Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Alessandra de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0289829256550412por
dc.contributor.advisor1Walter, Silvana Anita-
dc.contributor.advisor-co1Villar, Eduardo Guedes-
dc.contributor.referee1Strassburg, Udo-
dc.contributor.referee2Bach, Tatiana Marceda-
dc.contributor.referee3Santos, Cleston Alexandre dos-
dc.contributor.referee4Toigo, Leandro Augusto-
dc.date.accessioned2025-03-13T12:59:53Z-
dc.date.issued2024-10-07-
dc.identifier.citationSilva, Alessandra de Almeida. A socialização do conhecimento em finanças pessoais. 2024. 126 f. Dissertação( Mestrado em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Cascavel .por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7711-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral compreender a socialização do conhecimento em finanças pessoais. Como objetivos específicos, busca-se: (i) compreender os elementos relacionados à educação financeira e às finanças pessoais por meio de uma metassíntese; (ii) evidenciar como ocorre a socialização primária do conhecimento em finanças pessoais; (iii) entender como ocorre a socialização secundária relacionada ao conhecimento em finanças pessoais em instituições de ensino público e privado do Estado do Paraná. Para a consecução dos objetivos, o estudo foi realizado em três etapas: na primeira, realizou-se uma metassíntese a partir da análise de estudos de caso qualitativos para compreender os elementos relacionados à Educação Financeira; na segunda e na terceira etapas, foram realizadas entrevistas para identificar evidências empíricas por meio de uma abordagem qualitativa. No que se refere à análise de dados, o presente estudo adotou a análise de primeira e segunda ordem, segundo Gioia et al. (2013), da qual emergiram as dimensões e as subdimensões relacionadas à socialização primária e à secundária do conhecimento em finanças pessoais. Em relação aos sujeitos da pesquisa, foram entrevistados dez professores e doze alunos das redes estadual e privada de ensino do Estado do Paraná, que tiveram contato com disciplinas relacionadas a finanças. A partir das análises, foram identificados os elementos responsáveis pela educação financeira, destacando-se os programas de políticas públicas, metodologias e elementos pedagógicos de ensino, conscientização sobre comportamento, normas sociais e preceitos religiosos que incentivem ao desenvolvimento da responsabilidade social e financeira dos indivíduos, que são de responsabilidade dos stakeholders relacionados ao processo de educação financeira. O presente estudo apresenta como contribuição teórica a exposição das principais ações, intenções e stakeholders responsáveis pela educação financeira na sociedade; a compreensão das principais normas, valores e comportamentos relacionados à socialização primária do conhecimento em finanças pessoais; e identifica os principais conceitos, metodologias e elementos pedagógicos de ensino, práticas sociais e discursos e as instituições de ensino formal e informal responsáveis pela socialização secundária do conhecimento em finanças. Como repercussão prática, sugerem-se ações e políticas para melhoria no alcance dos objetivos de educação financeira da população; destaca-se a relevância de compreender o papel social dos cuidadores como transmissor de conhecimento em finanças pessoais durante a socialização primária; e apresenta o papel das políticas públicas na construção de um currículo escolar que compreenda as necessidades de aprendizagem e contextos socioeconômicos dos alunos.por
dc.description.abstractThe present study has the general objective of understanding the socialization of knowledge in personal finance. The specific objectives are to: (i) understand the elements related to financial education and personal finance through a meta-synthesis; (ii) highlight how the primary socialization of knowledge in personal finance occurs; (iii) understafind how secondary socialization related to personal financial knowledge takes place in public and private educational institutions in the state of Paraná. To achieve these objectives, the study was conducted in three stages: the first stage involved a meta-synthesis based on the analysis of qualitative case studies to understand the elements related to personal financial education; the second and third stages involved interviews to identify empirical evidence through a qualitative approach. Regarding data analysis, this study adopted first- and second-order analysis, according to Gioia et al. (2013), which revealed the dimensions and sub-dimensions related to the primary and secondary socialization of personal financial knowledge. The research participants included ten teachers and twelve students from public and private schools in the state of Paraná, who had contact with finance-related subjects. From the analyses, the elements responsible for personal financial education were identified, emphasizing public policy programs, teaching methodologies and pedagogical elements, awareness of behavior, social norms, and religious precepts that encourage the development of social and financial responsibility in individuals, which are the responsibility of stakeholders involved in the financial education process. This study presents as a theoretical contribution the exposition of the main actions, intentions, and stakeholders responsible for financial education in society; the understanding of the main norms, values, and behaviors related to the primary socialization of financial knowledge; and the identification of key concepts, teaching methodologies and pedagogical elements, social practices and discourses, and formal and informal educational institutions responsible for the secondary socialization of financial knowledge. As practical implications, the study suggests actions and policies to improve the achievement of financial education goals for the population; emphasizes the importance of understanding the social role of caregivers as transmitters of personal financial knowledge during primary socialization; and presents the role of public policies in building a school curriculum that meets the learning needs and socioeconomic contexts of students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-03-13T12:59:53Z No. of bitstreams: 1 Alessandra de Almeida.pdf: 1824856 bytes, checksum: 70a2135f5e1d49e874fcce9d700f5368 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-13T12:59:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alessandra de Almeida.pdf: 1824856 bytes, checksum: 70a2135f5e1d49e874fcce9d700f5368 (MD5) Previous issue date: 2024-10-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Contabilidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSocialização do conhecimentopor
dc.subjectEducação financeira.por
dc.subjectFinanças pessoaispor
dc.subjectKnowledge socializationeng
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectPersonal financeeng
dc.subject.cnpqCONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLE EM ORGANIZAÇÕESpor
dc.titleA socialização do conhecimento em finanças pessoaispor
dc.title.alternativehe Socialization of Knowledge in Personal Finance.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alessandra de Almeida.pdfARQUIVO COMPLETO1.78 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.