Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7126
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Gabriela Artini da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8151195100116566por
dc.contributor.advisor1Malacarne, Vilmar-
dc.contributor.referee1Bezerra, Renata Camacho-
dc.contributor.referee2Bello, Samuel Edmundo López-
dc.date.accessioned2024-04-05T15:10:51Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.identifier.citationSilva, Gabriela Artini da. O Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Formação de Professores de Matemática: Diálogos entre Teoria e Prática.. 2024. 177 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7126-
dc.description.resumoA crescente evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na sociedade criou um cenário no qual é imprescindível levá-las em conta nas escolas e nos processos educativos. Deste modo, os futuros professores deveriam ser preparados para lidar com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação de modo a potencializar os processos de ensino-aprendizagem. Diante disso, esta pesquisa parte do pressuposto que a integração e a inserção de Tecnologias Digitais na Educação Matemática contribuem para o processo de formação, bem como deveriam fazer parte da Formação Inicial e continuada de professores, pois, além de tornar a prática docente mais estimulante, se utilizada de elementos apropriados para a atualidade, favorece a qualidade da aprendizagem dos estudantes. O objetivo desta pesquisa foi verificar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação estão sendo utilizadas na formação de professores de Matemática nos cursos oferecidos por Instituições de Ensino Superior na região Oeste do Estado do Paraná. Para cumprir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio da triangulação com a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos metodológicos utilizados para a pesquisa documental foram Projetos Pedagógicos e matrizes curriculares dos cursos e para a pesquisa de campo foram questionários e entrevistas. A análise dos dados coletados foi realizada com amparo da técnica de Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin (2016). Os resultados revelaram que Projetos Pedagógicos indicam o uso de Tecnologias Digitais nos cursos de formação de professores de Matemática estudados. Entretanto, quando analisadas as percepções dos coordenadores e professores, foi possível identificar uma formação tecnológica em apenas algumas disciplinas, como as didático específicas dos professores entrevistados e as que demandam a utilização do computador, como a disciplina de Cálculo Numérico e Computacional. Apesar de disciplinas como essas incentivarem o uso de Tecnologias Digitais durante a prática docente, observou-se que alguns professores de disciplinas específicas da área de Matemática ainda adotam apenas a metodologia tradicional, que usa a lousa e o giz para expor os conteúdos da disciplina. Defende-se que, embora essa metodologia seja válida, sua integração com as Tecnologias Digitais proporciona benefícios adicionais, oportunizando o aluno a construir o próprio conhecimento e oportuniza a visualização e manipulação de diversos conteúdos e conceitos matemáticospor
dc.description.abstractThe continuous evolution of Digital Information and Communication Technologies in society has created a scenario in which it is essential to incorporate them into schools and educational processes. Consequently, prospective teachers need to be adequately equipped to navigate Digital Information and Communication Technologies and use them to enhance teaching-learning processes. This study runs on the premise that integrating Digital Technologies into Mathematics Education not only enriches the training process but also should constitute an integral part of both first and ongoing teacher education. By employing contemporary elements, such integration not only invigorates teaching practices but also significantly enhances the quality of student learning outcomes. The primary aim of this research was to assess the use of Digital Information and Communication Technologies in the preparation of Mathematics teachers within Higher Education Institutions in the Western region of the State of Paraná. To achieve this goal, qualitative research methods were employed, using triangulation with bibliographic, documentary, and field research. The documentary analysis involved examining Pedagogical Projects and curricular matrices of the courses, while the field research used questionnaires and interviews. The collected data were analyzed using Lawrence Bardin's (2016) Content Analysis technique. The findings revealed that Pedagogical Projects indeed emphasize the integration of Digital Technologies in the training programs for Mathematics teachers. However, a deeper exploration of the feelings of coordinators and teachers highlighted that technological training is clear in select disciplines, particularly those focusing on didactics-specific to the interviewed teachers and those necessitating computer use, such as Numerical and Computational Calculus. Despite the encouragement within these disciplines to use Digital Technologies during teaching, it was noted that some Mathematics educators still adhere solely to traditional methodologies, relying on chalk and blackboard for content delivery. It is contended that while traditional methods hold validity, their integration with digital tools offers additional advantages. This integration fosters a more dynamic learning environment, empowering students to construct their understanding while easing visualization and manipulation of various mathematical concepts and content.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-04-05T15:10:51Z No. of bitstreams: 1 Gabriela Artini da Silva.pdf: 2522876 bytes, checksum: 9ba5a470a31a5816036022fca8102c85 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-05T15:10:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gabriela Artini da Silva.pdf: 2522876 bytes, checksum: 9ba5a470a31a5816036022fca8102c85 (MD5) Previous issue date: 2024-02-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapor
dc.subjectUniversity educationeng
dc.subjectMathematical Educationeng
dc.subjectGraduation in Mathematics Educationeng
dc.subject.cnpqSOCIEDADE E EDUCAÇÃOpor
dc.titleO Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Formação de Professores de Matemática: Diálogos entre Teoria e Prática.por
dc.title.alternativeThe Use of Digital Information and Communication Technologies in Mathematics Teacher Education: Dialogues between Theory and Practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela Artini da Silva.pdfArquivo completo2.46 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.