pdf513.68 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.