Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBueno, Caroline de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0372385379899597por
dc.contributor.advisor1Silva, Claudinei Aparecido de Freitas da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1635393037621902por
dc.contributor.advisor-co1Bassani, Douglas Antonio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0009805351056260por
dc.contributor.referee1Sass, Simeão Donizeti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3097620113806862por
dc.contributor.referee2Bocca, Marivania Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2144659674741572por
dc.contributor.referee3Silva, Claudinei Aparecido de Freitas da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1635393037621902por
dc.date.accessioned2023-03-03T19:18:01Z-
dc.date.issued2022-10-06-
dc.identifier.citationBUENO, Caroline de Paula. O fenômeno das emoções no jovem Sartre. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6478-
dc.description.resumoA pesquisa ora em curso tem como foco central a teoria fenomenológica das emoções tal qual ela toma assento na obra juvenil de Sartre, o Esboço para uma Teoria das Emoções (1939). Nessa direção, a dissertação parte do objetivo geral que consiste, inicialmente, em determinar a estrutura intencional da emoção em sua figuração fenomênica. Para tanto, o trabalho objetiva reconstruir a crítica sartriana acerca das teorias clássicas das emoções mormente assentadas pelas escolas fisiológica e psicanalítica. Ademais num último momento, buscaremos confrontar a própria posição teórica sartriana, com a concepção organísmica de Goldstein. A pesquisa então se justifica, sobremaneira, pela relevância do tema ainda pouco tratado teoricamente sob o prisma dos estudos psicológicos via uma orientação mais estritamente fenomenológica. Podemos então, sumariamente, sintetizar a tese advogada por Sartre de que o fenômeno da emoção constitui uma essência transcendental e, nessa medida, a própria emoção se revela, antes de tudo, como uma forma de existir da consciência à medida em que essa deve transcender ela mesma. Ora, esse modo de existência singular só se compreende sob um pano de fundo radical: a experiência do mundo vivido. Trata-se de nosso entorno, do circuito mais amplo da existência integral. Por meio dessa vivência, o indivíduo acerca-se do mundo em sua totalidade, compreendendo que ele mesmo é um agente transformador, para, assim, poder, de fato, agir. É partindo dessa compreensão de base que a dissertação culmina ensaiando um fecundo debate com outros referenciais significativos que, de uma maneira ou outra, convergem ou divergem da posição sartriana, entre eles, em particular, os escritos clínicos do neuropsiquiatra alemão Kurt Goldstein, como, em especial, Sobre as Emoções: Considerações desde um Ponto de Vista Organicista artigo esse que tem como pano de fundo A Estrutura do Organismo (1934). Goldstein compreende as relações entre o organismo e o meio como que estruturadas dialeticamente. Assim, muito embora ele teça algumas reservas para com a concepção sartriana, entendemos que essa leitura biológico-clínica não destoa fundamentalmente de boa parte das teses fenomenológicas sartrianas que visam justamente situar a condição fáctica e finita do homem como ser-no-mundo. Isso, aliás, também evidência sobre o quanto a emoção é realmente uma maneira de apreender o mundo, isto é, um fenômeno capital de todo ser em situação.por
dc.description.abstractThe research currently under way has as its central focus the phenomenological theory of emotions as it takes place in Sartre's youth work, The Emotions: Outline of a Theory (1939). In this direction, the dissertation starts from the general objective that consists, initially, in determining the intentional structure of emotion in its phenomenal figuration. To this end, the work aims to reconstruct the Sartrean critique of the classical theories of emotions mainly established by the physiological and psychoanalytic schools. Furthermore, at the last moment, we will seek to confront the Sartrean theoretical position itself, with Goldstein's organismic conception. Therefore, the research is justified, above all, by the relevance of the theme that is still little theoretically treated from the perspective of psychological studies via a more strictly phenomenological orientation. We can then, summarily, summarize the thesis advocated by Sartre that the phenomenon of emotion constitutes a transcendental essence and, to that extent, emotion itself reveals itself, above all, as a form of existence of consciousness insofar as it must transcend herself. Now, this singular mode of existence can only be understood against a radical background: the experience of the lived world. It is about our surroundings, the wider circuit of integral existence. Through this experience, the individual approaches the world in its entirety, understanding that he himself is a transforming agent, so that he can, in fact, act. It is from this basic understanding that the dissertation culminates in rehearsing a fruitful debate with other significant references that, in one way or another, converge or diverge from the Sartrean position, among them, in particular, the clinical writings of the German neuropsychiatrist Kurt Goldstein, such as, in particular, On Emotions: Considerations from Organismic Point of View; this article has as its background The Structure of the Organism (1934). Goldstein understands the relationships between the organism and the environment as dialectically structured. Thus, even though he has some reservations about the Sartrean conception, we understand that this biological-clinical reading does not fundamentally disagree with a good part of the Sartrean phenomenological theses that aim precisely to situate the factual and finite condition of man as a being-in-the-world. This, by the way, also evidences how much emotion is really a way of apprehending the world, that is, a capital phenomenon of every being in a situation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2023-03-03T19:18:01Z No. of bitstreams: 1 Caroline_Bueno_2022.pdf: 717770 bytes, checksum: eb6fbb0cfaef735cf46f91dc2b6c90fa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-03T19:18:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caroline_Bueno_2022.pdf: 717770 bytes, checksum: eb6fbb0cfaef735cf46f91dc2b6c90fa (MD5) Previous issue date: 2022-10-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectJean-Paul Sartrepor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectEmoçãopor
dc.subjectKurt Goldsteinpor
dc.subjectEstruturapor
dc.subjectOrganismopor
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subjectEmotioneng
dc.subjectStructureeng
dc.subjectOrganismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleO fenômeno das emoções no jovem Sartrepor
dc.title.alternativeThe fhenomenon of emotions in young Sartreeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caroline_Bueno_2022.pdf700.95 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.