Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5749
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Colares, Gilderléia Bezerra | - |
dc.contributor.advisor1 | Vicente, André | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5363258579893221 | por |
dc.contributor.referee1 | Vicente, André | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5363258579893221 | por |
dc.contributor.referee2 | Souza, Fernando Pereira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4276784427403123 | por |
dc.contributor.referee3 | Silva, Flavio Roberto Dias | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9019677210728492 | por |
dc.date.accessioned | 2022-02-02T13:51:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
dc.identifier.citation | COLARES, Gilderléia Bezerra. Conjunto dos Números Reais: Caracterização, Construção e Ensino. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5749 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho realizamos um estudo sobre aspectos envolvendo o conjunto dos números reais. Destacamos três fatos importantes que caracterizam tal conjunto. O primeiro mostra que, associando os números racionais a pontos de uma reta, é impossível cobrir toda a reta somente com os números racionais. O segundo fato trata sobre a existência de segmentos incomensuráveis e o terceiro apresenta que o conjunto dos números racionais não é um corpo ordenado completo. Também construímos o conjunto dos números reais via cortes de Dedekind. Por último, apresentamos uma proposta de como introduzir o conceito de conjunto dos números reais para alunos do ensino médio. | por |
dc.description.abstract | In this work we studied aspects involving the set of real numbers. We highlight three important facts that characterize this set. The first shows that, by associating rational numbers with points on a straight, it is impossible to cover the entire straight with only rational numbers. The second fact deals with the existence of incommensurable segments and the third one presents that the set of rational numbers is not a complete ordered field. We also construct the set of real numbers via Dedekind cuts. Finally, we present a proposal on how to teach the set of real numbers, for the high school students. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-02-02T13:51:10Z No. of bitstreams: 2 Gilderléia_Colares2021.pdf: 4205889 bytes, checksum: d98a37104cd3c8f136317d80ab4e3b44 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-02T13:51:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Gilderléia_Colares2021.pdf: 4205889 bytes, checksum: d98a37104cd3c8f136317d80ab4e3b44 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-10-01 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Números Reais | por |
dc.subject | Cortes de Dedekind | por |
dc.subject | Segmentos Incomensuráveis | por |
dc.subject | Corpo Ordenado Completo | por |
dc.subject | Real Numbers | eng |
dc.subject | Dedekind Cuts | eng |
dc.subject | Incommensurable Segments | eng |
dc.subject | Complete Ordered Field | eng |
dc.subject.cnpq | Ensino de Matemática | por |
dc.title | Conjunto dos Números Reais: Caracterização, Construção e Ensino | por |
dc.title.alternative | Set of real numbers: characterization, construction and teaching | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gilderléia_Colares2021.pdf | 4.11 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License