Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6289
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBottcher, Eliane Margarete Antonio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6118657365475662por
dc.contributor.advisor1Silva , Sidnei Celerino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0351991318658544por
dc.contributor.referee1Strassburg, Udo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894273502372762por
dc.contributor.referee2Leal, Edvalda Araujo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010780688440896por
dc.date.accessioned2022-11-10T16:41:15Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationBottcher, Eliane Margarete Antonio. Projeto Integrador Interdisciplinar na área Contábil: análise do desenvolvimento das competências pessoais, profissionais, interpessoais e sociais. 2022. 147 f. Dissertação( Mestrado em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6289-
dc.description.resumoA tecnologia tem impulsionado de forma acelerada o desenvolvimento da sociedade, acarretando mudanças pessoais, profissionais, interpessoais e sociais. Neste contexto, a educação, com suas metodologias tradicionais, não atende às necessidades em preparar o indivíduo de forma integral em todos os âmbitos de sua vida. O processo de ensino e aprendizagem estava focado no conhecimento sistematizado, não permitindo o desenvolvimento de competências para acompanhar a evolução e superar as dificuldades impostas diante deste novo cenário. Portanto, esta pesquisa tem o objetivo de avaliar as contribuições no desenvolvimento das competências pessoais, interpessoais, profissionais e sociais, abordadas por Zabala e Arnau (2014), nos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, a partir da implantação do projeto integrador interdisciplinar. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa classificam-se, quanto aos seus objetivos como explicativa, com abordagem qualitativa e a aplicação de uma pesquisa-ação participante. A coleta dos dados foi realizada a partir de notas de campo e entrevistas semiestruturadas com grupos focais (discentes e docentes) e os resultados foram avaliados a partir da análise de conteúdo. A pesquisa-ação ocorreu durante o ano de 2021, nas turmas do terceiro e quarto período, correspondente ao primeiro e segundo semestre respectivamente. Os resultados quanto ao planejamento e implantação de projetos integradores interdisciplinares são desafiadores pela falta de conhecimento, experiência e modelos na área contábil. Entretanto, evidencia-se que, com um planejamento bem estruturado e uma equipe engajada, é possível evoluir com a construção de um ensino mais dinâmico e na formação e transformação dos estudantes. Ocorreram falhas no modelo avaliativo, dificuldades quanto a prazo, disponibilidade de participantes para questionários e entrevistas, conciliação de agenda entre todos os docentes, porém houve pontos positivos como: a integração entre professores e acadêmicos, aprendizagem ao aplicar conceitos na solução de problemas reais atividade profissional e trabalho em equipe. A pesquisa também evidencia as competências específicas desenvolvidas a partir das quatro dimensões em estudo. Com base nos resultados conclui-se que metodologias interdisciplinares, a partir dos projetos integradores no Curso de Ciências Contábeis que envolvem o estudante na construção do saber, contribuem para desenvolver competência no âmbito profissional, pessoal, social e interpessoal dos estudantes, preparando-os de forma integral para lidar com as adversidades e dificuldades impostas em sua vida em uma era da tecnologia. Percebeu-se que os acadêmicos, além de compreenderem os conceitos, olham para a realidade da atividade profissional e como esta se desenvolve no dia a dia. Além disso, aprendem a buscar novos caminhos e soluções para os obstáculos encontrados, desenvolvem a capacidade de ouvir e falar, pensar e questionar o próprio ponto de vista e dos outros com respeito e maturidade. Passam a superar medos, dificuldades, a conhecerem e controlarem suas emoções, a comunicarem-se e perceberem a própria evolução. Tornam-se mais fortes ao conhecerem seus limites, sabendo lidar com situações inesperadas e a acreditarem em suas capacidades e habilidades sociais, técnicas e intelectuais, emocionais e afetivas.por
dc.description.abstractTechnology has driven society development at a fast pace, entailing person, professional, interpersonal and social changes. In this context, the education, with its traditional methodologies, does not meet the necessities of fully preparing the individual person in every aspect of their life. The education and learning process was focused in systematic knowledge, not allowing the development of skills to keep up with the evolution and to overcome challenges imposed in face of this new scenario. Thus, this paper has the objective of evaluate the contribution in the development of personal, interpersonal, professional and social competences addressed by Zabala and Arnau (2014), in scholars of Accounting Sciences course, since the implementation of the interdisciplinary integrator project. The methodologic procedures of this paper classify themselves, due to its objectives as explanatory, with a qualitative approach and the application of a participatory action research. Data collection was done from field notes and semi-structured Interviews with focal groups (faculty and student body) and the results were evaluated by contents analysis. The action research took place during the year 2021, in the third and fourth terms, corresponding to the first and second semester respectively. The results in terms of planning and execution of interdisciplinary integrator projects are challenging due to the lack of knowledge, experience and templates in the accounting area. Nonetheless, it is evident that, with a well-structured plan and a committed staff, it is possible to evolve with the establishing of a more dynamic education and the development and growth of students. Flaws occurred during the evaluation model, deadline problems, participants availabilities to polls and interviews, faculty schedule conciliation. However, there were positive aspects such as: integration between professors and scholars, learning due to applying concepts in the solution of actual problems of professional activities and team work. The research also highlights the specific skills developed due to the four dimensions in study. Bases on the findings, it was concluded that interdisciplinary methodologies, due to integrator projects on the Accounting Sciences course which involve the student in the development of knowledge, contribute to develop skills in the professional, personal, social and interpersonal areas of the students, preparing them in whole to handle the adversities and hardships imposed to their lives at in a technological era. It was clearly perceived that the scholars, beyond grasping the concepts, observed the reality of the professional activity and how it is developed on a day-to-day basis. Furthermore, they learn to pursue new ways and solutions to obstacles encountered, develop the capacity to listen and speak, thin and question theirs and others way of thinking with respect and maturity. Start overcome fears, difficulties, get to know and control their emotions, communicate and perceive their own evolution. Become stronger knowing their limits, knowing to deal with unexpected situations and to believe in their social, technical and intellectual, emotional and sentimental capacities and skills.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2022-11-10T16:41:15Z No. of bitstreams: 2 ELIANE_BOTTCHER.2022.pdf: 3573359 bytes, checksum: 3f6df20fd561e1d4e3d0d56551cf092f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-10T16:41:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ELIANE_BOTTCHER.2022.pdf: 3573359 bytes, checksum: 3f6df20fd561e1d4e3d0d56551cf092f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-08-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Contabilidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectProjeto Integradorpor
dc.subjectInterdisciplinarpor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectCiências Contábeispor
dc.subjectSkillseng
dc.subjectIntegrator Projecteng
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectAccounting Scienceseng
dc.subject.cnpqCONTROLADORIApor
dc.titleProjeto Integrador Interdisciplinar na área Contábil: análise do desenvolvimento das competências pessoais, profissionais, interpessoais e sociaispor
dc.title.alternativeInterdisciplinary Integrating Project in the Accounting area: development of personal, professional, interpersonal and social skillseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIANE_BOTTCHER.2022.pdfArquivo completo3.49 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons