Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6750
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorScholz, Caio Cezar Pontim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3215724774956554por
dc.contributor.advisor1Heuser, Ester Maria Dreher-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548908138476554por
dc.contributor.referee1Orlandi, Luiz Benedicto Lacerda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9193145089348147por
dc.contributor.referee2Silva, Gláucia Maria Figueiredo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8240650415796290por
dc.contributor.referee3Pissarra, Maria Constança Peres-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7307552675907775por
dc.contributor.referee4Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2023-08-03T17:17:17Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.identifier.citationSCHOLZ, Caio Cezar Pontim. Da servidão à liberdade: o aprender como problema e conceito filosóficos entre Rousseau e Deleuze. 2023. 214 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ´Toledo, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6750-
dc.description.resumoEm que consiste o aprender? A partir da presente questão, com o pensamento em movimento, esta tese aborda o aprender como um objeto de estudo eminentemente filosófico, com ênfase nos domínios da ética e da política. Para tanto, duas experiências intelectuais distintas, porém complementares, tornam-se necessárias. A primeira diz respeito à delimitação de um breve percurso teórico pela história da filosofia, da antiguidade à contemporaneidade, a fim de mostrar como o aprender atua de modo coadjuvante nos pensamentos filosóficos de Platão, Aristóteles e Tomás de Aquino, como uma mera noção pressuposta e subjetiva; demora-se na modernidade para investigar como o aprender ascende ao protagonismo, ao atuar como um problema filosófico em primeiro plano, no percurso que se estende do primeiro Discurso (1973) ao Emílio (1999) de Rousseau; por fim, encontra pistas enigmáticas na contemporaneidade, com Deleuze, de um reposicionamento do aprender como problema filosófico que o impulsiona para além da filosofia, como protagonista em pesquisas que entram em conexão com outras áreas do conhecimento. Posteriormente, com base no movimento de ascensão do aprender pela via do problema filosófico e da sua relevância nos pensamentos de Rousseau e Deleuze, a segunda experiência, de caráter inventivo, assume a incumbência de promover o encontro entre os pensamentos de ambos os autores, a fim de, para além da via do problema, propor uma consistência para o aprender também pela via do conceito filosófico. Assim, a correlação entre as noções de caos, de plano de imanência, de personagem conceitual e de conceito filosófico, definidas em O que é a Filosofia? (2010), juntamente com o conteúdo do pensamento filosófico em torno do personagem Emílio e com o auxílio da literatura, compõem os elementos para afirmar a consistência conceitual para o aprender como um acontecimento que ocorre das relações servis ao vislumbre da liberdade a partir de Rousseau e Deleuze.por
dc.description.abstractWhat does learning consist of? From this question and with the mind in motion, this thesis intends to address learning as an eminently philosophical object of study, with an emphasis on ethics and politics. For that, two distinct intellectual experiences, however, complementary become necessary. The first concerns the delimitation of a brief theoretical journey through the history of philosophy, from antiquity to contemporaneity, in order to show how learning acts in a supporting way in the philosophical thoughts of Plato, Aristotle and Thomas Aquinas, as a mere presupposed and subjective notion; takes time in modernity to investigate how learning rises to protagonism, acting as a philosophical problem in the foreground, in the course that extends from the first Discourse (1973) to Emílio (1999) by Rousseau; finally, it finds enigmatic clues in contemporaneity, with Deleuze, of a repositioning of learning as a philosophical problem that pushes him beyond philosophy, as a protagonist in research that connects with other areas of knowledge. Subsequently, based on the ascending movement of learning through the philosophical problem and its relevance in the thoughts of Rousseau and Deleuze, the second experience, inventive, assumes the task of promoting the meeting between the thoughts of both authors, in order to, beyond the path of the problem, propose a consistency for learning also through the philosophical concept. Thus, the correlation between the notions of chaos, plane of immanence, conceptual character and philosophical concept, defined in What is Philosophy? (2010), together with the content of the philosophical thought around the character Emílio and with the help of the literature, compose the elements to affirm conceptual consistency for learning as an event that occurs from servile relationships to the glimpse of freedom from Rousseau and Deleuze.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2023-08-03T17:17:17Z No. of bitstreams: 1 Caio_Scholz_2023.pdf: 1423286 bytes, checksum: cee301ab2fdfc291b15e2a826c7e7e1e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-03T17:17:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caio_Scholz_2023.pdf: 1423286 bytes, checksum: cee301ab2fdfc291b15e2a826c7e7e1e (MD5) Previous issue date: 2023-04-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAprenderpor
dc.subjectServidãopor
dc.subjectLiberdadepor
dc.subjectRousseaupor
dc.subjectDeleuzepor
dc.subjectLearneng
dc.subjectServitudeeng
dc.subjectFreedomeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleDa servidão à liberdade: o aprender como problema e conceito filosóficos entre Rousseau e Deleuzepor
dc.title.alternativeFrom servitude to freedom: learning as a philosophical problem and concept between Rousseau and Deleuzeeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Doutorado em Filosofia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caio_Scholz_2023.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.