Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5749
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorColares, Gilderléia Bezerra-
dc.contributor.advisor1Vicente, André-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5363258579893221por
dc.contributor.referee1Vicente, André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5363258579893221por
dc.contributor.referee2Souza, Fernando Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4276784427403123por
dc.contributor.referee3Silva, Flavio Roberto Dias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9019677210728492por
dc.date.accessioned2022-02-02T13:51:10Z-
dc.date.issued2021-10-01-
dc.identifier.citationCOLARES, Gilderléia Bezerra. Conjunto dos Números Reais: Caracterização, Construção e Ensino. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5749-
dc.description.resumoNeste trabalho realizamos um estudo sobre aspectos envolvendo o conjunto dos números reais. Destacamos três fatos importantes que caracterizam tal conjunto. O primeiro mostra que, associando os números racionais a pontos de uma reta, é impossível cobrir toda a reta somente com os números racionais. O segundo fato trata sobre a existência de segmentos incomensuráveis e o terceiro apresenta que o conjunto dos números racionais não é um corpo ordenado completo. Também construímos o conjunto dos números reais via cortes de Dedekind. Por último, apresentamos uma proposta de como introduzir o conceito de conjunto dos números reais para alunos do ensino médio.por
dc.description.abstractIn this work we studied aspects involving the set of real numbers. We highlight three important facts that characterize this set. The first shows that, by associating rational numbers with points on a straight, it is impossible to cover the entire straight with only rational numbers. The second fact deals with the existence of incommensurable segments and the third one presents that the set of rational numbers is not a complete ordered field. We also construct the set of real numbers via Dedekind cuts. Finally, we present a proposal on how to teach the set of real numbers, for the high school students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-02-02T13:51:10Z No. of bitstreams: 2 Gilderléia_Colares2021.pdf: 4205889 bytes, checksum: d98a37104cd3c8f136317d80ab4e3b44 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-02T13:51:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Gilderléia_Colares2021.pdf: 4205889 bytes, checksum: d98a37104cd3c8f136317d80ab4e3b44 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-10-01eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectNúmeros Reaispor
dc.subjectCortes de Dedekindpor
dc.subjectSegmentos Incomensuráveispor
dc.subjectCorpo Ordenado Completopor
dc.subjectReal Numberseng
dc.subjectDedekind Cutseng
dc.subjectIncommensurable Segmentseng
dc.subjectComplete Ordered Fieldeng
dc.subject.cnpqEnsino de Matemáticapor
dc.titleConjunto dos Números Reais: Caracterização, Construção e Ensinopor
dc.title.alternativeSet of real numbers: characterization, construction and teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gilderléia_Colares2021.pdf4.11 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons