Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4882
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPitilin, Giovani Richard-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9767912560248444por
dc.contributor.advisor1Rocha Jr., Weimar Freire da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0684318770321413por
dc.contributor.advisor-co1Savaris, Gustavo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8016883581345169por
dc.contributor.referee1Rocha Jr., Weimar Freire da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0684318770321413por
dc.contributor.referee2Bressiani, Lucia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1815192454795128por
dc.contributor.referee3Cima, Elisabeth Giron-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425282643235095por
dc.contributor.referee4Oliveira, Homero Fernandes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0686974660337957por
dc.contributor.referee5Opazo, Miguel Angel Uribe-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4179444121729414por
dc.date.accessioned2020-08-25T18:26:14Z-
dc.date.issued2020-05-05-
dc.identifier.citationPITILIN, Giovani Richard. Aplicação de metodologia de avaliação da trafegabilidade das estradas rurais na microrregião de Toledo - PR. 2020. 189 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4882-
dc.description.resumoCom a evolução da sociedade, muitas vezes o desenvolvimento esbarra nos gargalos de infraestrutura logística. Neste cenário observa-se a grande relevância das estradas rurais no desenvolvimento regional, uma vez que o escoamento da produção agropecuária e o recebimento de insumos para as atividades agropecuária passam inicialmente por estas vias, bem como proporcionam a mobilidade de pessoas e serviços que se deslocam entre as áreas rurais e urbanas e vice-versa. No entanto, grande parte do sistema rodoviário rural não atende as condições mínimas de trafegabilidade, que implicam em perdas expressivas de produção e competitividade dos produtos agropecuários brasileiros. Deste modo, o problema de pesquisa que este trabalho pretende responder é: Como avaliar trafegabilidade das estradas rurais de forma rápida, simplificada e com menor subjetividade? Tendo como objetivo a aplicação de uma metodologia de análise da trafegabilidade das estradas rurais que contribua para o desenvolvimento regional, identificou-se que as principais manifestações patológicas que afetam a qualidade das estradas da região são a inexistência de sistemas de drenagem e o não abaulamento do leito da estrada (seção transversal), inexistência de cascalho como superfície de rolamento, ou existência de agregados soltos, buracos, trilhas de rodas, corrugações e poeira. Avaliou-se 320,2km de estradas no município de Toledo/PR. Os trechos onde foram mensurados a qualidade das estradas rurais se mostram, em sua maioria (48,9%) como tendo qualidade Excelente e Boa (41,1%). Para o município de Ouro Verde do Oeste/PR foram avaliados 186,9km de estradas, e este apresentou em sua maioria, qualificação como Bom (33%) e Regular (40%) dos segmentos de estradas avaliados. Posteriormente, realizou-se a espacialização dos dados obtidos contribundo para visualização da concentração dos segmentos de pior qualidade, podendo servir como ferramenta de apoio a gestão pública e privada, aprimorando o planejamento sobre a mesma, uma vez que possa programar manutenções regulares aumentando a vida útil destas estruturas.por
dc.description.abstractAs society evolves, development often runs into the bottlenecks in logistics infrastructure. In this scenario, it is observed the great relevance of rural roads in regional development, since the agricultural production flow and the receipt of inputs for the development of agricultural activities initially go through these routes, as well as providing the mobility of people and services that move between rural and urban areas and vice-versa. However, much of the rural road system does not meet the minimum traffic conditions, which imply significant losses in production and competitiveness of Brazilian agricultural products. Thus, the research problem that this paper intends to answer is: How to assess the trafficability of non-paved roads in a quick, simplified and less subjective way? The main objective is applying a methodology for analyzing the trafficability of rural roads that contributes to regional development. The main pathological manifestations affecting the quality of roads in the region were identified as the absence of drainage systems and the non-bulging of the roadbed (cross section), the absence of gravel as a rolling surface, or the existence of loose aggregates, potholes, wheel tracks, corrugations and dust. We evaluated 320.2km of roads in the municipality of Toledo / PR. The stretches where the quality of the rural roads were measured are mostly (48.9%) as Excellent and Good (41.1%). For the municipality of Ouro Verde do Oeste / PR, 186.9km of roads were evaluated, and most of them were rated Good (33%) and Regular (40%) of the evaluated road segments. Subsequently, the data obtained was spatialized so that they contribute to the visualization of the concentration of the worst quality segments, and can serve as a support tool for public and private management, improving the planning of it, since it can schedule regular maintenance and increasing the life of these structures.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2020-08-25T18:26:14Z No. of bitstreams: 1 Giovani_Pitilin_2020.pdf: 30894885 bytes, checksum: e05437e8c4b389efe84591e66c10bab5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-25T18:26:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Giovani_Pitilin_2020.pdf: 30894885 bytes, checksum: e05437e8c4b389efe84591e66c10bab5 (MD5) Previous issue date: 2020-05-05eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegóciopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEstradas ruraispor
dc.subjectMetodologia de avaliaçãopor
dc.subjectMicrorregião de Toledopor
dc.subjectDesenvolvimento regionalpor
dc.subjectRural roadseng
dc.subjectEvaluation methodologyeng
dc.subjectMicro-region of Toledoeng
dc.subjectRegional developmenteng
dc.subject.cnpqCRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICOpor
dc.titleAplicação de metodologia de avaliação da trafegabilidade das estradas rurais na microrregião de Toledo - PRpor
dc.title.alternativeApplication of trafficability assessment methodology of rural roads in the micro-region of Toledo - PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Giovani_Pitilin_2020.pdf3.79 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.