Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6824
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTugoz, Jamila El-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1284885326431045por
dc.contributor.advisor1Brandalise, Loreni Teresinha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1911512871041432por
dc.contributor.referee1Bertolini, Geysler Rogis Flor-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0850609521779159por
dc.contributor.referee2Mazzuchetti, Roselis Natalina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4547973782986883por
dc.contributor.referee3lago, Sandra Mara Stocker-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9029097396275219por
dc.date.accessioned2023-09-21T19:47:07Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.citationTUGOZ, Jamila El. O programa nacional de alimentação escolar (PNAE): um estudo da efetividade no cumprimento das ações para fortalecer a agricultura familiar. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6824-
dc.description.resumoA Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece que cabe ao Estado respeitar, proteger e facilitar a ação de indivíduos e comunidades objetivando alimentar-se de forma digna, com qualidade de vida e cidadania. O Brasil tem desenvolvido políticas de Estado voltadas a esse fim, dentre elas, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o qual ainda enfrenta entraves que dificultam sua aplicação de forma totalmente eficaz. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar a efetividade do PNAE no cumprimento das ações para contribuir com a Agricultura Familiar (AF). Para tanto, as etapas do trabalho foram constituídas dos seguintes objetivos específicos: descrever o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; analisar o PNAE como instrumento do desenvolvimento sustentável da Agricultura familiar no Núcleo Regional de Toledo - PR; identificar a percepção dos educandos de uma escola pública do estado do Paraná em relação às ações do PNAE voltadas ao desenvolvimento sustentável; verificar a viabilidade financeira da produção agrícola de produtos orgânicos para a merenda escolar das escolas Estaduais do Paraná; identificar os entraves à inserção do Agricultor Familiar (AF) do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por meio do acesso ao mercado institucional em nível local. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e documental, descritiva, bem como exploratória quanti e qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de instrumentos como o Vapercom, questionários e entrevistas estruturadas. O estudo evidencia que o PNAE e o desenvolvimento sustentável têm recebido atenção das universidades, revelada pela diversidade de estudos e programas de pós-graduação envolvidos com a temática. Porém, em relação aos educandos, ainda é preciso intensificar os investimentos, tanto por parte governamental quanto do meio empresarial, nas campanhas de divulgação acerca do assunto. De maneira geral, conclui-se ser imprescendível a continuidade e ampliação do PNAE para o fortalecimento de uma política de segurança alimentar e desenvolvimento da agricultura familiar local, gerando emprego e renda e exercendo importante papel enquanto instrumento de sustentabilidade nas suas diferentes dimensões. Contudo, para o acesso e continuidade dos agricultores no PNAE, todas essas questões que norteiam ou impactam a negociação entre Governo e o agricultor, devem ser discutidas e reavaliadas, buscando medidas que possibilitem progredir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar local.por
dc.description.abstractThe Universal Declaration of Human Rights establishes that the State must respect, protect and facilitate the action of individuals and communities aiming to feed themselves in dignity, quality of life and citizenship. Brazil has developed state policies aimed at this purpose, among them, the National School Feeding Programme (PNAE), which still faces obstacles that hinder its application fully effectively. In this context, the aim of this study is to evaluate the effectiveness of PNAE in carrying out actions to strengthen family farming (AF). For this, the stages of work were established the following specific objectives: to describe National School Feeding Programme (PNAE) and the sustainable development of family farming; to identify perception, behavior and environmental education; to verify financial viability of the production of organic food for school meals; promoting sustainable development of family farming; identification of obstacles to the insertion of the Family Farmer (AF) in the National School Feeding Programme (PNAE) through access to the institutional market locally. This study is characterized as a bibliographical, documentary, descriptive and exploratory, quantitative and qualitative research. Data collection was through instruments like Vapercom, questionnaires and structured interviews. The study shows that PNAE and sustainable development have received attention from universities, revealed the diversity of study and graduate programs involved with the theme. However, for the students still need to step up investment, both by government as part of the business community, in awareness campaigns on the subject. Overall, it is essential the continuity and expansion of the PNAE to strengthen food security and development policy of the local family farms, generating jobs and income and playing an important role as an instrument of sustainability in its different dimensions. However, to access and continuity of farmers in PNAE, all these questions that guide or impact the negotiations between Government and farmers, should be discussed and reassessed, seeking measures to enable progress to the sustainable development of local family farmerseng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2023-09-21T19:47:07Z No. of bitstreams: 2 Jamila El Tugoz.pdf: 1966620 bytes, checksum: aaa1f590db7bff021ffd38cd6b9284d4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-21T19:47:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jamila El Tugoz.pdf: 1966620 bytes, checksum: aaa1f590db7bff021ffd38cd6b9284d4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPNAEpor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectProdutos orgânicospor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectPNAEeng
dc.subjectFamily farmingeng
dc.subjectOrganic productseng
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleO programa nacional de alimentação escolar (PNAE): um estudo da efetividade no cumprimento das ações para fortalecer a agricultura familiarpor
dc.title.alternativeNational school feeding programme (PNAE): a study of the effectiveness in carrying out actions to strengthen to family farmingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jamila El Tugoz.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons