Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4777
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSehn, Lieges Caroline-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2767444011029742por
dc.contributor.advisor1Soutes , Dione Olesczuk-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2914466788894596por
dc.contributor.referee1Soutes , Dione Olesczuk-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2914466788894596por
dc.contributor.referee2Toigo, Leandro Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3973674128626084por
dc.contributor.referee3Guerreiro, Reinaldo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802068778750901por
dc.date.accessioned2020-03-25T21:03:46Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationSEHN, Lieges Caroline. O Efeito da Aprendizagem sobre a Ocorrência de Vieses Cognitivos na Tomada de Decisão sob Incerteza. 2019. 141 f. Dissertação( Mestrado em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4777-
dc.description.resumoTendo em conta que no exercício do processo decisório existem muitas informações a serem consideradas, e ainda, que aspectos comportamentais dos decisores podem influenciar sobremaneira no desempenho da gestão das organizações, este estudo teve por objetivo avaliar o impacto da aprendizagem por meio de cursos de capacitação na área de gestão na minimização da ocorrência de vieses sistemáticos originados dos princípios heurísticos comuns na tomada de decisão em situações de incerteza. Para tanto, a amostra é composta por participantes do curso de capacitação Bom Negócio Paraná, ofertado pelo núcleo de responsabilidade da Unioeste e por alunos de graduação iniciantes e concluintes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Unioeste. A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas. Para análise dos dados, utilizou-se, inicialmente, o teste Qui-quadrado a fim de testar a significância de mudanças proporcionadas pelos cursos de capacitação. Após, foi aplicada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para testar a influência da aprendizagem na ocorrência de decisões viesadas, emanadas das heurísticas da disponibilidade, representatividade e confirmação. A MEE também foi utilizada para verificar se existe efeito mediador significativo do sistema cognitivo de processamento de informações e tipo de curso realizado na relação entre aprendizagem e ocorrência dos vieses cognitivos. Os resultados apontaram que o processo de aprendizagem realizado, seja por meio do curso de graduação ou pela capacitação proporcionada pelo Bom Negócio Paraná exerce influência significativa apenas nas decisões viesadas que são originadas da heurística da disponibilidade, sendo que as heurísticas da representatividade e confirmação não sofrem o mesmo efeito. Dessa maneira, não se pode afirmar que a aprendizagem na área de gestão diminui o número de decisões viesadas tomadas com suporte nas heurísticas inerentes ao processo decisório, de uma maneira ampla. Ademais, a utilização do sistema racional de processamento de informações, embora afete significativamente na diminuição da heurística da confirmação, não tem efeito mediador significativo no relacionamento entre aprendizagem e número de decisões viesadas, contrariando o pressuposto do estudo.por
dc.description.abstractWhereas that in the practice of the decision-making process there is much information to be considered, besides that, what behavioral aspects of decision makers can greatly influence the performance of the management of organizations, this study aimed to evaluate the impact of learning through training courses in the management area in minimizing the occurrence of systematic biases originating from the common heuristic principles in decision making in situations of uncertainty. For this, the sample is formed by participants of the training course Bom Negócio Paraná, offered by the responsibility center of Unioeste and by undergraduate students who are starting and completing the Accounting and Administration courses at Unioeste. Data collection occurred through the application of a structured questionnaire with open and closed questions. For the analysis of the data, initially, the chi-square test were used to test the significance of the changes caused by the training courses. Afterwards, the Structural Equation Modeling (SEM) technique was applied to test the influence of learning on the occurrence of biased decisions, arising from the heuristics da availability, representativeness and confirmation. The SEM was also used to verify whether there is a significant mediating effect of the information processing system and type of course taken in the relationship between learning and the occurrence of cognitive biases. The results showed that the learning process carried out, either through the undergraduate course or through the training by Bom Negócio Paraná, exerts a significant influence only in the decrease in biased decisions that originate from the availability heuristic, therefore, for the representativeness and confirmation heuristics do not have the same effect. Thus, it cannot be said that learning in the management area reduces the number of biased decisions taken based on the heuristics inherent to the decision-making process, moreover, the use of the rational information processing system, although it led to a decrease in the confirmation heuristic, it has no significant effect on the relationship between learning and the number of biased decisions, contrary to the study's assumption.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-03-25T21:03:46Z No. of bitstreams: 2 Lieges Caroline Sehn.pdf: 1729177 bytes, checksum: 02c4248442e7927d0412f3ba42e53711 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-25T21:03:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Lieges Caroline Sehn.pdf: 1729177 bytes, checksum: 02c4248442e7927d0412f3ba42e53711 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Contabilidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectSistema de Processamento de Informaçõespor
dc.subjectVieses Cognitivos; Tomada de Decisãopor
dc.subjectHeurísticaspor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectInformation Processing Systemeng
dc.subjectCognitive Biaseseng
dc.subjectDecision Makingeng
dc.subjectHeuristicseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleO Efeito da Aprendizagem sobre a Ocorrência de Vieses Cognitivos na Tomada de Decisão sob Incertezapor
dc.title.alternativeThe effect of learning on the occurrence of cognitive biases in decision making under uncertainteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lieges Caroline Sehn.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons