Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6086
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorChrist, Gabriela Daiana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2080344261168254por
dc.contributor.advisor1Piffer, Moacir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9970162517797132por
dc.contributor.referee1Alves, Lucir Reinaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3033207856459986por
dc.contributor.referee2Pauli, Jandir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2312616662308444por
dc.contributor.referee3Piffer, Moacirpor
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9970162517797132por
dc.date.accessioned2022-06-20T16:45:13Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.identifier.citationCHRIST, Gabriela Daiana. Capital social e desenvolvimento sustentável: uma análise da implementação da Agenda 2030 na Unioeste. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6086-
dc.description.resumoA Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável (também conhecida como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS) chama a atenção para oportunidades de aprendizagem ao longo de seu processo de implementação. A Agenda – proposta pelas Nações Unidas em 2015 – sugere que todos (governo, sociedade civil etc.) devem atuar em prol de um mundo mais sustentável. Neste cenário estão inseridas as Instituições de Ensino Superior (IES), a forma que as IES estão lidando com isso é uma questão em aberto. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi analisar a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sob a influência do capital social. Para atender ao objetivo deste estudo de caso de abordagem qualitativa, foram utilizadas como técnica de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com quatorze gestores que estão em função de liderança na Unioeste. A análise de dados foi por meio de análise de conteúdo e apoiada no uso do software Altas.ti. Os resultados mostraram que a Unioeste conta com capital social necessário, mas não suficiente para a implementação dos ODS na Universidade. Isto é, embora de forma reativa, a Unioeste contribui para a implementação dos ODS na instituição que por sua vez reverbera nos espaços que ocupa. Colocar o capital social no centro desta revisão é um caminho (não o único) a seguir. Esta pesquisa contribuiu de forma teórica para a melhor compreensão da implementação dos ODS em universidades, fortalecendo as pesquisas sobre o assunto que é considerado multidisciplinar. Na prática este estudo tem uma contribuição gerencial pois poderá apoiar a tomada de decisões no que toca a gestão da sustentabilidade na Universidade, e sobremaneira ajudará a aumentar a consciência para questões da pauta na instituição, ou seja, o primeiro passo para a ação (compreensão), face os desafios que a sustentabilidade propõe. Conclui-se que os estudos não se esgotam, uma vez que ainda existe a necessidade de expansão de pesquisas acerca da temática em instituições de ensino superior.por
dc.description.abstractThe 2030 Agenda for sustainable development (also known as the Sustainable Development Goals – SDGs) draws attention to learning opportunities throughout its implementation process. The 2030 Agenda – proposed by the United Nations in 2015 – suggests that everyone (government, civil society, etc.) should act towards a more sustainable world. In this scenario, Higher Education Institutions (HEIs) are inserted, the way HEIs are dealing with this is an open question. Thus, the objective of this research was to analyze the implementation of the Sustainable Development Goals at the Western Paraná State University (Unioeste) under the influence of social capital. To meet the objective of this case study with a qualitative approach, semi-structured interviews were used as a data collection technique with fourteen managers who are in a leadership role at Unioeste. Data analysis was done through content analysis and supported using Altas.ti software. The results showed that Unioeste has the necessary social capital, but not enough for the implementation of the SDGs at the University. That is, although, in a reactive way, Unioeste contributes to the implementation of the SDGs in the institution, which in turn reverberates in the spaces it occupies. Putting social capital at the center of this revision is one way (not the only one) forward. This research theoretically contributed to a better understanding of the implementation of the SDGs in universities, strengthening research on the subject that is considered multidisciplinary. In practice, this study has a managerial contribution as it can support decision-making regarding sustainability management at the University and could help to raise awareness of issues on the institution's agenda, that is, the first step towards action (understanding), facing the challenges that sustainability proposes. It is concluded that the studies are not exhausted since there is still a need to expand research on the subject in higher education institutions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2022-06-20T16:45:13Z No. of bitstreams: 1 Gabriela_Christ_2022.pdf: 2968241 bytes, checksum: 6a331707d0f8713ea41aa9b4333227b2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-20T16:45:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gabriela_Christ_2022.pdf: 2968241 bytes, checksum: 6a331707d0f8713ea41aa9b4333227b2 (MD5) Previous issue date: 2022-04-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegóciopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectObjetivos do desenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectCapital socialpor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectDesenvolvimento regionalpor
dc.subjectSustainable development goalseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectSocial capitaleng
dc.subjectUniversityeng
dc.subjectRegional developmenteng
dc.subject.cnpqCRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICOpor
dc.titleCapital social e desenvolvimento sustentável: uma análise da implementação da Agenda 2030 na Unioestepor
dc.title.alternativeSocial capital and sustainable development: an analysis of the implementation of the 2030 Agenda at Unioesteeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela_Christ_2022.pdf2.9 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.