Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6838
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Angeliana Patrícia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3162598472877003por
dc.contributor.advisor1Utteich, Luciano Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4999984722750319por
dc.contributor.referee1Pricldnitzky, Pedro Falção-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3863643298300586por
dc.contributor.referee2Busellato, Stefano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2233119960100863por
dc.contributor.referee3Utteich, Luciano Carlos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4999984722750319por
dc.date.accessioned2023-10-02T16:55:43Z-
dc.date.issued2022-05-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Angeliana Patrícia de. O valor da imagem e do corpo na Ética de Espinosa. 2022. 74 f Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6838-
dc.description.resumoEssa dissertação tem por objetivo refletir sobre o valor da “ideia imaginativa” na estruturação do conhecimento humano de acordo com a Ética de Espinosa. Desde uma perspectiva crítica Espinosa rompe com a visão escolástica da filosofia cristã que separava mente e corpo, sobrevalorizando o primeiro em detrimento do último. Na tensão entre o “individual” (Corpo) e o “universal” (Mente), o autor elucida o modo pelo qual o Corpo participa da constituição do conhecimento desde a apreensão parcial das coisas na experiência, devido à ordem comum da natureza em que tem acesso aos efeitos. Ao avaliar o valor do conhecimento imaginativo na formação da passagem para o conhecimento racional se verifica que os ensinamentos do primeiro nível de conhecimento não só não devem ser eliminados, mas antes tem que ser reconsiderados desde um novo olhar, pois graças a ele se passa do nível do “curso natural” (ordem comum da natureza) ao seu nível racional. Devido a isso a primeira fase do conhecimento, assentada exclusivamente no Corpo, tem de ser elucidada desde a apreensão pelo corpo das coisas na experiência. Só a partir do Corpo pode haver o conhecimento de si e das coisas exteriores, unindo a necessidade da prática na experiência e da teoria no conhecimento racional e intuitivo das coisas. Portanto, somente partindo do Corpo é que o sujeito pode avançar degraus acima, evitando se manter refém do equívoco básico de representar a formação das ideias unicamente pela mente, sem a participação do Corpo.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to reflect on the value of the imaginative idea in structuring human knowledge according to Spinoza's Ethics. From a critical perspective, Spinoza breaks with the scholastic vision of Christian philosophy that separated mind and body, overvaluing the former to the detriment of the latter. In the tension between the "individual" (Body) and the "universal" (Mind), the author elucidates the way in which the Body participates in the constitution of knowledge from the partial apprehension of things in experience, due to the common order of nature in which it has access to effects. When evaluating the value of imaginative knowledge in shaping the passage to rational knowledge it turns out that the teachings of the first level of knowledge must not only not be eliminated, but must be reconsidered from a new viewpoint. For, thanks to it, one passes from the level of the "natural course" (nature's common order) to its rational level. Because of this the first phase of knowledge, based exclusively on the body, has to be elucidated from the body's apprehension of things in experience. Only from the Body can there be knowledge of self and external things, uniting the necessity of practice in experience and theory in rational and intuitive knowledge of things. Therefore, starting from the Body is that the subject will advance up steps, avoiding being hostage of the basic equivocation of representing the formation of ideas solely by the mind, without the participation of the Body.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2023-10-02T16:55:43Z No. of bitstreams: 1 Angeliana_Souza_2022.pdf: 781735 bytes, checksum: 94fb9ce0bbc3ce091d9df7a5e110d97b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-02T16:55:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Angeliana_Souza_2022.pdf: 781735 bytes, checksum: 94fb9ce0bbc3ce091d9df7a5e110d97b (MD5) Previous issue date: 2022-05-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectConhecimento imaginativopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectImaginaçãopor
dc.subjectImaginative knowledgeeng
dc.subjectEthicseng
dc.subjectBodypor
dc.subjectImaginationpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleO valor da imagem e do corpo na Ética de Espinosapor
dc.title.alternativeThe value of image and body in Spinoza's Ethicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Angeliana_Souza_2022.pdf763.41 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.