Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4734
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCrestani, Aline MIchelli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6061285968840148por
dc.contributor.advisor1Wadi, Yonissa Marmitt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8470729900371454por
dc.contributor.referee1Wadi, Yonissa Marmitt-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8470729900371454por
dc.contributor.referee2Oliveira, Glaucia da Silva Destro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037638512720035por
dc.contributor.referee3Conradi, Carla Cristina Nacke-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6618784394051507por
dc.contributor.referee4Soares, Alexandre Sebastião Ferrari-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323106437650213por
dc.date.accessioned2020-02-28T16:57:01Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.citationCRESTANI, Aline MIchelli. Eu sou uma pessoa normal, entendeu: gênero, corpos e subjetividades na pornografia.. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4734-
dc.description.resumoDiscutir a pornografia é tocar no interdito, e, embora esteja presente nas mais distintas épocas e sociedades, os limites e representações que a definem vêm sofrendo transformações ao longo da História; a pornografia é, portanto, um fenômeno social. Através dessa pesquisa, procuro então compreender a construção da carreira de uma atriz de cinema pornográfico no Brasil, analisando a constituição dos múltiplos sujeitos que emergem em suas narrativas. Utilizando como ferramenta metodológica a História Oral, realizei, para o desenvolvimento dessa pesquisa, cinco entrevistas com mulheres que se reconhecem e apresentam-se como atrizes pornô. Além disso, analisei materiais por elas publicados em suas redes sociais (Instagram e Twitter), pois entendo esses materiais como escritas de si, cuidadosamente compostos e através dos quais se constroem narrativas autobiográficas. A partir de uma perspectiva foucaultina, na qual os sujeitos se constituem no discurso, no centro das relações de poder, bastam as palavras ditas; assim, nessa perspectiva, concentrei minha leitura e análise de tais narrativas. Ao cruzar suas histórias, pude então compreender o significado que a profissão imputa à construção de suas identidades, considerando as questões que envolvem discussões sobre gênero e sexualidades, para, assim, desconstruir mitos e julgamentos sociais.por
dc.description.abstractDiscussing pornography is touching the interdict, and even though it is present in most different times and societies, the limits and representations that define it have undergone transformations throughout history; pornography is, therefore, a social phenomenon. Through this research, I attempt to understand the construction of the career of pornographic film actresses in Brazil, analyzing the constitution of the multiple subjects that emerge in their narratives. Making use of Oral History as a methodological tool, for the development of this research, I carried out five interviews with women who recognize and present themselves as porn actresses. In addition, I analyzed materials published by them on their social networks (Instagram and Twitter), given the fact that I understand these materials as self-writings, carefully composed and through which autobiographical narratives are constructed. From a Foucauldian perspective, through which subjects constitute themselves through their discourse at the center of power relations, spoken words are enough; thus, in this perspective, I concentrated my readings and analyses of such narratives. By overlapping their stories, I was able to understand the meaning that the profession inputs to the construction of their identities, considering the issues involving discussions about gender and sexuality, and thus, to deconstruct myths and social judgment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2020-02-28T16:57:01Z No. of bitstreams: 1 Aline_Crestani_2019.pdf: 1075861 bytes, checksum: e14fa58a1eeb855906e484c49ed90bcb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-28T16:57:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aline_Crestani_2019.pdf: 1075861 bytes, checksum: e14fa58a1eeb855906e484c49ed90bcb (MD5) Previous issue date: 2019-09-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPornografiapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSubjetividadespor
dc.subjectAtriz pornôpor
dc.subjectPornographyeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectSubjectivitiespor
dc.subjectPorn actresspor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.titleEu sou uma pessoa normal, entendeu: gênero, corpos e subjetividades na pornografia.por
dc.title.alternativeI’m a regular person, you know: genre, bodies and subjetivities in pornography.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline_Crestani_2019.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.