Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6667
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBalen, Daiane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3653372872686154por
dc.contributor.advisor1Martins, Vinicius Abilio-
dc.contributor.referee1Martins, Vinicius Abilio-
dc.contributor.referee2Rojo, Claudio Antonio-
dc.contributor.referee3Valmorbida, Sandra Mara Iesbik-
dc.contributor.referee4Jeremias Junior, Jair-
dc.date.accessioned2023-06-01T13:13:17Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationBalen, Daiane. Modelo Multicritério Construtivista para Avaliação de Desempenho da Educação Corporativa em uma Cooperativa de Crédito. 2023. 189 f. Dissertação( Mestrado em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6667-
dc.description.resumoAs frequentes mudanças de cenários constituem novos desafios para as cooperativas, tornando o ambiente mais complexo e competitivo. Portanto, para alcançar uma gestão eficiente e eficaz, a organização deve alinhar os resultados ao planejamento estratégico. A avaliação de desempenho possibilita o aperfeiçoamento das estratégias e ganho de desempenho. Visando acompanhar as mudanças e tendências, as organizações investem em treinamentos para proporcionar conhecimento e desenvolver novas habilidades nas equipes. A educação corporativa, composta por programas de treinamentos direcionados a atender às necessidades estratégicas da organização, pode ser utilizada como uma ferramenta de competitividade. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo construir um modelo de avaliação de desempenho da educação corporativa em uma cooperativa de crédito, utilizando como base as necessidades e percepções do gestor do setor de Gestão de Pessoas, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C). Esta pesquisa classifica-se como estudo de caso, com lógica indutiva, de natureza exploratória e descritiva, com abordagens qualitativas e quantitativas, coleta de dados primários e secundários. Para a construção dos Portifólios Bibliográficos de Avaliação de Desempenho em Cooperativas e Avaliação de Desempenho na Gestão da Educação Corporativa, foi utilizado o instrumento ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist), e, para construção do modelo, foi empregada a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – Construtivista (MCDA-C). A construção do modelo utilizou como base informações, percepção e valores do decisor identificadas por meio de entrevistas e resultou na identificação de 85 Elementos Primários de Avaliação (EPAs), distribuídos em seis áreas de preocupação. Foram construídos 52 descritores com escalas ordinais que posteriormente foram transformadas em cardinais para a análise do status quo, possibilitando se identificar os desempenhos comprometedores e recomendar ações de melhorias. Este estudo contribuiu para o aperfeiçoamento científico relacionado à avaliação de desempenho da educação corporativa e avaliação de desempenho em cooperativas. Do ponto de vista prático, este estudo colaborou com o gestor e com a cooperativa, fornecendo uma ferramenta personalizada de apoio à gestão e tomada de decisão.por
dc.description.abstractThe frequent changes of scenarios constitute new challenges for the Cooperatives, making the environment more complex and competitive. Therefore, to achieve efficient and effective management, the organization needs to align results with strategic planning. The performance evaluation makes it possible to improve strategies and gain performance. In order to keep up with changes and trends, organizations invest in training to provide knowledge and develop new skills in teams. Corporate education, made up of training programs aimed at meeting the strategic needs of the organization, can be used as a competitiveness tool. Therefore, this research aims to build a model for evaluating the performance of corporate education in a Credit Union, based on the needs and perceptions of the manager of the People Management sector, through the Multicriteria Decision Support Methodology - Constructivist (MCDA-C). This research is classified as a case study, with inductive logic, exploratory and descriptive in nature, with a qualitative and quantitative approach, collection of primary and secondary data. For the construction of the Bibliographic Portfolios of Performance Evaluation in Cooperatives and Performance Evaluation in Corporate Education Management, the instrument ProKnow-C (Knowledge Development Process Constructivist) was used and for the construction of the model the Multicriteria Decision Support Methodology was used – Constructivist (MCDA-C). The construction of the model was based on information, perception and values of the decision maker identified through interviews and resulted in the identification of 85 Primary Assessment Elements (EPAs), distributed in 06 areas of concern. 52 descriptors were built with ordinal scales that were later transformed into cardinal scales for the analysis of the status quo, making it possible to identify compromising performances and recommend actions for improvement. This study contributed to the scientific improvement related to the performance evaluation of corporate education and performance evaluation in cooperatives. From a practical point of view, this study contributed to the manager and the Cooperative, providing a personalized tool to support management and decision making.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-06-01T13:13:17Z No. of bitstreams: 3 Daiane_Balen.2023 Português.pdf: 24409192 bytes, checksum: b729ac29e5dc3e6bd0242ec6e73b1948 (MD5) Daiane_Balen.2023 Inglês.pdf: 21927316 bytes, checksum: 5e17f70c0bdafc482cf7efa16352c121 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-01T13:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Daiane_Balen.2023 Português.pdf: 24409192 bytes, checksum: b729ac29e5dc3e6bd0242ec6e73b1948 (MD5) Daiane_Balen.2023 Inglês.pdf: 21927316 bytes, checksum: 5e17f70c0bdafc482cf7efa16352c121 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectAvaliação de Desempenhopor
dc.subjectEducação Corporativapor
dc.subjectCooperativa de Créditopor
dc.subjectMCDA-Cpor
dc.subjectCompetitivenesseng
dc.subjectPerformance Evaluationeng
dc.subjectCorporative educationeng
dc.subjectCredit cooperativeeng
dc.subjectMCDA-Ceng
dc.subject.cnpqCOMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADEpor
dc.titleModelo Multicritério Construtivista para Avaliação de Desempenho da Educação Corporativa em uma Cooperativa de Créditopor
dc.title.alternativeMulticriteria Constructivist Model for Performance Evaluation of Corporate Education in a Credit Unioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daiane_Balen.2023 Português.pdfArquivo completo23.84 MBAdobe PDFView/Open Preview
Daiane_Balen.2023 Inglês.pdfArquivo completo21.41 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons