Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7917
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSemençato, Fabio Gabriel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4439379553297813por
dc.contributor.advisor1Cardoso Neto, Libanio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023864601889243por
dc.contributor.referee1Bittencourt, Renato Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111por
dc.contributor.referee2Lorenzoni, Anna Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6534743346958799por
dc.contributor.referee3Benvenho, Celia Machado-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9781758140510682por
dc.contributor.referee4Busellato, Stefano-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2233119960100863por
dc.date.accessioned2025-06-18T18:59:04Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationSEMENÇATO, Fabio Gabriel. Música: a arte de expressão da vontade em Arthur Schopenhauer. 2025. 152 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7917-
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma investigação em torno da concepção filosófica dos termos musicais em O Mundo Como Vontade e Como Representação (1819) de Arthur Schopenhauer. Esse tema requer a tarefa correspondente de assimilar a sua compreensão de mundo a partir da dupla acepção observada no título da obra. O espaço de consideração filosófica que o autor destina à música permite-lhe, por conta de sua concepção estético-metafisica, compreender a arte musical como analogia da estrutura metafísica do mundo, escapando às mediações da forma de conhecimento humana. A música, na definição de mundo schopenhaueriana, consegue refletir o mundo em sua essência. O problema da dissertação consiste em indagar se e como, tecnicamente, desde a perspectiva da estrutura da música, a metafísica schopenhaueriana se sustenta. Para elucidar as concepções mencionadas e enfrentar o problema, o primeiro passo é esclarecer o conceito de mundo schopenhaueriano, tendo em vista clarificar sua concepção metafisica como Vontade, que sustenta a tese sobre a música. Em um segundo momento, no intuito especifico de apreender a particularidade da música nessa concepção metafísica, deve-se analisar a maneira por que os conceitos técnicos da teoria musical, utilizados pelo filósofo, demonstrariam a analogia entre música e essência do mundo, sendo esta a questão-chave da investigação. O terceiro passo, por fim, consiste em aprofundar conceitualmente a noção de Vontade schopenhaueriana estabelecendo, com clareza formal, o nexo entre o âmbito físico (pelo qual se dá a sonoridade musical percebida) e o âmbito metafísico (âmbito estético, no qual está incluída a música como arte elevada). Parte-se da hipótese schopenhaueriana de que uma compreensão eficaz acerca do modo-de-ser da música é capaz de mostrar por analogia o que é a Vontade, raiz metafísica do Mundo. Este trabalho tem por objetivo esclarecer como as ocorrências físicas indicadas pela terminologia técnica da teoria musical em Schopenhauer conseguem demonstrar essa noção metafísica. Para obter êxito no desdobramento dessa relação se faz necessário: compreender com efetividade a estrutura da metafísica de Schopenhauer, e o que é, propriamente, a música e qual sua função metafísica nessa tese.por
dc.description.abstractThis paper proposes an investigation into the philosophical conception of musical terms in Arthur Schopenhauer's The World as Will and as Representation (1819). This theme requires the corresponding task of assimilating his understanding of the world from the double meaning observed in the title of the work. The space of philosophical consideration that the author allocates to music allows him, because of his aesthetic-metaphysical conception, to understand musical art as an analogy of the metaphysical structure of the world, escaping the mediations of the human form of knowledge. Music, in Schopenhauer's definition of the world, manages to reflect the world in its essence. The problem of the dissertation is to find out if and how, technically, from the perspective of the structure of music, Schopenhauerian metaphysics is sustained. In order to elucidate the aforementioned conceptions and tackle the problem, the first step is to clarify Schopenhauer's concept of the World, with a view to clarifying his conception of metaphysics as Will, which underpins the thesis on music. Secondly, with the specific aim of grasping the particularity of music in this metaphysical conception, the way in which the technical concepts of musical theory used by the philosopher demonstrate the analogy between music and the essence of the world must be analyzed, this being the key question of the investigation. The third step, finally, consists of conceptually deepening the notion of Schopenhauer's Will by establishing, with formal clarity, the link between the physical sphere (through which musical sound is perceived) and the metaphysical sphere (the aesthetic sphere, which includes music as elevated art). It is based on the Schopenhauerian hypothesis that an effective understanding of the way of being of music is capable of showing by analogy what the Will is, the metaphysical origin of the World. The aim of this paper is to clarify how the physical occurrences indicated by the technical terminology of Schopenhauer's music theory are able to demonstrate this metaphysical notion. In order to successfully unfold this relationship, it is necessary: to effectively understand the structure of Schopenhauer's metaphysics, and what music actually is and what its metaphysical function is in this thesis.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2025-06-18T18:59:04Z No. of bitstreams: 1 Fabio_Semencato_2025.pdf: 1068769 bytes, checksum: 71a22f947ac1817526ab556f5029863b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-18T18:59:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabio_Semencato_2025.pdf: 1068769 bytes, checksum: 71a22f947ac1817526ab556f5029863b (MD5) Previous issue date: 2025-02-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectVontadepor
dc.subjectSchopenhauerpor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectMusiceng
dc.subjectWilleng
dc.subjectAestheticseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleMúsica: a arte de expressão da vontade em Arthur Schopenhauerpor
dc.title.alternativeMusic: the art of expression of will in Arthur Schopenhauereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabio_Semencato_2025.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.