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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5356
Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise energética e exergética de um motor de ignição por compressão operando com diesel e biodiesel
Other Titles: Energetic and exergetic analysis of compression ignition engine with diesel and biodiesel
Autor: Possa, Débora Coraça 
Primeiro orientador: Souza, Samuel Nelson Melegari de
Primeiro coorientador: Nogueira, Carlos Eduardo Camargo
Primeiro membro da banca: Souza, Samuel Nelson Melegari de
Segundo membro da banca: Silva, Edson Antonio da
Terceiro membro da banca: Silva, Marcelo José da
Resumo: Os impactos econômicos e ambientais relacionado ao uso de combustíveis fósseis tem incentivado a busca de fontes renováveis de energia. Em regiões isoladas é comum o emprego de geradores a diesel para a geração de energia elétrica. Assim o biodiesel se mostra uma grande alternativa para geradores elétricos. Neste estudo foram realizados a análise energética e exergética com base nas leis da termodinâmica em um conjunto motor gerador ciclo diesel submetidos a 5 cargas alternadas sendo 500 W, 1000 W, 1500 W, 2000 W e 2500 W, operando com 5 misturas diferentes de combustível, o diesel puro, o biodiesel de óleo de canola puro e a mistura de ambos, com as seguintes porcentagens: B10 (10% de biodiesel e 90% de diesel), B20 (20% de biodiesel e 80% de diesel) e B30 (30% de biodiesel e 70% de diesel). Considerando todas as possíveis combinações de cargas e misturas de combustíveis, foram realizados, no total, 25 ensaios com o conjunto motor-gerador. Foi estabelecido a partir dos ensaios o consumo específico do combustível, temperatura dos gases de exaustão, energia do combustível, eficiência térmica, energia dos gases de exaustão, perdas por transferência de calor, exergia do combustível, eficiência exergética, exergia dos gases de exaustão, exergia destruída e a exergia das perdas por transferência de calor. Verificou-se que com o aumento da carga o consumo específico de combustível reduziu e o diesel puro exibiu o menor consumo. A maior eficiência térmica exibida foi para a mistura de B100 nas cargas de 2000 W e 2500 W, com 18,4%. O biodiesel puro com carga de 2000 W e 2500 W apresentou a eficiência exergética mais alta, sendo de 17,14%, e as misturas com maior porcentagem de biodiesel exibiram menor destruição de exergia.
Abstract: The economic and environmental impacts related with fossil fuels dependency have encouraged the source of renewable energy sources. In remotes areas is common to use the diesel-generators for electric power generation. So, the biodiesel proves to be a great alternative for the electric generators. In this study was realized the energy and exergetic analysis of an engine-generator group diesel cycle subject to 5 alternating charges, being 500 W, 1000 W, 1500 W, 2000 W and 2500 W, operating with 5 different mixtures of fuel, pure diesel, pure canola biodiesel, and with the followings percentages of both mixtures, B10 (10% of biodiesel and 90% of diesel), B20 (20% of biodiesel and 80% of diesel), B30 (30% of biodiesel and 70% of diesel). Considering all the possible combinations between charge and fuel, was realized 25 essays in the engine-generator group. It was established from the essays the specific fuel consumption, exhaust gas temperature, fuel energy, thermal efficiency, exhaust gas energy, heat transfer losses, fuel exergies, exergetic efficiency, exhaust gas exergy, destroyed exergy and the exergy of the heat transfer losses. It was found by increases in charge the specific fuel consumption lowers and the pure diesel showed the lowest consumption. At 2000 W and 2500 W the pure biodiesel has the best thermal efficiency, with 18,4%. The pure biodiesel at 2000 W and 2500 W has the best exergetic efficiency, with 17,4%, and the blends with the biggest biodiesel percent showed the lowest exergy destruction.
Keywords: Termodinâmica
Ciclo diesel
Exergia
Energia
Thermodynamics
Diesel cycle
Exergy
Energy
CNPq areas: Agroenergia
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura
Campun: Cascavel
Citation: POSSA, Débora Coraça. Análise energética e exergética de um motor de ignição por compressão operando com diesel e biodiesel. 2021. 69 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia na Agricultura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5356
Issue Date: 4-Mar-2021
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Energia na Agricultura (CVL)

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