Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6539
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPrado, Eleazer Felipe do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0750133536182198por
dc.contributor.advisor1Martins, Vinicius Abilio-
dc.contributor.referee1Toigo, Leandro Augusto-
dc.contributor.referee2Ensslin, Sandra Rolim-
dc.date.accessioned2023-03-31T19:15:22Z-
dc.date.issued2022-11-22-
dc.identifier.citationPrado, Eleazer Felipe do. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO INSTRUMENTO DE APOIO AO GERENCIAMENTO DA COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA DO CAMPUS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: UMA PERSPECTIVA MULTICRITÉRIO. 2022. 270 f. Dissertação( Mestrado em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6539-
dc.description.resumoOs órgãos públicos carecem de instrumentos de avaliação de desempenho para aperfeiçoar a gestão e as tomadas de decisão pertinentes aos serviços prestados à população. Percebe-se a escassez de ferramentas específicas que, contribuam na avaliação de desempenho, levando em consideração as particularidades desses órgãos públicos direcionadas ao interesse público, possam ser úteis no contexto decisório. A avaliação de desempenho do setor público deve considerar situações particulares a ela, como as pressões institucionais sobre as partes interessadas, porque estas explicam as diferentes formas de medir o desempenho em organizações de serviço público. Nesse contexto encontra-se a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Laranjeiras do Sul, a qual necessita de instrumentos de avaliação de desempenho para aperfeiçoar a gestão e subsidiar as tomadas de decisão. Assim, este estudo tem como objetivo construir um modelo de Avaliação de Desempenho Multicritério Construtivista para Apoiar a Coordenação Administrativa do Campus Laranjeiras do Sul, com base nas necessidades e percepções do decisor. Para alcançar esse objetivo, selecionou-se a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C). Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória e descritiva. Adotou-se a lógica de pesquisa indutiva, utilizando dados primários e secundários, tendo a abordagem qualitativa e quantitativa. A construção do modelo, segundo a percepção do decisor, deu-se por meio de entrevistas com o coordenador administrativo do Campus Laranjeiras do Sul. Para os critérios em que o Campus Laranjeiras do Sul apresentou desempenho em nível comprometedor, ações de aperfeiçoamento foram propostas, de modo a alavancar o desempenho global. A Metodologia MCDA-C, permitiu identificar os aspectos importantes à avaliação do desempenho das atividades da Coordenação Administrativa, segundo a percepção do gestor responsável. Foram identificados 131 EPAS, e 136 conceitos foram construídos, distribuídos em 15 Áreas de Preocupação. Foram confeccionados mapas cognitivos e descritores, que permitiram atender a ampliação de conhecimento para o decisor. De modo geral, o modelo construído possibilitou a definição das prioridades institucionais e a elaboração de ações para o aperfeiçoamento que elevarão o desempenho da Coordenação Administrativa do Campus Laranjeiras do Sul. Este trabalho pretende contribuir teoricamente para a avaliação de desempenho organizacional das universidades públicas com métricas apropriadas à gestão das Universidades.por
dc.description.abstractPublic bodies lack performance evaluation tools to improve management and decision-making relevant to the services provided to the population. There is a lack of specific tools that contribute to performance evaluation, taking into account the particularities of these public bodies directed to the public interest, which can be useful in the decision-making context. The evaluation of public sector performance must consider situations particular to it, such as institutional pressures on stakeholders, because these explain the different ways of measuring performance in public service organizations. The Federal University of Fronteira Sul – Campus de Laranjeiras do Sul is in this context, which needs performance evaluation tools to improve management and support decision-making. Thus, this study aims to build a Multicriteria Constructivist Performance Assessment model to support the Administrative Coordination of Campus Laranjeiras do Sul, based on the needs and perceptions of the decision maker. To achieve this objective, the Multicriteria Decision Support-Constructivist methodology (MCDA-C) was selected. This is an exploratory and descriptive case study. The logic of inductive research was adopted, using primary and secondary data, with a qualitative and quantitative approach. The construction of the model, according to the perception of the decision maker, took place through interviews with the administrative coordinator of Campus Laranjeiras do Sul. For the criteria in which Campus Laranjeiras do Sul performed at a compromising level, improvement actions were proposed in order to leverage global performance. The MCDA-C Methodology made it possible to identify the important aspects for evaluating the performance of the activities of the Administrative Coordination, according to the perception of the responsible manager. 131 EPAS were identified, and 136 concepts were built, distributed in 15 Areas of Concern. Cognitive maps and descriptors were made, which allowed the expansion of knowledge for the decision-maker. In general, the constructed model enabled the definition of institutional priorities and the elaboration of actions for improvement that will increase the performance of the Administrative Coordination of Campus Laranjeiras do Sul. This work intends to theoretically contribute to the evaluation of the organizational performance of public universities with appropriate metrics for the management of Universitieseng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-03-31T19:15:22Z No. of bitstreams: 2 Eleazer_Prado.2022.pdf: 31156064 bytes, checksum: 75054bd74215d89328c666b9f9b2b207 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-31T19:15:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Eleazer_Prado.2022.pdf: 31156064 bytes, checksum: 75054bd74215d89328c666b9f9b2b207 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-11-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Contabilidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectGestão Administrativapor
dc.subjectUniversidade Públicapor
dc.subjectAvaliação de Desempenhopor
dc.subjectMCDA-Cpor
dc.subjectAdministrative Managementeng
dc.subjectPublic universityeng
dc.subjectPerformance evaluationeng
dc.subjectMCDA-Ceng
dc.subjectAbordagem construtivistapor
dc.subjectConstructivist approacheng
dc.subject.cnpqCONTROLADORIApor
dc.titleAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO INSTRUMENTO DE APOIO AO GERENCIAMENTO DA COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA DO CAMPUS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: UMA PERSPECTIVA MULTICRITÉRIOpor
dc.title.alternativePERFORMANCE EVALUATION AS A SUPPORT TOOL MANAGEMENT OF THE MANAGEMENT OF ADMINISTRATIVE COORDINATION OF THE CAMPUS OF A FEDERAL PUBLIC UNIVERSITY: A MULTICRITERIA PERSPECTIVEpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eleazer_Prado.2022.pdfArquivo completo30.43 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons