Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5302
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaciel, Dionéia Edlyng-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8150576666273619por
dc.contributor.advisor1Dallago, Cleonilda Sabaini Thomazini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6498080811310461por
dc.contributor.referee1Dallago, Cleonilda Sbaini Thomazini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6498080811310461por
dc.contributor.referee2Lemos, Esther Luiza de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0956359447837749por
dc.contributor.referee3Witiuk, Ilda Lopes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0648273651501637por
dc.date.accessioned2021-04-16T17:43:51Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.citationMACIEL, Dionéia Edlyng. Serviço social na educação superior: reflexões sobre o trabalho do/a assistente social nas universidades estaduais do Paraná. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5302-
dc.description.resumoA presente dissertação se insere na linha de pesquisa os “Fundamentos do Serviço Social e do Trabalho do Assistente Social”, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (nível mestrado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus de Toledo-PR, e tem como objeto de estudo “o trabalho do/a assistente social nas universidades estaduais do Paraná”. Para esta investigação, foi essencial discutir sobre o papel atribuído à Educação na sociedade capitalista a fim de evidenciar que as expressões da “questão social” afetam direta e indiretamente o cotidiano de estudantes, docente e demais funcionários das universidades, originando demandas que necessitam da intervenção de profissões como o Serviço Social. O caminho percorrido apontou para o importante papel que a profissão assume em seu trabalho na educação superior, diante das várias questões vivenciadas pela classe que vive do trabalho. Para a construção da pesquisa recorreu-se: à pesquisa bibliográfica, tendo como fonte livros, artigos, legislações e páginas da internet, que tratam a respeito da política educacional e sobre a inserção do Serviço Social na educação superior; à pesquisa documental, tendo como fonte os editais de processos seletivos disponíveis nas páginas eletrônicas das universidades estaduais do Paraná; e à pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas com assistentes sociais e com pró-reitores/as de recursos humanos das universidades estaduais do Paraná, metodologia adotada a fim de buscar responder ao seguinte questionamento: considerando os desafios do rebatimento do capitalismo sobre a educação superior – as relações, contratações e condições de trabalho –, como essas determinações se expressam ao trabalho do/a Assistente Social nas universidades estaduais do Paraná? A pesquisa demonstra que, além dos desafios normativos, políticos e administrativos e das correlações de forças que perpassam a realidade das contratações de assistentes sociais na educação superior, o desafio também está em afirmar as universidades paranaenses como espaços sócio-ocupacionais e consolidar a identidade da profissão nessas instituições sob a perspectiva de defesa de uma educação emancipadora.por
dc.description.abstractThis dissertation is part of the research line “Fundamentals of Social Work and the Work of Social Worker”, from the Postgraduate Program in Social Work (master's level) at the State University of Western Paraná - Unioeste, campuses Toledo- PR, and has as object of study “the work of the social worker in the state universities of Paraná”. For this, it was essential to discuss about the role attributed to Education in capitalist society in order to show that the expressions of the “social issue” directly and indirectly affect the daily lives of students, teachers and other employees of university , originating demands that require the intervention of professions such as Social Work. The way taken pointed to the important role that the profession assumes in its work in higher education, in view of the various issues experienced by the class that lives from work. For the construction of the research, we used: bibliographic research, having as source books, articles, lawsand internet pages, which deal about the educational policy and the insertion of Social Work in higher education; documentary research was used, based on the selection notices available on the websites of parana state universities; and field research, carried out through interviews with social workers and human resources pro-deans from Paraná state universities, methodology adopted in order to seek to answer the following question: considering the challenges of the rebout of capitalism on higher education - the relationships, hiring and working conditions -, how these determinations are expressed in the work of the Social Worker in the state universities of Paraná? The research shows that, in addition to the normative, political and administrative challenges and the correlations of forces that permeate the reality of hiring social workers in higher education, the challenge is also to affirm Paraná's universities as socio-occupational spaces and to consolidate the identity of profession in these institutions from the perspective of defending an emancipatory education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2021-04-16T17:43:51Z No. of bitstreams: 1 Dioneia_Maciel_2020.pdf: 1850491 bytes, checksum: d3848412276515be2c70d015ada355b5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-16T17:43:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dioneia_Maciel_2020.pdf: 1850491 bytes, checksum: d3848412276515be2c70d015ada355b5 (MD5) Previous issue date: 2020-12-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPapel da educaçãopor
dc.subjectCapitalismopor
dc.subjectDemandas universitáriaspor
dc.subjectContratação de assistentes sociaispor
dc.subjectRole of education .eng
dc.subjectCapitalismeng
dc.subjectUniversity demandseng
dc.subjectHiring of social workerseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleServiço social na educação superior: reflexões sobre o trabalho do/a assistente social nas universidades estaduais do Paranápor
dc.title.alternativeSocial work in higher education: reflections on the work of the social worker in the state universities of Paranáeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dioneia_Maciel_2020.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.