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dc.creatorCheffer, Marcia Aparecida Hoffmann-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1560974905209346por
dc.contributor.advisor1Silva, SIdnei Celerino-
dc.contributor.advisor-co1Wrubel, Franciele-
dc.contributor.referee1Biavatti, Vania Tanira-
dc.contributor.referee2Wrubel, Franciele-
dc.date.accessioned2025-11-19T11:41:19Z-
dc.date.issued2025-08-20-
dc.identifier.citationCheffer, Marcia Aparecida Hoffmann. Explorando a Autorregulação na Aprendizagem: Uma Análise das Estratégias das Cartas de Gervásio com Discentes de Contabilidade. 2025. 91 f. Dissertação( Mestrado em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8144-
dc.description.resumoA autorregulação da aprendizagem, conforme proposta por Zimmerman (2000), é compreendida como um processo ativo por meio do qual os acadêmicos estabelecem metas para sua aprendizagem, monitoram seu progresso, regulam suas estratégias e avaliam seus resultados. Esse modelo cíclico é composto por três fases principais: a fase de planejamento, a fase de execução e monitoramento, e a fase de autorreflexão. A atuação autorregulatória envolve aspectos cognitivos, motivacionais e comportamentais, sendo considerada fundamental para a aprendizagem autônoma e eficaz no ensino superior. Estudantes que desenvolvem essas habilidades tendem a apresentar maior persistência, motivação intrínseca e melhor desempenho acadêmico. Assim, a promoção da autorregulação deve ser incentivada por meio de práticas pedagógicas intencionais que favoreçam o desenvolvimento dessas competências ao longo da formação acadêmica. Neste contexto, as Cartas do Gervásio ao Seu Umbigo foram utilizadas como uma ferramenta direcionada ao fortalecimento do pensamento crítico, da assertividade e da colaboração integrada em grupo, valorizando a diversidade de perspectivas e a multiculturalidade. Além disso, busca-se fomentar competências sistêmicas, como a aplicação prática do conhecimento, a capacidade de investigar e aprender de forma contínua, a adaptação a novas situações com soluções criativas, a autonomia, e o comprometimento pessoal. Sendo assim, o presente estudo contém três artigos; o artigo um tem como objetivo a revisão bibliográfica com o propósito examinar estudos que abordam o uso de estratégias autorregulatórias, cartas de Gervásio e ensino superior, com o objetivo de promover ambientes de aprendizagem mais eficazes. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Periódicos da CAPES, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL). Foram incluídas publicações com dados primários, nos idiomas português e inglês, publicadas entre 2000 e 2024. Os resultados evidenciaram que, embora existam contribuições relevantes sobre o tema, ainda há uma lacuna de estudos que explorem as estratégias de autorregulação em contextos educacionais diversos. A análise reforça a necessidade de ampliar a produção científica nessa área, bem como diversificar os referenciais teóricos e metodológicos adotados. Conclui-se que a autorregulação da aprendizagem permanece como um campo promissor, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes no ensino superior. O segundo artigo teve como objetivo investigar de que forma as estratégias de autorregulação influenciam o desempenho acadêmico de estudantes do curso de Ciências Contábeis. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e quantitativa, com delineamento tipo survey, e contou com 232 respostas válidas de discentes de instituições públicas, privadas e municipais do estado do Paraná. Os resultados revelaram que as estratégias metacognitivas associadas à autorregulação exercem impacto no desempenho dos estudantes, como engajamento moderado a elevado nas fases de monitoramento e autorreflexão, especialmente por meio da autoavaliação, busca por ajuda e revisão de tarefas. Por outro lado, a etapa de planejamento estratégico apresentou fragilidades, evidenciadas pela baixa frequência na definição de metas e uso de cronogramas. Aspectos externos como cansaço, trabalho e falta de tempo também interferiram no uso dessas estratégias. Apesar disso, muitos participantes demonstraram consciência dessas dificuldades e disposição para superá-las, destacando a relevância das estratégias metacognitivas para o fortalecimento da autonomia e para o sucesso acadêmico. O terceiro artigo teve como objetivo geral analisar como as estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada, orientadas pelas Cartas de Gervásio ao seu Umbigo, aplicadas na disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Ciências Contábeis, proporcionam evolução nas dimensões e fases da autorregulação dos discentes. Os resultados apontaram que o uso das estratégias metacognitivas presentes nas cartas contribuiu para o desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem entre os discentes. Verificou-se progresso nas três fases do modelo de Zimmerman (2000, 2002): na fase de planejamento, os estudantes demonstraram maior clareza na definição de metas e aumento da motivação; na fase de execução, observou-se maior engajamento, adoção de estratégias e redução da procrastinação; e na fase de autorreflexão, identificaram-se posturas mais avaliativas e fortalecimento da autoeficácia. Em outras palavras, a incorporação da prática reflexiva promoveu mudanças nos comportamentos acadêmicos, favorecendo uma aprendizagem mais autônoma, crítica e consciente. Recomenda-se, para estudos futuros, a ampliação da amostra e a aplicação da pesquisa em diferentes cursos.por
dc.description.abstract.por
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-11-19T11:41:19Z No. of bitstreams: 1 Marcia Hoffmann Cheffer.pdf: 1032333 bytes, checksum: 6c235d794a3cca0924bc4fc375d89db6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-19T11:41:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcia Hoffmann Cheffer.pdf: 1032333 bytes, checksum: 6c235d794a3cca0924bc4fc375d89db6 (MD5) Previous issue date: 2025-08-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Contabilidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEstratégias de autorregulaçãopor
dc.subjectCartas de Gervásiopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subject.cnpqCONTROLADORIApor
dc.titleExplorando a Autorregulação na Aprendizagem: Uma Análise das Estratégias das Cartas de Gervásio com Discentes de Contabilidadepor
dc.title.alternativeImpact of Self-Regulation strategies on iacademic performance in accounting courseseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade (CVL)

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