Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6912
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPolo, Daniela Brun-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2297866840822091por
dc.contributor.advisor1Bidarra, Zelimar Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9813725752507728por
dc.contributor.referee1Cesconeto, Eugênia Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7970756374755211por
dc.contributor.referee2Moreira, Ivana Aparecida Weissbach-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3133927588160095por
dc.contributor.referee3Bidarra, Zelimar Soares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9813725752507728por
dc.date.accessioned2023-11-22T23:59:35Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.identifier.citationPOLO, Daniela Brun. Desvendando a assistência estudantil: as diferenças entre o auxílio estudantil e os serviços de permanência estudantil. 2023. 210 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6912-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo o Programa de Auxílio Estudantil nas universidades federais, o qual buscou-se compreender e avaliar a organização, implementação e estruturação deste programa nas universidades federais localizadas na região sul do Brasil, através das informações publicizadas nos sites oficiais dessas universidades federais, evidenciando a operacionalização da assistência estudantil, que tratam das respostas elaboradas para o atendimento às vulnerabilidades evidenciadas por acadêmicos. Para essa finalidade, a presente pesquisa adota a modalidade de estudo bibliográfico e documental, a partir do qual se pretende refletir sobre algumas das contradições presentes na implementação da política pública de educação no nível do ensino superior, principalmente no que tange à assistência estudantil. A metodologia proposta para o desenvolvimento da pesquisa tem caráter qualitativo possuindo como aporte teórico o método materialista histórico dialético, sendo uma pesquisa exploratória e explicativa. A abordagem do tema buscará contextualizar criticamente a política social, com ênfase no ensino superior, após a segunda reforma universitária ocorrida no contexto neoliberal, para a realização de tal objetivo, o ensino superior será “dividido” entre os governos existentes após os anos 2000. A ênfase da política social educacional no ensino superior, recai sobre o programa de assistência estudantil, que articula dimensões da política pública de educação superior, que expressa uma de suas contradições ao se referir tanto às lutas do movimento estudantil, quanto como parte estratégica da expansão capitalista. O material fonte da pesquisa será obtido por meio levantamento de dados nos sites das universidades federais da região Sul do país, dentro dos quais buscar-se-á identificar as ações, programas e projetos de assistência estudantil que essas universidades desenvolvem, tanto no que se refere a “bolsificação” quanto outros serviços oferecidos pelas universidades.por
dc.description.abstractThis research has as object of study the Student Aid Program in federal universities, which sought to understand and evaluate the organization, implementation and structuring of this program in federal universities located in the southern region of Brazil, through the information published on the official websites of these federal universities, evidencing the operationalization of student assistance, which deal with responses designed to address the vulnerabilities highlighted by academics. For this purpose, the present research adopts the modality of bibliographical and documentary study, from which it is intended to reflect on some of the contradictions present in the implementation of the public education policy at the higher education level, mainly with regard to student assistance. The methodology proposed for the development of the research has a qualitative character, having as theoretical support the dialectical historical materialist method, being an exploratory and explanatory research. The approach to the theme will seek to critically contextualize social policy, with emphasis on higher education, after the second university reform that took place in the neoliberal context, in order to achieve this objective, higher education will be “divided” between the existing governments after the 2000s. The emphasis of the educational social policy in higher education falls on the student assistance program, which articulates dimensions of public policy on higher education, which expresses one of its contradictions by referring both to the struggles of the student movement and as a strategic part of the capitalist expansion. The source material for the research will be obtained through data collection on the websites of federal universities in the southern region of the country, within which we will seek to identify the actions, programs and student assistance projects that these universities develop, both in terms of refers to “bolsification” as well as other services offered by universities. The effectiveness of the research will be based on documental and bibliographical analysis.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2023-11-22T23:59:35Z No. of bitstreams: 1 Daniela_Polo_2023.pdf: 1403721 bytes, checksum: 602705e1a254e54f247eb13bd53fbdb0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-22T23:59:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniela_Polo_2023.pdf: 1403721 bytes, checksum: 602705e1a254e54f247eb13bd53fbdb0 (MD5) Previous issue date: 2023-10-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAssistência estudantilpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectUniversity educationeng
dc.subjectStudent assistanceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleDesvendando a assistência estudantil: as diferenças entre o auxílio estudantil e os serviços de permanência estudantilpor
dc.title.alternativeUnraveling dtudent assistance: the differences between student aid and student residence serviceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela_Polo_2023.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.