Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7142
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraujo, Uilson José Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6111899784489074por
dc.contributor.advisor1Lemos, Esther Luiza de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0956359447837749por
dc.contributor.referee1Konno, Cristiane Carla-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7177909103669155por
dc.contributor.referee2Yazbek, Maria Carmelita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3793698817577507por
dc.contributor.referee3Lemos, Esther Luiza de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0956359447837749por
dc.date.accessioned2024-04-15T16:59:11Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationARAUJO, Uilson José Gonçalves. . A contribuição do Serviço Social na concepção de educação permanente e no processo de profissionalização dos/as trabalhadores/as do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 2023. 165 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7142-
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado da pesquisa que coloca a Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) como objeto de estudo. A cada dia, os(as) trabalhadores(as) do SUAS enfrentam novos desafios na operacionalização e consolidação da política pública de assistência social no Brasil, exigindo investimento na política de educação permanente. A expansão de um Sistema tão complexo e recente exige a reconfiguração, a qualificação e o aprimoramento da capacidade de gestão e do exercício profissional. A NOB-SUAS (2005/2012), a NOB-RH/SUAS (2006) e a PNEP/SUAS (2013) impõem processos de implantação e implementação da política de educação permanente para os(as) trabalhadores(as) do SUAS nos benefícios, serviços, programas e projetos em todos os níveis de proteção social e no controle social. O estudo problematiza a seguinte questão: qual a contribuição do Serviço Social na concepção de educação permanente e no processo de profissionalização dos(as) trabalhadores(as) do Sistema Único de Assistência Social – SUAS no Brasil? O objetivo geral foi analisar esta questão a partir dos seguintes objetivos específicos: contextualizar historicamente as demandas por Educação Permanente nas Conferências de Assistência Social no Brasil e documentos normativos do SUAS; analisar a relação entre educação permanente e trabalho na política de assistência social; analisar o processo de construção da concepção de educação permanente no SUAS; compreender o movimento e luta das e dos assistentes sociais pela educação permanente no SUAS. A partir da referência teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético, buscou-se articular diferentes dimensões no desvendamento do real com a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Nesta, foram realizadas 7 (sete) entrevistas semiestruturadas com assistentes sociais que participaram da Comissão que propôs o texto da NOB-RH/SUAS (2006) tendo como critérios serem profissionais que continuam atuando com registro ativo no CRESS. A exposição está organizada em três capítulos que dialogam desde o primeiro capítulo com os relatos dos(as) sujeitos da pesquisa. Ao final, sendo também um ponto de partida, considera-se e reafirma-se o protagonismo e influência crítica do Serviço Social na concepção de educação permanente do SUAS.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research that places the Permanent Education of the Unified Social Assistance System (SUAS) as an object of study. Every day, SUAS workers face new challenges in the operationalization and consolidation of public social assistance policy in Brazil, requiring investment in permanent education policy. The expansion of this complex and recent System requires the reconfiguration, qualification and improvement of management capacity and professional practice. The NOB-SUAS (2005/2012), NOB-RH/SUAS (2006) and PNEP/SUAS (2013) impose processes of establishment and implementation of the permanent education policy for SUAS workers in the benefits, services, programs and projects at all levels of social protection and social control. The study problematizes the following question: What is the contribution of Social Services in the conception of permanent education and in the process of worker’s professionalization in the Unified Social Assistance System - SUAS - in Brazil? The general objective was to analyze this issue based on the following specific objectives: historically contextualize the demands for Permanent Education in Social Assistance Conferences in Brazil and SUAS normative documents; analyze the relationship between continuing education and work in social assistance policy; analyze the process of constructing the concept of permanent education in SUAS; understand the movement and struggle of social workers for permanent education at SUAS. Based on the theoretical-methodological reference of historical-dialectical materialism, we sought to articulate different dimensions in the unveiling of reality with bibliographical research, documentary research and field research. The field research consisted of 7 (seven) semi-structured interviews with social workers who participated in the Commission that proposed the text of NOB-RH/SUAS, with the criteria being professionals who continue to work with active registration in CRESS. The exhibition is organized into three chapters that dialogue from the first chapter with the reports of the research subjects. In the end, as well as a starting point, the leading role and critical influence of Social Work in the conception of permanent education at SUAS is considered and reaffirmed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2024-04-15T16:59:11Z No. of bitstreams: 1 Uilson_Araujo_2023.pdf: 1236248 bytes, checksum: 3a0968d545a8f4619d2ea3c5c275eee5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-15T16:59:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Uilson_Araujo_2023.pdf: 1236248 bytes, checksum: 3a0968d545a8f4619d2ea3c5c275eee5 (MD5) Previous issue date: 2023-12-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAssistência socialpor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectTrabalhadores(as) do SUASpor
dc.subjectEducação permanentepor
dc.subjectProfissionalização e gestão do trabalhopor
dc.subjectSocial assistanceeng
dc.subjectSocial Serviceeng
dc.subjectSUAS workerseng
dc.subjectPermanent educationeng
dc.subjectProfessionalization and work managementeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.title. A contribuição do Serviço Social na concepção de educação permanente e no processo de profissionalização dos/as trabalhadores/as do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)por
dc.title.alternativeThe contribution of Social Work in the conception of permanent education and in the Process of Professionalization of Workers of the Unified Social Assistance System (SUAS) in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uilson_Araujo_2023.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.