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https://tede.unioeste.br/handle/tede/8115Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Agostini, Saulo Sbaraini | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5602310502720588 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Kahlmeyer-Mertens, Roberto Saraiva | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1160022857910767 | por |
| dc.contributor.referee1 | Gevehr, Thayla Magally | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2448239223047817 | por |
| dc.contributor.referee2 | Moosburger, Laura de Borba | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0823356238105721 | por |
| dc.contributor.referee3 | Felix, Wagner Dalla Costa | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7293060756870545 | por |
| dc.contributor.referee4 | Cardoso Neto, Libanio | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2023864601889243 | por |
| dc.date.accessioned | 2025-11-07T16:29:23Z | - |
| dc.date.issued | 2025-02-26 | - |
| dc.identifier.citation | AGOSTINI, Saulo Sbaraini. A phrónesis nas interpretações fenomenológicas sobre Aristóteles em Martin Heidegger: a reapropriação heideggeriana da Ética a Nicômaco. 2025. 136 p. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8115 | - |
| dc.description.resumo | Esta tese investigou o tema da apropriação do conceito de phrónesis (circunvisão) nas interpretações fenomenológicas de Heidegger sobre Aristóteles. Dentre as obras que abordam o tema, trataremos fundamentalmente de Platão: O Sofista (1924/25) e de GA 19, utilizando como caminho hermenêutico conceitual as preleções precedentes: Interpretações Fenomenológicas de Aristóteles: Introdução à pesquisa fenomenológica (1921-1922), GA 61 e Interpretações fenomenológicas sobre Aristóteles: Indicações da situação Hermenêutica (1922), GA 62 – conhecido como Informe Natorp. A tese defendida é de que a apropriação do conceito de phrónesis da filosofia prática de Aristóteles, por parte de Heidegger, é apropriada existencialmente de modo a mostrar um caminho elementar que repercutirá na analítica existencial em Ser e Tempo (1927). Diante disso isso, a pergunta que guiou a pesquisa foi: Em que sentido a phrónesis interpretada por Heidegger se relaciona com os conceitos fundamentais que Heidegger desenvolve no final da vigésima década do século XX? Para realizar a investigação do trabalho, o objetivo geral foi fundamentar o conceito de phrónesis em meio às interpretações de Heidegger ao “livro VI” da Ética a Nicômaco de Aristóteles, de modo que fosse possível visualizar o emergir da phrónesis como possibilidade de apropriação do fenômeno do ser-aí enquanto todo. Para realizar tal intento, os objetivos específicos foram: explicitar a interpretação de Heidegger a Aristóteles nas preleções prévias a Platão: O Sofista, ou seja, as preleções do início da década de 1920; desenvolver a interpretação fenomenológica de Aristóteles na obra Platão: O Sofista (1924-1925), uma preleção crucial em que Heidegger aprofunda a importância da phrónesis para pensar a filosofia prática existencial; e interpretar a phrónesis como âmbito no qual ser-aí visualiza o seu ser como todo, algo essencial para a analítica existencial de Heidegger, apontando para as bases integradas e transformadas na obra Ser e Tempo. Com o cumprimento desses objetivos, sustentou-se a hipótese de que a phrónesis é um conceito fundamental para se pensar as bases existenciais do ser-aí em meio à lida prática cotidiana, mesmo que, em Aristóteles, a sophia tenha a proeminência diante da phrónesis. Justificou-se, portanto, este trabalho por estas vias: a) Aristóteles é um dos pensadores fundamentais da História da Filosofia, e Heidegger adicionou um realce fundamental em sua filosofia a partir dessas leituras; b) a interpretação hermenêutica heideggeriana sobre Aristóteles fundou a tarefa, explicitada posteriormente em Ser e Tempo (1927), de desconstrução da história da ontologia. Para realização desta tese, metodologicamente, pretendeu-se o cotejo das traduções em língua comparação do texto aristotélico, apropriado por Heidegger, na língua portuguesa e no original portuguesa, espanhola e inglesa com o original alemão, além da leitura e grego. Quanto à fundamentação do conteúdo, a pesquisa foi bibliográfica nas obras fundamentais mencionadas e seu complemento com os comentários dos tradutores, além de artigos e revistas especializadas no pensamento heideggeriano. | por |
