Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4553
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPerin, Natália Guzella-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4666751710471342por
dc.contributor.advisor1Piacenti, Carlos Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0011350452603974por
dc.contributor.referee1Piacenti, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0011350452603974por
dc.contributor.referee2Rocha Jr., Weimar Freire da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0684318770321413por
dc.contributor.referee3Bidarra, Zelimar Soares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9813725752507728por
dc.contributor.referee4Savaris, Gustavo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8016883581345169por
dc.date.accessioned2019-11-27T20:18:27Z-
dc.date.issued2019-06-05-
dc.identifier.citationPERIN, Natália Guzella. Avaliação dos efeitos sociais da pavimentação asfáltica nas vias rurais de Toledo-PR. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4553-
dc.description.resumoAvaliar uma política pública envolve algumas questões primordiais: entender como ela foi desenhada, o contexto em que se desenvolveu, como foi financiada, quais programas foram criados, etc. Mas, antes disso, se faz necessário um embasamento teórico, para compreender como as políticas públicas surgiram e evoluíram ao longo do tempo, tanto no mundo quanto no Brasil. Ao emergir no universo das políticas públicas, o pesquisador se depara com etapas, nas quais a avaliação é a fase final de implementação. No objeto de pesquisa apresentado, a política pública de pavimentação asfáltica de vias rurais, pelo Programa de Desenvolvimento Ambiental Sustentável de Toledo, revelou uma lacuna avaliativa, que motivou este trabalho, pois acreditou-se que uma avaliação de impacto se fazia essencial para a tomada de decisões da administração municipal. Observou-se que, com o passar dos anos de implantação do programa - 2012 a 2017 - a questão da pavimentação asfáltica das vias rurais tomou proporções de relevância regional e nacional, destacando-se principalmente no apelo à qualidade de vida da população beneficiada e em termos de benefícios econômicos, e muito pouco pela própria questão ambiental, princípio pelo qual se desenhou o programa. Dessa forma, o que esta pesquisa se propôs a estudar: os efeitos sociais colaterais (não intencionais) que o asfalto trouxe para a população beneficiada, em termos de qualidade de vida. A maneira encontrada para realizar essa análise foi por meio de uma metodologia denominada Modelo de Análise de Satisfação, executada em questionários aplicados na população rural beneficiada pelo programa em questão. Os resultados obtidos foram em torno do perfil da população e com relação ao grau de satisfação alusivo a aspectos de acesso a serviços públicos, saúde, educação, lazer e segurança. Apesar da média do grau de satisfação antes e depois da implementação do programa ter aumentado, os entrevistados persistiram dentro da faixa de indecisão sobre os efeitos da política pública. A respeito do programa propriamente dito, houve uma expressiva demonstração de desconhecimento, ligada não somente ao nome, mas também aos objetivos ambientais. E, por fim, no tocante ao grau de satisfação dos beneficiários na elaboração e implementação do programa, o resultado médio obtido foi de satisfação, estando as principais reclamações relativas à manutenção das pavimentações asfálticas. Como conclusão, afirma-se que o caminho a seguir na manutenção da política pública está conectado com a gestão. Sugestões foram feitas nesse sentido, buscando contribuir com melhorias significativas no desenho da política e que trarão, por consequência, expressivas mudanças na qualidade de vida da população rural.por
dc.description.abstractEvaluating a public policy involves some key issues: understanding how it was designed, the context in which it was developed, how it was financed, what programs were created, etc. But before that, a theoretical basis is needed to understand how public policies have emerged and evolved over time, both in the world and in Brazil. When emerging in the universe of public policies, the researcher is faced with stages, whose evaluation is the final phase of implementation. In the object of research presented, the public policy of asphalt paving of rural roads, by the Program of Sustainable Environmental Development of Toledo, revealed an evaluative gap that motivated this research, since it was believed that an impact assessment was essential for decision-making by the municipal administration. It was observed that, over the years of implementation of the program - 2012 to 2017- the question of asphalt paving of rural roads has taken on regional and national importance, especially in terms of economic benefits and the quality of life of the beneficiary population, and very little for the environmental issue itself, the principle by which the program was designed. Thus, what this research proposes to study: the collateral social effects (unintentional) that the asphalt brought to the beneficiary population, in terms of quality of life. The method used to carry out this analysis was through a methodology called Satisfaction Analysis Model, executed in questionnaires applied to the rural population benefited by this program. The results were based on the population’s profile and on the rate of satisfaction related to aspects of access to public services, health, education, leisure and security. Although the average satisfaction level before and after the implementation of the program increased, the interviewees persisted within the range of indecision on the effects of public policy. Regarding the program itself, there was a significant demonstration of ignorance, related not only to the name but also to environmental objectives. And finally, regarding the rate of satisfaction of the beneficiaries in the preparation and implementation of the program, the average result was satisfaction, with the main complaints regarding the maintenance of asphalt pavements. As a conclusion, it is stated that the way forward in maintaining public policy is connected with management. Suggestions have been made in this direction, seeking, in the best way, to contribute with significant improvements in the policy design and that will, consequently, bring significant changes in the quality of life of the rural population.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2019-11-27T20:18:27Z No. of bitstreams: 1 Natalia_Perin_2019.pdf: 2577562 bytes, checksum: 97ec499f7cff467279d80b2bcf65093c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-27T20:18:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Natalia_Perin_2019.pdf: 2577562 bytes, checksum: 97ec499f7cff467279d80b2bcf65093c (MD5) Previous issue date: 2019-06-05eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegóciopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPolítica públicapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectAsfaltamento ruralpor
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectRural asphaltingeng
dc.subject.cnpqCRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICOpor
dc.titleAvaliação dos efeitos sociais da pavimentação asfáltica nas vias rurais de Toledo-PRpor
dc.title.alternativeEvaluation of the social effects of asphalt paving in the rural roads of Toledo-PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natalia_Perin_2019.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.