Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6115
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Produção de tecnologia educativa: cartilha sobre gravidez na adolescência |
Other Titles: | Production of Educational Technology: booklet on teenage pregnancy |
Autor: | Gonzatto , Cariane Renata Saldanha Fant |
Primeiro orientador: | Conterno , Solange de Fátima Reis |
Primeiro membro da banca: | Conterno , Solange de Fátima Reis |
Segundo membro da banca: | Rodrigues , Rosa Maria |
Terceiro membro da banca: | Watanabe , Elaine Aparecida Mye Takamatu |
Resumo: | A adolescência é um período de transformações físicas e emocionais, tendo a sexualidade como um componente inerente e fundamental na vida e saúde das pessoas. Nesse sentido, os conhecimentos sobre a sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos são indispensáveis para minimizar vulnerabilidades e prevenir, dentre outras situações, a gestação precoce, evento frequente e significativo. Práticas educativas em saúde têm papel fundamental e quando realizadas com o uso de tecnologias educativas, pedagógica e cientificamente elaboradas tendem a ser mais exitosas. Trata-se de pesquisa metodológica com abordagem exploratória e qualitativa, direcionada à produção de tecnologia educativa no formato de cartilha. Teve como objetivo geral produzir tecnologia educativa para abordar a gravidez na adolescência e, como objetivos específicos: identificar a percepção de adolescentes grávidas sobre informações necessárias para problematizar a temática dando sustentabilidade à construção da tecnologia, elencar temas acerca da gravidez na adolescência que comporão o conteúdo da tecnologia educativa e produzir cartilha para subsidiar atividades educativas com adolescentes. O estudo foi desenvolvido em três etapas e subetapas. A primeira foi composta pelo estudo exploratório, aprovado pelo comitê de ética em pesquisa, realizado com 30 gestantes adolescentes, como subetapas a realização de entrevistas estruturadas, visando a aproximação ao universo do público-alvo da tecnologia educativa e a sistematização dos dados obtidos por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin, com identificação de temas geradores, os quais deram suporte para construção da cartilha. A segunda etapa constituiu-se de revisão de literatura acerca da temática, momento articulado ao estudo exploratório, a qual contou com a investigação de produções bibliográficas relacionadas aos assuntos abordados, objetivando fundamentar teoricamente o material. A terceira etapa foi a confecção propriamente dita da tecnologia educativa para abordagem da gravidez na adolescência, como subetapas a seleção dos conteúdos para cartilha, momento em que foram tomados os dados sistematizados do estudo exploratório, criação didático-pedagógica do material amparada pelo embasamento científico e como momento final, a apresentação da primeira versão da cartilha. A tecnologia educativa foi elaborada com uso de textos e ilustrações, buscando respaldo científico e lúdico para melhor se adequar ao públicoalvo. Após validação será disponibilizada na versão impressa e digital. O uso da cartilha poderá contribuir para sensibilização e compreensão da temática abordada com o público-alvo, além de ser um material de apoio aos profissionais que realizarão práticas educativas em saúde. É necessário entender a sexualidade como elemento presente e marcante na adolescência, nesse sentido, as estratégias propostas pelo uso de tecnologias como forma de educação não é tolher os impulsos adolescentes, que fazem parte da natureza humana, mas intervir para que quando ocorram interações humanas e sexuais, aconteçam de forma consciente e responsável. |
Abstract: | Adolescence is a period of physical and emotional transformations, with sexuality as an inherent and fundamental component in people's lives and health. In this sense, knowledge about sexuality, sexual and reproductive rights are essential to minimize vulnerabilities and prevent, among other situations, early pregnancy, a frequent and significant event. Educational practices in health have a fundamental role and when carried out with the use of educational, pedagogical, and scientifically elaborated technologies, they tend to be more successful. This is a methodological research with an exploratory and qualitative approach, aimed at the production of educational technology in booklet format. Its general objective was to produce educational technology to address teenage pregnancy and, as specific objectives: to identify the perception of pregnant adolescents about the information needed to problematize the theme, giving sustainability to the construction of technology, to list themes about teenage pregnancy that will compose the content of the educational technology and produce a booklet to subsidize educational activities with adolescents. The study was developed in three stages and sub-stages. The first consisted of the exploratory study, approved by the research ethics committee, carried out with 30 pregnant adolescents, as sub-steps the accomplishing of structured interviews, aiming at approaching the universe of the target audience of educational technology and the systematization of the data obtained. through Bardin's content analysis technique, with identification of generating themes, which supported the construction of the booklet. The second stage consisted of a literature review on the subject, a moment linked to the exploratory study, which included the investigation of bibliographic productions related to the topics addressed, aiming to theoretically support the material. The third stage was the actual making of the educational technology to approach teenage pregnancy, as sub-steps the selection of contents for the booklet, when the systematized data of the exploratory study were taken, didactic-pedagogical creation of the material supported by the scientific and as a final moment, the presentation of the first version of the booklet. The educational technology was developed using texts and illustrations, seeking scientific and recreational support to better suit the target audience. After validation, it will be available in printed and digital versions. The use of the booklet can contribute to raising awareness and understanding of the topic addressed with the target audience, in addition to being a support material for professionals who will carry out educational practices in health. It is necessary to understand sexuality as a present and striking element in adolescence, in this sense, the strategies proposed using technologies as a form of education is not to hinder adolescent impulses, which are part of human nature, but to intervene so that when human and sexual interactions occur consciously and responsibly |
Keywords: | Educação em saúde Tecnologia educacional Gravidez na adolescência Saúde do adolescente Health education Educational technology Teenage pregnancy Adolescent health |
CNPq areas: | Biologia, processo saúde-doença e politicas de saúde |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Biológicas e da Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Gonzatto , Cariane Renata Saldanha Fant. Produção de tecnologia educativa: cartilha sobre gravidez na adolescência. 2022. 134 f. Dissertação( Mestrado em Biociências e Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6115 |
Issue Date: | 22-Jun-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Biociências e Saúde (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cariane_Gonzatto2022.pdf | Arquivo completo | 1.93 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License