| dc.description.abstract | This doctoral thesis investigated the appropriation of the concept of phrónesis (circumvision) in Heidegger's phenomenological interpretations of Aristotle. Among the works that address the topic, we will focus primarily on Plato: The Sophist (1924/1925) and GA 19, using the preceding lectures as a conceptual hermeneutic path: Phenomenological Interpretations of Aristotle: Introduction to Phenomenological Research (1921-1922), GA 61, and Phenomenological Interpretations of Aristotle: Indications of the Hermeneutical Situation (1922), GA 62 – known as the Natorp Report. The thesis defended is that Heidegger's appropriation of the concept of phrónesis from Aristotle's practical philosophy is existentially appropriate to show an elementary path that will reverberate in the existential analytics in Being and Time (1927). Given this, the question that guided the research was: In what sense does the phrónesis interpreted by Heidegger relate to the fundamental concepts that Heidegger develops at the end of the 1920s? To carry out the research, the general objective was to ground the concept of phrónesis in Heidegger's interpretations of Book VI of Aristotle's Nicomachean Ethics, so that it would be possible to visualize the emergence of phrónesis as a possibility of appropriating the phenomenon of being-there. To achieve this, the specific objectives were: to explain Heidegger's interpretation of Aristotle in his lectures prior to Plato: The Sophist, i.e., the lectures from the early 1920s; to develop the phenomenological interpretation of Aristotle in the work Plato: The Sophist (1924-1925), a crucial lecture in which Heidegger deepens the importance of phrónesis for thinking about existential practical philosophy; and to interpret phrónesis as the realm in which being-there visualizes its being as a whole, something essential to Heidegger's existential analytics, pointing to the integrated and transformed foundations in the work Being and Time. With the fulfillment of these objectives, the hypothesis was sustained that phrónesis is a fundamental concept for thinking about the existential foundations of being-there during everyday practical life, even though, in Aristotle, sophia has prominence over phrónesis. This work was therefore justified in the following ways: a) Aristotle is one of the fundamental thinkers in the history of philosophy, and Heidegger added a fundamental emphasis to his philosophy based on these readings; b) Heidegger's hermeneutic interpretation of Aristotle founded the task, later explained in Being and Time (1927), of deconstructing the history of ontology. Methodologically, this thesis sought to compare the portuguese, spanish, and english translations with the original german, in addition to reading and comparing the Aristotelian text, appropriated by Heidegger, in portuguese and in the original greek. As for the content, the research was bibliographic in nature, based on the fundamental works mentioned and supplemented by the translators' comments, as well as articles and journals specializing in Heideggerian thought. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2025-11-07T16:29:23Z No. of bitstreams: 1 Saulo_Agostini_2025.pdf: 1220373 bytes, checksum: bea8134783b083f63a134641d08cff58 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-07T16:29:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Saulo_Agostini_2025.pdf: 1220373 bytes, checksum: bea8134783b083f63a134641d08cff58 (MD5) Previous issue date: 2025-02-26 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciências Humanas e Sociais | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| dc.subject | Phrónesis | por |
| dc.subject | Sophia | por |
| dc.subject | Fenomenologia | por |
| dc.subject | Vida prática | por |
| dc.subject | Circunvisão | por |
| dc.subject | Phenomenology | eng |
| dc.subject | Practical life | eng |
| dc.subject | Umsicht | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
| dc.title | A phrónesis nas interpretações fenomenológicas sobre Aristóteles em Martin Heidegger: a reapropriação heideggeriana da Ética a Nicômaco | por |
| dc.title.alternative | Phronesis in Martin Heidegger's phenomenological interpretations of Aristotle: Heidegger's reappropriation of Nicomachean Ethics | eng |
| dc.type | Tese | por |
| dc.publisher.campus | Toledo | por |
| Appears in Collections: | Doutorado em Filosofia (TOL) | |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
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