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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação na Casa Familiar Rural de Capanema/PR: práticas educativas de educação rural ou educação do campo?
Autor: Silva, Felipe Alexandre da 
Primeiro orientador: Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
Primeiro membro da banca: Antonio, Clésio Acilino
Segundo membro da banca: Hauresko, Cecilia
Resumo: É notório que o campo brasileiro está arraigado em um processo histórico de exploração dos trabalhadores e submissão dos seus sujeitos. Logo, a educação ofertada a estes sujeitos apresentou inúmeras defasagens pedagógicas e dissonâncias sociais, principalmente até o final do século XX - quando foi constituída a Educação do Campo no Brasil. Este modelo de educação surgiu a partir de inquietações e lutas dos movimentos sociais perante as práticas pedagógicas inadequadas adotadas aos sujeitos do campo. Contudo, mesmo com a aceitação do Estado em relação à estas medidas - conquistada através de intensa e contínua luta dos movimentos sociais -, ainda não pode-se afirmar que a Educação do Campo está presente em todas as instituições de ensino, mesmo as que se auto-titulam como integrantes deste modelo pedagógico. Desta forma - a partir de leituras, reflexões e de dados coletados em trabalhos de campo realizados no ano de 2014 -, este trabalho tem como intuito averiguar se a Casa Familiar Rural localizada no município de Capanema/PR segue os preceitos da Educação Rural ou da Educação do Campo tanto em suas teorias quanto práticas pedagógicas.
Abstract: It s notorious that the Brazilian countryside is rooted in a historical process of worker exploration and submission of its subjects. Therefore, the offered education to those subjects presented countless pedagogical discrepancies and social dissonances, especially until the end of the XX century when the Countryside Education was constituted in Brazil. This model of education emerged from concerns and struggles of social movements towards the inadequate pedagogical practices adopted to the countryside subjects. However, even with the state s acceptance in relation to these measures achieved through intense and continuous struggles of the social movements it still cannot be stated that the Countryside Education is present in every educational institution, even those that call themselves as members of this pedagogical model. So from readings, reflections and data collected in fieldwork in the year of 2014 -, the present work has intuit to ascertain if the Rural Family House located in Capanema/PR follows the precepts of the Rural Education or the Countryside Education both in its theories and in pedagogical practices.
Keywords: Casa Familiar Rural
Educação do campo
Educação rural
Rural Family House
Countryside education
Rural education
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centros de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Centros de Ciências Humanas
Citation: SILVA, Felipe Alexandre da. Educação na Casa Familiar Rural de Capanema/PR: práticas educativas de educação rural ou educação do campo?. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1146
Issue Date: 25-Aug-2015
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

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