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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5287
Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise da implementação do programa de Tutoria na Atenção Primária à Saúde em municípios do oeste do Paraná que receberam o Selo Prata
Other Titles: Analysis of the implementation of the Mentoring Program in Primary Health Care in municipalities in western Paraná that received the silver seal
Autor: Cavalli, Adriana Andrade dos Santos 
Primeiro orientador: Rizzotto, Maria Lucia Frizon
Primeiro membro da banca: Rizzotto, Maria Lucia Frizon
Segundo membro da banca: Carvalho, Manoela de
Terceiro membro da banca: Costa, Ana Maria
Resumo: A pesquisa tem como objeto o Programa de Tutoria na Atenção Primária à Saúde (PTAPS), que entrou para o cenário paranaense em 2014, como uma proposta de verificação da aplicabilidade e da incorporação dos conceitos de qualidade propostos pelo Programa de Qualificação da Atenção Primária em Saúde (APSUS). O PTAPS atuou visando a certificar as equipes participantes com selos de qualidade (bronze, prata, ouro e diamante), por meio da avaliação de processos. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem mista, tendo, como objetivo geral, analisar o processo de implementação do Programa Tutoria na APS em equipes da 10ª Regional de Saúde do Paraná, contemplados com o Selo Prata, na perspectiva de tutores e coordenadores de equipes. A amostra do estudo compreendeu tutores de equipes (n=5) e coordenadores das unidades de saúde que receberam o referido selo no âmbito da 10a Regional de Saúde do Paraná (n=8). Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário semiestruturado aos coordenadores e tutores, no período de janeiro a outubro de 2019. Os dados compreenderam informações sobre o perfil dos sujeitos da pesquisa, o processo de adesão, a implementação e as principais mudanças no processo de trabalho das esquipes, tendo, como parâmetro, os objetivos e metas do programa. Os resultados mostraram que tanto os coordenadores como os tutores, em sua maioria, são mulheres (88%); atuam nos respectivos serviços entre cinco e dez anos (62,5 %); 100% dos coordenadores são enfermeiros, já os tutores possuem formação em diferentes profissões da área da saúde. A adesão ao programa, em geral, não passou por processos de discussão nas equipes, gerando resistências iniciais e a visão de que traria sobrecarga de trabalho. Outro fator observado foi a baixa participação de gestores e da comunidade nas diferentes fases do programa. Embora com variações, tanto tutores como coordenadores das equipes valorizaram a experiência e reconheceram que houve mudanças na estrutura física, no processo de trabalho das equipes e no registro de dados, o que permitiu um maior conhecimento dos problemas da comunidade, particularmente dos portadores de doenças crônicas, possibilitando um melhor planejamento das ações locais. Conclui-se que políticas e programas como o PTAPS possuem um caráter indutivo e de educação permanente que mobiliza as equipes; no entanto, mudanças na gestão estadual e a frequente rotatividade dos profissionais levam a descontinuidades que colocam em risco os avanços observados.
Abstract: The research has as its object the Tutoring Program in Primary Care (PTAPS) that entered the Paraná scenario in 2014 as a proposal to verify the applicability and incorporation of the quality concepts proposed by the Primary Health Care Qualification Program (APSUS). The PTAPS worked to certify participating teams through quality seals (bronze, silver, gold and diamond), trough the evaluation of processes. This research is characterized as exploratory and descriptive, with a mixed approach, with the general objective: Analyze the implementation process of the Tutoring Program in PHC in teams of the 10th Regional Health of Paraná, awarded with the Silver Seal, from the perspective of tutors and team coordinators. The study sample comprised team tutors (n=5) and coordinators of the health units that received this seal under the 10th Regional Health of Paraná (n=8). Data were obtained through the application of a semi-structured questionnaire to the coordinators and tutors, from January to October 2019. The data comprised information about the profile of the research subjects, the process of implementation and main changes in the work process of the skis, having as parameter the objectives and goals of the program. The results showed that both coordinators and tutors are mostly women (88%); work in the services between five and ten years (62,5%); 100% of the coordinators are nurses, tutors are trained in different health professions. The program’s support, in general, did not go through discussion processes in the teams, generating initial resistance and the view that it would bring work overload. Another factor observed was the low participation of managers, the community different phases of the programmer. Although with variations, both tutors and team coordinators, they valued the experience and recognized that there were changes in the physical structure, in the work process of the teams and in the data recording, which allowed a better understanding of the community’s problems, particularly those with chronic diseases, enabling better planning of local actions. It is concluded that policies and programs such as PTAPS, have an inductive and permanent education character that mobilizes teams, however, changes in state management and the frequent turnover of professionals lead to discontinuities that put the observed advances at risk.
Keywords: Política pública
Tutoria
Avaliação em saúde
Atenção Primária à Saúde
Public Policy
Mentoring
Health Evaluation
Primary Health Care
CNPq areas: Biologia, Políticas de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde
Campun: Cascavel
Citation: CAVALLI, Adriana Andrade dos Santos. Análise da implementação do programa de Tutoria na Atenção Primária à Saúde em municípios do oeste do Paraná que receberam o Selo Prata. 2020. 177 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5287
Issue Date: 5-Mar-2020
Appears in Collections:Mestrado em Biociências e Saúde (CVL)

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