Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1811
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPoncio, Anna Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2554423647090942por
dc.contributor.advisor1Lindino, Terezinha Corrêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0049519038542899por
dc.contributor.advisor-co1Lindino, Cleber Antônio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5882513103054906por
dc.contributor.referee1Favero, Eveline-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9345934017792937por
dc.contributor.referee2Santos, Ricardo dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9119650430173517por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:01:54Z-
dc.date.available2016-04-26-
dc.date.issued2015-07-24-
dc.identifier.citationPONCIO, Anna Paula. O senso de cidadania ambiental na sociedade contemporânea: estudo de caso realizado no município de Céu Azul-PR. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1811-
dc.description.resumoEm tempos de crescente preocupação com a questão ambiental, esta pesquisa procurar verificar quais são as ações que legitimam a ideia da Educação Ambiental como estimuladora de atitudes ambientais individuais e coletivas na sociedade contemporânea. Para tanto, procuraremos abordar a formação da sociedade contemporânea (que se fundamenta na mercantilização e na cultura do consumo) como prática e o conceito de sujeito ecológico (defendido por Carvalho, 2001), como parâmetro teórico. De pronto, podemos afirmar que atualmente o comportamento das pessoas é influenciado pelas chamadas necessidades desnecessárias e, contra esta lógica, a Educação Ambiental (EA) surge como instrumento capaz de modificar o padrão das relações socioambientais, por meio da efetivação das ações estabelecidas no conceito de cidadania ambiental, próximas às do conceito de sujeito ecológico. Este cidadão desponta como um ser capaz de atuar frente às regras conferidas pelo sistema vigente, empoderados pela pretensão libertária das fronteiras existentes, constituindo-se como parte de uma nova perspectiva para a ação política ambiental em exercício. Assim, o estudo foi realizado no Município de Céu Azul/PR, por meio da pesquisa Survey, com aplicação de 2.345 questionários, com 24 perguntas fechadas. A escolha desse município ocorreu de forma intencional, uma vez que o local apresenta um diferencial ambiental que é a presença do Parque Nacional do Iguaçu em 72% do seu território. Os dados coletados foram analisados estatisticamente com o auxílio dos Softwares Microsoft Office Excel® (2007) e IBM SPSS® Statistical Package for the Social Sciences (versão 21) e por meio da técnica de Análise de Conteúdo, cujo objetivo foi averiguar se o padrão de consumo imposto pelo sistema socioeconômico capitalista está arraigado na população escolhida. A partir das informações coletadas, podemos concluir que a população se preocupa com as questões ambientais pesquisadas; mas, não as reflete e nem se envolve por completo. Neste sentido, defendemos neste estudo a necessidade de que haja mudança no comportamento e no desenvolvimento de práticas realizadas em prol do ambiente e da preservação ambiental pelos participantes, pois, os danos causados ao ambiente ainda são vistos como um problema alheio à responsabilidade de cada um.por
dc.description.abstractIn times of increased preoccupation with environmental issues, this research aims to verify which are the actions that legitimize the idea of Environmental Education as stimuli for individual and collective environmental attitudes. For that, we look to approach the formation of present society (which fundaments in the marketization and consumption culture) as a practice and the concept of ecological subject (defended by Carvalho, 2001), as a theoretical parameter. As such, we can affirm that currently the behaviour of people is influentiated by the so called unnecessary necessities, and, against that logic, the Environmental Education comes as an instrument capable of modifying the pattern of social and environmental relations, by effecting the established actions at the concept of environmental citizenship, next to the concept of environmental subject. This citizen blooms as a being capable of acting to the rules presented by the ruling system, empowered by the libertary pretension of the existing borders, constituting itself as a part of a new perspective to the environmental and political act in place. So being, the practical part of the work was performed (em português o resumo foi alterado, precisa alterar aqui também) in the city of Céu Azul/PR, by Survey, with the application of 2.345 questionnaires, with 24 closed questions. The choosing of this city happened intentionally, once this town presents an environmental twist, the presence of the Iguacu National Park in 72% of its territory. The collected data was analysed statistically with the help of Microsoft Office Excel® (2007) and IBM SPSS® Statistical Package for the Social Sciences (version 21) and by the Content Analysis technique, in which objective was to averigate the consumption pattern imposed by the capitalist economical system that is drenched in the choosing population. Parting from the collected information, we can conclude that the population cares with the environmental issues surveyed; but doesn t apply them or completely get involved. In this sense, we defend in this study the necessity of changes in behaviour and practices development for the sake of the environment and the environmental preservation by its participants, because the damages are still seen as not an individual responsibility issue.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:01:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Anna Paula Poncio.pdf: 1987498 bytes, checksum: 5b331fd464f76dcbb434f65ddb63378a (MD5) Previous issue date: 2015-07-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectConsumismopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPreservação ambientalpor
dc.subjectSustentabilidade socialpor
dc.subjectConsumerismeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEnvironmental preservationeng
dc.subjectSocial sustainability  eng
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titleO senso de cidadania ambiental na sociedade contemporânea: estudo de caso realizado no município de Céu Azul-PRpor
dc.title.alternativeThe sense of environmental citizenship in the contemporary society: case study performed at the town of Céu Azul-PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledo-
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais (TOL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Anna Paula Poncio.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.