Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6115
Tipo do documento: Dissertação
Title: Produção de tecnologia educativa: cartilha sobre gravidez na adolescência
Other Titles: Production of Educational Technology: booklet on teenage pregnancy
Autor: Gonzatto , Cariane Renata Saldanha Fant 
Primeiro orientador: Conterno , Solange de Fátima Reis
Primeiro membro da banca: Conterno , Solange de Fátima Reis
Segundo membro da banca: Rodrigues , Rosa Maria
Terceiro membro da banca: Watanabe , Elaine Aparecida Mye Takamatu
Resumo: A adolescência é um período de transformações físicas e emocionais, tendo a sexualidade como um componente inerente e fundamental na vida e saúde das pessoas. Nesse sentido, os conhecimentos sobre a sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos são indispensáveis para minimizar vulnerabilidades e prevenir, dentre outras situações, a gestação precoce, evento frequente e significativo. Práticas educativas em saúde têm papel fundamental e quando realizadas com o uso de tecnologias educativas, pedagógica e cientificamente elaboradas tendem a ser mais exitosas. Trata-se de pesquisa metodológica com abordagem exploratória e qualitativa, direcionada à produção de tecnologia educativa no formato de cartilha. Teve como objetivo geral produzir tecnologia educativa para abordar a gravidez na adolescência e, como objetivos específicos: identificar a percepção de adolescentes grávidas sobre informações necessárias para problematizar a temática dando sustentabilidade à construção da tecnologia, elencar temas acerca da gravidez na adolescência que comporão o conteúdo da tecnologia educativa e produzir cartilha para subsidiar atividades educativas com adolescentes. O estudo foi desenvolvido em três etapas e subetapas. A primeira foi composta pelo estudo exploratório, aprovado pelo comitê de ética em pesquisa, realizado com 30 gestantes adolescentes, como subetapas a realização de entrevistas estruturadas, visando a aproximação ao universo do público-alvo da tecnologia educativa e a sistematização dos dados obtidos por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin, com identificação de temas geradores, os quais deram suporte para construção da cartilha. A segunda etapa constituiu-se de revisão de literatura acerca da temática, momento articulado ao estudo exploratório, a qual contou com a investigação de produções bibliográficas relacionadas aos assuntos abordados, objetivando fundamentar teoricamente o material. A terceira etapa foi a confecção propriamente dita da tecnologia educativa para abordagem da gravidez na adolescência, como subetapas a seleção dos conteúdos para cartilha, momento em que foram tomados os dados sistematizados do estudo exploratório, criação didático-pedagógica do material amparada pelo embasamento científico e como momento final, a apresentação da primeira versão da cartilha. A tecnologia educativa foi elaborada com uso de textos e ilustrações, buscando respaldo científico e lúdico para melhor se adequar ao públicoalvo. Após validação será disponibilizada na versão impressa e digital. O uso da cartilha poderá contribuir para sensibilização e compreensão da temática abordada com o público-alvo, além de ser um material de apoio aos profissionais que realizarão práticas educativas em saúde. É necessário entender a sexualidade como elemento presente e marcante na adolescência, nesse sentido, as estratégias propostas pelo uso de tecnologias como forma de educação não é tolher os impulsos adolescentes, que fazem parte da natureza humana, mas intervir para que quando ocorram interações humanas e sexuais, aconteçam de forma consciente e responsável.
Abstract: Adolescence is a period of physical and emotional transformations, with sexuality as an inherent and fundamental component in people's lives and health. In this sense, knowledge about sexuality, sexual and reproductive rights are essential to minimize vulnerabilities and prevent, among other situations, early pregnancy, a frequent and significant event. Educational practices in health have a fundamental role and when carried out with the use of educational, pedagogical, and scientifically elaborated technologies, they tend to be more successful. This is a methodological research with an exploratory and qualitative approach, aimed at the production of educational technology in booklet format. Its general objective was to produce educational technology to address teenage pregnancy and, as specific objectives: to identify the perception of pregnant adolescents about the information needed to problematize the theme, giving sustainability to the construction of technology, to list themes about teenage pregnancy that will compose the content of the educational technology and produce a booklet to subsidize educational activities with adolescents. The study was developed in three stages and sub-stages. The first consisted of the exploratory study, approved by the research ethics committee, carried out with 30 pregnant adolescents, as sub-steps the accomplishing of structured interviews, aiming at approaching the universe of the target audience of educational technology and the systematization of the data obtained. through Bardin's content analysis technique, with identification of generating themes, which supported the construction of the booklet. The second stage consisted of a literature review on the subject, a moment linked to the exploratory study, which included the investigation of bibliographic productions related to the topics addressed, aiming to theoretically support the material. The third stage was the actual making of the educational technology to approach teenage pregnancy, as sub-steps the selection of contents for the booklet, when the systematized data of the exploratory study were taken, didactic-pedagogical creation of the material supported by the scientific and as a final moment, the presentation of the first version of the booklet. The educational technology was developed using texts and illustrations, seeking scientific and recreational support to better suit the target audience. After validation, it will be available in printed and digital versions. The use of the booklet can contribute to raising awareness and understanding of the topic addressed with the target audience, in addition to being a support material for professionals who will carry out educational practices in health. It is necessary to understand sexuality as a present and striking element in adolescence, in this sense, the strategies proposed using technologies as a form of education is not to hinder adolescent impulses, which are part of human nature, but to intervene so that when human and sexual interactions occur consciously and responsibly
Keywords: Educação em saúde
Tecnologia educacional
Gravidez na adolescência
Saúde do adolescente
Health education
Educational technology
Teenage pregnancy
Adolescent health
CNPq areas: Biologia, processo saúde-doença e politicas de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde
Campun: Cascavel
Citation: Gonzatto , Cariane Renata Saldanha Fant. Produção de tecnologia educativa: cartilha sobre gravidez na adolescência. 2022. 134 f. Dissertação( Mestrado em Biociências e Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6115
Issue Date: 22-Jun-2022
Appears in Collections:Mestrado em Biociências e Saúde (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cariane_Gonzatto2022.pdfArquivo completo1.93 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons