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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/1022
Tipo do documento: Dissertação
Title: Investigação sobre materiais manipuláveis e jogos de matemática utilizados por professores no ensino de crianças surdas nos anos iniciais
Other Titles: Research on manipulative materials and mathematical games used by teachers in teaching deaf childres in the early years
Autor: Fernando, Odete Agostinho 
Primeiro orientador: Boscarioli, Clodis
Primeiro coorientador: André, Tamara Cardoso
Primeiro membro da banca: Bassoi, Tânia Stella
Segundo membro da banca: Porto, Maria das Graças Cleophas
Resumo: Esta dissertação aborda os materiais manipuláveis e jogos usados na educação de matemática de crianças surdas. A investigação partiu da seguinte questão: como os jogos e materiais manipuláveis são utilizados no ensino de matemática de crianças surdas? Para responder esta e outras questões, foram realizadas entrevistas com as professoras de três centros de educação de surdos. O objetivo geral foi analisar os jogos e materiais manipuláveis utilizados pelas professoras de matemática em escolas de educação de surdos de Cascavel e Foz do Iguaçu. Para a escolha das escolas foram utilizados os seguintes critérios: escolas somente para surdos, escolas bilíngues, escolas com professores que usam jogos no ensino de matemática para alunos surdos. Primeiramente, o trabalho trata do histórico da educação de surdos e apresenta as três principais abordagens: oralismo, comunicação total e bilinguismo. O oralismo defende que a fala seja ensinada para o surdo. A comunicação total aceita todos os tipos de comunicação. Não é considerada uma abordagem recomendável, por não ser sintetizada. O bilinguismo, aqui defendido, parte do ensino da língua de sinais como primeira língua e o ensino da língua portuguesa como segunda língua na modalidade escrita. Tal abordagem é considerada mais adequada à educação de surdos. É necessário considerar que os surdos aprendem de modo diferente dos ouvintes. Os surdos precisam de uma educação visual. Para abordar os jogos e materiais manipuláveis no ensino de matemática, são adotadas as teorias de Piaget e Vygotsky. Piaget é o ponto de partida para entender o brincar e a construção do número pela criança. A teoria de Vygotsky ajuda a compreender a importância da língua de sinais para que o ensino seja significativo para a criança surda. Conclui-se que os jogos são indispensáveis na vida das crianças surdas e ouvintes, pois influenciam no desenvolvimento e na construção do número.
Abstract: This dissertation discusses how manipulable materials and games have been used in math education for deaf children. The question of this work was: how games and manipulative materials are used in mathematics education for deaf children? To answer this and other questions, interviews were conducted with teachers of three deaf education centers. The general objective was to analyze the games and manipulative materials used by math teachers in deaf education in schools of Cascavel and Foz do Iguaçu. To choose the schools the following criteria were used: only schools for the deaf, bilingual schools, schools where teachers use games to teach mathematics to deaf students. First, is presented a historical summary about deaf education and the main approaches: oralism, total communication and bilingualism. The oralist approach defends the teaching of oral speech for the deaf. Total communication defends all types of communication during the educational process of the deaf. Total communication is not recommended, because isn't systematized. In this work the bilingualism is defended. Bilingualism starts with the teaching of the sign language as the first language and of the written form of the portuguese as second language. In order to teach deaf students is necessary to consider that they learn different than listeners. Deaf people need a sensorial education. To address the games and manipulative materials in mathematics education, the theories of Piaget and Vygotsky are adopted. Piaget is the starting point to understand the play and its role in the construction of the number. Vygotsky's theory helps to understand the importance of sign language for a meaningful teaching to the deaf child. We conclude that the games are indispensable in the lives of deaf and hearing children, as they influence the development and the construction of the number.
Keywords: Educação de surdos
Matemática (Ensino fundamental)
Jogos em educação matemática
Materiais Manipuláveis
Vygotsky, L. S. (Lev Semenovich)
Crianças surdas - Educação
Education of the deaf
teaching mathematics
games
manipulable materials
Vygotsky, L. S. (Lev Semenovich)
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO:TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO:EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: FERNANDO, Odete Agostinho. Investigação sobre materiais manipuláveis e jogos de matemática utilizados por professores no ensino de crianças surdas nos anos iniciais. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1022
Issue Date: 17-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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